Tradicional bar Silzeu´s completa 60 anos de história e sucesso em Curitiba

Com 60 anos de tradição e na terceira geração do balcão, um bar é reduto de histórias que se tornaram lendas na cultura botequeira de Curitiba. O Silzeu´s, lugar que virou casa para muitos jovens nas últimas décadas com um clima convidativo a curtição, boa música e ótimas lembranças saiu do bairro Vista Alegre para Santa Felicidade levando a essência de servir com excelência.

O início dessa trajetória de sucesso começou em 1964. Desafiando o machismo, Sirty Alves Santos decidiu ao lado do esposo Orlando, abrir uma espécie de secos e molhados, a Mercearia Iguaçu, na Rua André Zanetti, no Vista Alegre. Vendia-se desde prego, serrote, quirera, sementes e bebidas. Os mais chegados tinham acesso a uma combinação servida pela dona: pão com omelete e pinga. O sanduíche era conhecido como Iguaçu e virou sensação.

No fim da década de 1980, o ponto passou para as mãos do filho, Silzeu Santos, e continuou funcionando por um período como lanchonete/bar, já com o nome Silzeu’s na Rua Arthur Leining,730. Com a grana sendo superior nas vendas de bebidas e petiscos, a família começou a dar mais atenção ao bar. Universitários, jornalistas, radialistas e funcionários das emissoras de televisão e rádios que trabalhavam por perto eram frequentadores assíduos. Luiz Carlos Alborghetti e Ratinho iam com frequência ao Silzeu’s comer o pepino azedo na folha de parreira ou o bolinho de carne, receita da família usada até hoje.

+Caçador de botecos! Bar fundado em empresa de Curitiba tem nome curioso e é sucesso em bairro nobre

Com o falecimento de Silzeu Santos, em 2009, quem assumiu a casa foi o filho, Silzeu José Santos, neto de dona Sirty. Com o sangue botequeiro na veia, e quando pequeno tinha a tarefa de embrulhar o jornal Gazeta do Povo aos domingos, o então menino manteve o caminho da família. “Ali era boteco raiz mesmo. Chegou uma época que tinha gente esperando para abrir à porta as 14h. Tenho saudades, o trato com o cliente era outro, e eu tinha o contato com o pai e vô”, relembra Silzeu que também contou com o auxílio dos irmãos Viviane e Alexandre durante anos.

Leia + Caçador de Boteco: Com pai e filho no balcão, Bar do Cardoso ganha fama de Rei do Torresmo em Curitiba

Bronca histórica e mudança de bairro

O ambiente no Silzeu´s na Vista Alegre era de pura alegria. Risadas e tiração de onda dominavam o espaço que só perdia no barulho em dias de bandas. O Ivo do Blindagem tocava todas as terças e domingos, contando boas histórias para a clientela.

Certa vez, Curitiba teve uma edição de um festival de Jazz. O evento atraiu nomes conhecidos mundialmente e contou com músicos de New Orleans, cidade americana, berço desse estilo musical. Silzeu Santos foi ao Moinho São Roque entregar panfletos para os fãs informando que o bar estaria aberto após as apresentações. Essa divulgação provocou a maior bronca, o boteco ficou aberto durante a madrugada e parte da manhã.

“Lembro que fiz a panfletagem na frente e voltei para o bar. Na madrugada, um amigo apareceu com dois músicos que eram de uma banda de New Orleans. Eles entraram com os instrumentos e ficaram tomando Velho Barreiro e tocando para poucas pessoas. Meu avô chegou no bar as 8h e deu a maior bronca, pois o bar seguia aberto”, relembrou o neto.

Em 2011, o dono do imóvel na Vista Alegre pediu o local. A partir disso, o Silzeu´s seguiu para Santa Felicidade, o bairro mais gastronômico da capital. A alteração de local mudou o perfil da clientela, priorizando famílias com crianças e um ambiente mais calmo. “Com o tempo foi vindo mais família, a turma do futebol e transformou o ambiente. Modernizei com o espaço kids, fliperama, mas mantenho os petiscos de bar, cerveja gelada e animação”, reforçou Silzeu.

No Silzeu´s Santa Felicidade, o ambiente é decorado com mais de 300 camisas de times de futebol e monitores exibindo as partidas. Além disso, prateleiras com bebidas, engradados de cerveja e a essência de boteco relembram o antigo espaço na Vista Alegre.

+Bar tradicional de Curitiba! Com quase 70 anos no mesmo bairro, Zezito´s tem terceira geração de boteco

Para comemorar os 60 anos de bar, foram produzidos sete estilos de cachaça que podem ser apreciados no Silzeu´s. “Foi uma grande união para darmos esse presente para os clientes. As filhas ajudaram no processo e deu super certo. Esses 60 anos é uma realização, sou apaixonado pelo que faço. O tempo para meus filhos é curto, faço por eles. Digo que cuidar de bar é escravidão, mas é espetacular esse mundo. Sou uma pessoa realizada por levar o nome da família na história da noite de Curitiba”, completou Silzeu Santos, filho da Maria Elisabete e do eterno Silzeu.

Serviço: Silzeu´s

Endereço: Rua Via Veneto, 500 – Santa Felicidade

Funcionamento: Segunda a sexta das 17h até 00h00

Sábado e Domingo das 11h30 até 00h00

Instagram: silzeus_bar

Quer sugerir lugares?

Acesse o Instagram do Caçador de Botecos e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!

Voltar ao topo