Atenção passageiros, todos ao embarque. A Baroneza já vai partir, levando alegria, história, diversão em um saguão inspirado nas estações de trem e na locomotiva a vapor. A primeira parada é na Rua Conselheiro Carrão, esquina com a Rua Sete de Abril, no bairro Juvevê, em Curitiba.
Fundado em 2009, o Bar Baroneza é daqueles pontos que faz a memória recordar dos bons momentos de criança ao brincar com um trem, o antigo Ferrorama da Estrela. O local é decorado com elementos que faz referência a trens e estações ferroviárias, um grande relógio na entrada com números romanos, grades no caixa como uma antiga bilheteria e arandelas para reproduzir a iluminação de uma locomotiva.
Sem contar o lindo balcão de madeira que faz o cotovelo e o copo do cliente ficar seguro por horas, sem o tradicional balanço. Ao olhar os cantos, quadros comprovam a história do Brasil ferrovia com a Maria Fumaça e dormentes das vias que suportam as pesadas cargas transmitidas pelos trilhos.
Atualmente, o Baroneza é comandado por três pessoas – o Fábio Eker, Cláudio Marques e o Neto Freitas, esses dois eram garçons do bar. “As pessoas ficam surpresas a cada olhar. O nosso caixa é um guichê, o relógio é muito tradicional com números romanos, os quadros tem as imagens dos maquinários, tudo bem rústico. O bar reforça a memória do trem, bate forte o lado emocional na sociedade”, disse Cláudio, que está acostumado a ouvir o apito do trem que passa há quatro quadras do Baroneza.
+Caçador de Boteco! Bar do amor em Curitiba tem campeão das pistas no balcão
Inspiração na Baroneza
A Baroneza é a única locomotiva a vapor transformada em monumento cultural, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Circulou pela primeira vez em 30 de abril de 1854, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro Petrópolis, fundada por Irineu Evangelista de Souza, o Visconde e Barão de Mauá, patrono dos Transportes.
Atualmente se encontra no Museu Ferroviário do Engenho de Dentro, localizado no Rio de Janeiro. Por seu importante papel como pioneira no campo ferroviário, a Baroneza se transformou em um pedaço da história.
Com todo esse charme, o bar que completou 15 anos no dia 7 de abril, atrai os ferro-fãs, os especialistas em trens. Além da buzina e do barulho que chamam a atenção, esse grupo dedica tempo para aprender a história, construção e engenharia.
“Eles sempre aparecem, e nossa vida nem sempre é essa tranquilidade de um trem. Acredito que essa temática ajudou a desenvolver uma maior relação com os clientes, chamando pelo nome e tendo uma boa prosa. O bar é isso, não tem segredo, importante é manter aberto para todos, encontrando amigos e reunindo pessoas. Estamos satisfeitos”, avisou Cláudio.
+Conhece esse bar? Bar de Curitiba tem roda de samba na ladeira Zeca Pagodinho
Cardápio generoso e boa viagem!
No cardápio do Bar Baroneza, os petiscos preferidos dos fiéis clientes são o bolinho de costela, carne de onça e a costelinha Maria Fumaça com molho barbecue. Além disso, o ambiente é de pura risada com a turma do dia a dia que tira onda de tudo, inclusive dos donos que curtem a resenha.
É um bar extremamente aconchegante com quatro espaços, sendo um externo, um principal em volta do balcão, outro mais reservado e ainda mesas no segundo andar.
“Aqui é a minha casa, foi uma escolha que não dá para voltar. Conheço os vizinhos, os síndicos, as famílias. Servimos gerações, amigos que viajaram para fora do país e voltaram, é uma grande satisfação. Gosto de estar no salão e no meio do povo. O Baroneza vai seguir por um bom tempo nos trilhos”, completou Cláudio Marques.
+Caçador de Boteco! Da moda de viola ao rock, Clássico Bar vira referência em Curitiba perto de parque famoso
Bar Baroneza
Endereço: Rua Conselheiro Carrão (esquina com a Rua Sete de Abril), nº279, Juvevê, Curitiba
Horário de funcionamento: Segunda a quinta das 14h30 à 22h30; Sexta-feira e Sábado das 14h30 às 23 horas. Almoço: Segunda a sexta-feira das 11h30 às 14h30 (buffet/quilo) e aos sábados das 11:30 às 16h (buffet de feijoada/por pessoa).
Instagram: barbaroneza
Quer sugerir lugares?
Quer sugerir um bar? Acesse o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!