Diferente, ousado e acima da média. O Bar do Bigode, na movimentada Rua Itupava, tem o carimbo de bar raiz com todos os ingredientes que o botequeiro valoriza e adora, tudo isso sem perder a essência e a alma. Em Curitiba, localizado no bairro Hugo Lange, o Bigode chegou para comprovar que estilo e elegância não fazem mal a ninguém.
Ao entrar na pequena porta do Bar do Bigode, que fica de frente para a Itupava, percebe-se visualmente um cenário de boteco de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro. Compotas grandes de amendoim, rollmops e espetinho de ovo de codorna engrandecem o ambiente que tem cheiro de bar. Ao olhar para cima, as surpresas aumentam dando a certeza que nos próximos minutos serão especiais. Letreiro antigo daqueles de plástico, cabeça de búfalo, camisas de times de futebol e grafitagem dedicada ao lúpulo, a planta utilizada na fabricação da cerveja.
A ideia do desenvolvimento do Bar do Bigode surgiu em conversas informais da dupla Jeferson Cardoso e Diego Pestana. Formados em Tecnologia Mecânica, finalizaram o curso com um projeto em que a palavra bigode virou motivo de bronca, e que hoje, é motivo de orgulho.
“Tínhamos que montar uma empresa, e fizemos a Serralheria do Bigode. O professor chegou a dar bronca, pensando que a gente só estava zoando. Montamos de verdade a serralheria no Capão Raso, e chegou a dar um bom retorno até 2017. Quanto ao bar, em 2012, decidimos ir para esse ramo. O nome Bigode é muito raiz, apostamos nele. Aqui em Curitiba chegou a ter outros famosos com esse nome, mas agora é nosso”, disse Jeferson que mantém um bigodinho.
Falando em bigode, outra boa atração do bar são os quadros. Artistas, jogadores de futebol e personagens de séries estão em retratos usando pelos faciais que crescem acima do lábio superior. Sócrates, Junior, Rivelino, John Lennon, Paulo Leminski, Brad Pitt, Belchior, Chaplin e até o professor Girafales são alguns que estão nas paredes para diversão e aprendizado da clientela.
Inspiração em bares de BH e do Maneko´s
O Bar do Bigode nem sempre teve esse nome na Rua Itupava. Os donos levaram o sucesso do Barbarium Beer Pub, situado no Rebouças, para a região que ganhou notoriedade e presença popular nos últimos anos. Com a necessidade de colocar novos produtos sem fazer grandes invenções, a ideia veio na inspiração de bares de Belo Horizonte ou do tradicional Meneko´s, bar antigo do Centro curitibano.
“A gente queria ser o diferente, aqui é muito igual com cerveja artesanal e hamburguer. É um é um estilo de vida, o balcão tem seu charme, um apego. Cria-se amizades e vai ficando”, admitiu Jeferson, o pai do Vicente e do Bernardo.
E o modelo belo-horizontino deu muito certo. A chamada comida raiz, com molhos e sustância na estufa é algo raro em Curitiba. Na grande maioria dos lugares, coloca-se salgados para venda. No Bigode, tem dobradinha, batata com pé de porco, moela, quirera e rabada que desce da cozinha por um elevador em grande estilo.
“Gostamos mesmo da comida que sustenta. Já está dando certo, a dobradinha que mais sai, tem ainda rabada, a moela, a quirera. Não existe um padrão de dia, depende do açougue e preço. Já colocamos lambari, tudo feito com carinho pela Silvia, nossa cozinheira com mãos de fada”, valorizou Jeferson que na equipe tem o Diego, Gabriel e o Jonathan, o trio do bigode.
Além de comida de verdade, no Bar do Bigode tem o som raiz de duplas caipiras como Milionário & José Rico e outras lendas da música. Nos fins de semana, tem um samba em um palco próximo ao balcão, sem interferir na resenha da clientela.
Sonho de crescimento
O desejo dos sócios Jeferson Cardoso e Diego Pestana é ter um espaço maior para abrigar os fãs do Bigode, sem esquecer o carinho pela Rua Itupava. “Estamos de olho, nosso sonho é aumentarmos para termos também o almoço, estilo o Maneko´s. Sei que o trabalho vai dobrar, mas estamos aqui para isso. A Itupava tem boas histórias e somos gratos demais, é boa a loucura”, completou Jeferson.
Bar do Bigode
Endereço: Rua Itupava, 1299 – Hugo Lange, Curitiba
Instagram: bardobigodecwb
Horário de Funcionamento: terça à quinta das 17h30 à 00h00
Sexta-feira e sábado das 17h30 às 2:00
Domingo das 17h30 à 00h00
Quer sugerir lugares?
Quer sugerir um bar? Acesse o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!