Um dono de bar que merece muitas Palmas. Nome da cidade em que nasceu, no sudoeste do Paraná, um menino sonhador que desejava ser juiz de Direito, virou empreendedor com mais de 120 funcionários que vestem a camisa ou trajes que colocam o cliente no outro lado do oceano. Do antigo Roxinho que fez história ao novato Essen Biegarten, o empresário Márcio Brasil faz acontecer no comércio de Curitiba.
Pequeno na altura, mas com um conhecimento de bar que deixa qualquer gigante caído no chão, Márcio construiu um império na capital. Em 1994, com 17 anos, recém-chegado do interior ao lado dos familiares, trouxe na bagagem a força do trabalho e o nome do estabelecimento que usava em Palmas, o Pastel Quente.
Seis meses residindo em Curitiba e perto da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os planos de desenvolvimento não estavam da forma que Márcio e família desejavam. A ideia de retorno para o sudoeste já era opção, quando surgiu um pintor desconhecido sugerindo que o Pastel Quente fosse pintado de roxo.
“Um dia apareceu um pintor sugerindo uma revitalização. Não tinha dinheiro, fiquei desconfiado, mas convenceu. Ele comentou que na época o roxo era moda, tinha pintado algumas casas no bairro Mercês. Ali foi a virada de chave. Fizemos promoção de cerveja e os estudantes apelidaram o bar de Roxinho. Lembro que até o telefone público foi pintado da cor. Funcionamos de 1994 a 2009, foi um grande aprendizado”, disse Márcio, o proprietário do Bar do Roxinho, um dos bares históricos de Curitiba.
Aliás, Márcio até hoje não sabe o nome do pintor. “Ele foi um anjo das nossas vidas. Nunca soube o nome dele, tinha o apelido de Senna. Ele falava que corria pela cidade, foi algo abençoado”, comentou Márcio.
Roxinho que passou por uma reforma em 2002 e teve a logomarca feita pelo Tiago Recchia, ilustrador e cartunista do “Los 3 Inimigos”, publicado por vários anos na Tribuna do Paraná.
+Caçador de Boteco! Disney do Uberaba! Bar raiz de Curitiba tem Papai Noel, lobisomem, cachorro caramelo e caderno do terror
México e Alemanha
Márcio é daqueles empreendedores que adoram um desafio. Conhecer novas culturas de diferentes povos são importantes na hora de lidar com o público. A partir disso, em 2006, apostou também na cozinha mexicana com o Zapata, hoje com sete pontos em Curitiba, e 18 anos na ativa.
Em 2022, o atual fundador da Rede Zapata, apostou na forte tradição alemã, e abriu o Essen Biergarten, no bairro Centro Cívico. Com um espaço gigante (cerca de 2 mil m²) e com cara de Oktoberfest, o bar é pura alegria para a alma. Com mesas e bancos de madeira em um ambiente rústico, colaboradores com trajes típicos e com chopeiras para completar grandes canecas de 500ml e 1 litro, o cliente se sente em uma cidade da Alemanha tendo a disposição uma culinária rica de ingredientes.
“Tenho um amigo que mora em Düsseldorf e frequentei os Biergartens. Isso ficou na minha cabeça, eu não entendia nada de comida alemã, peguei referências em Blumenau e Pomerode. O nome era para ser Berlim, mas um namorado da minha sobrinha sugeriu Essen que significa refeição, comer. Na tradução, Essen Biergarten, Comer e Beber no Jardim”, comentou Márcio.
A experiência de estar em um ambiente diferente do habitual é especial. Uma das grandes diferenças está no espaço externo, onde as pessoas dividem a mesa como ocorre na Oktoberfest Munique. “Esse foi um desafio ao ter o curitibano como cliente. Elas são compartilhadas e as pessoas compraram essa ideia. É muito bacana, a experiencia é única”, reforçou o fundador da Rede Zapata.
Leia + Caçador de botecos! É tradição! Tuba´s Bar, um verdadeiro clássico do Largo da Ordem de Curitiba
Toneladas de joelho de porco e salsichão
O Eisbein é o joelho do porco, carne muito importante da culinária alemã. Faz parte de vários pratos podendo ser cozido, frito ou assado. No Essen Biergarten, especialmente no mês de outubro, mais de uma tonelada é comprada para servir clientes e outras festas que ocorrem na cidade com a temática do país europeu.
“Compramos do frigorífico Santo Antônio que também fornece um tipo de salsicha (Bratwurst) e outro que pedimos de São Paulo. O nosso Eisbein é completo, vai mais de um quilo de joelho. É preparado 48 horas antes de ser servido e finalizado na pururuca. Encomenda-se antes, o estoque precisa ser grande, pois participamos de bailes e eventos para os parceiros”, avaliou Márcio, que estará presente neste fim de semana na 1ª OktoberEssen que vai contar com bandas, competições e muitas brincadeiras. Dentro do Essen Biergarten, amplo espaço kids e o ambiente externo é pet friendly.
A união e o respeito entre todos são fatores que explicam o sucesso daquele menino de Palmas que sonhava em ser doutor, e virou empreendedor. “É uma realização, o grupo tem responsabilidade em mais de cem famílias. O Essen Biergarten é o filho mais novo, merece mais atenção, sem esquecer da ampliação do Zapata”, completou o filho da Eloína e do João Brasil, e irmão do Celito e da Adriana.
“Es lebe der Essener Biergarten”, para você que não fala alemão, “Vida longa ao Essen Biergarten”.
+ Caçador de Boteco: Bar do Edmundo, da pipoca ao bucho à milanesa mais famoso de Curitiba
Essen Biergarten
Endereço: Rua José Sabóia Cortês, 358 – Centro Cívico.
Funcionamento: terça a sexta das 16h às 00h
Sábado: das 11h30 às 00h
Domingo: 11h30 às 18h
Instagram: essenbiergarten
Site: essenbiergarten.com.br/
Quer sugerir lugares?
Quer sugerir um bar? Acesse o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!