Um verdadeiro ponto de encontro de gerações e histórias de boteco. Mercearia das Famílias ou Bar do Luís, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, completou 41 anos de tradição no mesmo endereço, mantendo a essência da década de 1980. Balcão de tijolo, placa da Fanta, fotos antigas e um dono apaixonado pelo trabalho. No dia da nossa visita à Mercearia das Famílias. um cliente famoso contou boas histórias no balcão.

continua após a publicidade

Luís Tramontin, 67 anos, pai da Letícia, é o comandante da Mercearia das Famílias. Ao lado dos sobrinhos Fernando, Nick e Guga, o quarteto segue o legado de manter o comércio que foi um dos pioneiros do bairro, na Rua Joaquim Amaral.

Natural de Siderópolis, em Santa Catarina, distante 204 km da capital Florianópolis, Luís trabalhava com os pais em um sítio na plantação de milho, arroz e cana-de-açúcar. Aos 13 anos, veio visitar Curitiba ao lado da irmã Lídia e aproveitou a estadia para ficar mais tempo com o irmão João Tramontin, dono de um bar no bairro Capão da Imbuia.

“Eu adorei, o bar é menos trabalhoso que a enxada do sítio. Acabei ficando na casa do meu irmão e fui estudar. Nesse meio tempo, comecei a pegar gosto pelo serviço no boteco. Ali foi um treino do que viria para o futuro”, disse Luís, filho do Flavio e Jurema, e caçula dos outros 11 irmãos.

continua após a publicidade

Com a experiência junto do irmão João, Luís decidiu abrir um bar também no Capão da Imbuia. O negócio estava rendendo e a clientela feliz com o novo comércio. No entanto, o dono do imóvel decidiu acabar com a locação. “Não foi um momento fácil, achei um anúncio da Gazeta do Povo falando do ponto Mercearia das Famílias, no Jardim das Américas. Vim conhecer e acertei. Não mudei o nome, era uma espécie de Secos & Molhados do bairro em que se vendia tudo. Não tinha grandes mercados por aqui em 1983”, relembrou Luís.

+Caçador de Boteco! Bar em Curitiba, perto do tradicional Parque Barigui, vira ponto de festa

Placa da Fanta e participação da família

continua após a publicidade

Ao assumir o bar, localizado na esquina da Joaquim Amaral com a Cônego Januário Cunha Barbosa, Luís manteve o espaço raiz com prateleiras de madeira, balança no balcão verde e uma linda placa da Fanta Laranja escrita em branco MERCEARIA DAS FAMÍLIAS.

Um dos frequentadores da época foi Alcindo Moreira Gabardo. Morou 50 anos no Jardim das Américas, um apaixonado pelo bairro e pelo bar. O carinho é tão grande que atualmente trabalha na Mercearia como garçom. “Tenho saudades do bar pequeno e dos amigos, mas agora temos outras gerações. Comecei a frequentar em 1988, e há alguns meses, vim fazer uma visita e fui convidado para ajudar no bar. Hoje estou aqui novamente, e sou muito feliz”, orgulha-se o sorridente Alcindo.

Com o passar do tempo e seguindo os conceitos que a família unida pode estar junta nos negócios, o local foi se modernizando, mas longe do estilo “goumertizado”.  O atual balcão é ponto de segurança dos clientes que querem comer um queijo colonial com uma linguicinha em prato de alumínio, estufa com bolinho de carne, molhos e uma grande pote de espeto de ovo de codorna.

“É o lugar que gosto de ficar, fico proseando com os amigos e ajudo nos pedidos. É meu dia-a-dia”, confidenciou Luís. No dia da visita da reportagem ao bar, o ex-atacante Saulo, o Tigre da Vila, estava por lá e tomou conta do balcão com boas histórias da bola.  

+Caçador de botecos! Bar do Tartaruga completa 50 anos em esquina de bairro de Curitiba

Quintal de casa

Com a trajetória de ter mais de 40 anos de comerciante, o carinho e o afeto dos mais próximos, o Bar do Luís ganhou a fama na região de ser o local de todos, uma espécie de quintal de casa. De quinta à sábado tem música ao vivo com petiscos e cerveja estupidamente gelada.

“O astral é diferente, os clientes acabaram abraçando a ideia do bar. São amigos, a gente conhece quase todos, é um quintal de casa aberto. O tio ensinou muita coisa, entre elas, o comprometimento. Ele mesmo quando o bar está fechado, entra para limpar e cuidar. É a nossa referência”, valorizou o sobrinho Fernando que ao lado dos irmãos Nick e Guga, assumiram a participação da Mercearia das Famílias em 2014.

A receita do sucesso é semelhante ao do bolinho de carne do Bar do Luís, bons ingredientes e a união de mãos amigas em servir o próximo. “Eu fui acolhido no Jardim das Américas, antes ocupado por trabalhadores da Electrolux. Aqui é praticamente tudo da minha vida”, completou o caçula dos irmãos Tramontin.

+Conhece esse bar? Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos

Mercearia das Famílias – Bar do Luís

Endereço: Rua Joaquim Amaral, 640 – Jardim das América.

Funcionamento: de terça à sexta das 17h às 00h00

Sábado:11h às 21horas (feijoada no almoço e música ao vivo)

Instagram: bardoluiisoficial

Quer sugerir lugares?

Faça igual a Suelen Malinowsky e o Diogo Souza que sugeriram o Bar do Luís no Instagram do Caçador de Boteco. Quero agradecer também o Jean Lebois, seguidor nas redes sociais, tivemos um bom papo lá na Mercearia. Um forte abraço!