Disney do Uberaba! Bar raiz de Curitiba tem Papai Noel, lobisomem, cachorro caramelo e caderno do terror

Foto: Gustavo Marques

A Disney dos botequeiros de Curitiba. Um bar nota 10 em que Hollywood faria facilmente um filme para concorrer ao Oscar ou mesmo o prêmio de melhor boteco raiz de vila. O Brothers Bar e Petiscaria é um recanto dedicado aos amigos no bairro Uberaba com histórias de Papai Noel e Lobisomem, cachorro sinuqueiro, mágico, caderno do terror e muita amizade entre os frequentadores. É bar de alma e com doses generosas sem olhar a aparência ou a carteira do freguês.

Você pode pensar que existe um exagero no parágrafo acima, talvez esteja certo, mas frequentar o Brothers é estar perto da alegria, é mostrar o sorriso para as constantes brincadeiras da turma ou mesmo aprender em uma biblioteca com mais de 700 livros em um espaço no bar. Sim, bar é aprendizado e conhecimento.

O atual comandante dessa nave maluca tomada por vários itens de decoração que vai desde carrinho de kart que o filho usou a coleções de canecas e latas, é o paulistano Marcelo de Moura Cesar. Criado pelos pais Benedito e Bárbara que foram empreendedores no ramo de bares e restaurantes, o caçula dos irmãos Ari, Leandro ( falecido), Lindalva, Marcos e Cesar, se transformou em um dedicado comerciante.

“Mexo com roupas ecológicas e trabalho com isso há 22 anos. Tive barraca no Largo da Ordem, tenho representações de salgadinhos e fui dono de vários bares e restaurantes. Trabalhei em hotel na Ilha do Mel e fui garçom por cinco anos do Bar do Alemão. Tenho cliente há mais de 30 anos”, brincou Marcelo. Aliás, foi no trabalho que o paulistano conheceu a Mônica, a esposa parceira de todos os dias.

No Brothers, o cliente tem a liberdade que todo botequeiro curte. Mesas de sinuca, fliperama e pebolim de graça (aqui vale um testemunho – venci várias partidas ao lado do Rodrigo “Mãos de Metralhadora” e só fui derrubado pelo Charles e pelo Marcelo) e direito a show do mágico Leonardo Carnio, morador da região e espécie de “coringa” do bar. Além disso, a estufa de salgados de três andares é perfeita para abrigar os petiscos feitos na hora. O joelho de porco é pururuca pura!.

Lobisomem e Papai Noel

Essas duas figuras folclóricas estão no bar. O lobisomem é um boneco de isopor que ficava em um telhado de uma casa na Rua Nicodemos Zeglin, no Uberaba. A peça inusitada virou motivo de curiosidade e superstição, a quem acredite que o lobisomem tem poderes para proteger o espaço. Marcelo, um entusiasta de festas de Halloween e Junina, encontrou o lobisomem e fez a oferta de compra ao antigo proprietário.

“Fui na frutaria e vi o lobisomem no telhado de uma casa. Fui lá e perguntei para o dono, e ele falou que era do filho e que estava afastando as crianças da rua. Tava louco para vender, mas ele precisava falar com a criança. Na outra semana passei lá e paguei R$ 200 e coloquei no carro. Aqui no bar, os clientes também se transformam com o gole e curiosos passam aqui para ver o lobisomem que não faz mal para ninguém”, reforçou Marcelo que ainda conta com o caderno do terror, anotações dos clientes que pedem para pagar depois e acabam dando o golpe. “Tem uns que devem, mas grande parte acerta na boa. São poucos que furam,  aqui todos se conhecem”, adiantou Marcelo.

Já o Papai Noel é o próprio dono do Brothers. Marcelo faz doações no fim do ano para quase 400 crianças no bairro Weissopolis, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Essa tradição de aumentar a barba ocorre há mais de uma década. “Há 13 anos sou Papai Noel, e a partir de agosto começo a preparação com a barba e a parte financeira. É olhar para os lados, ver a alegria das crianças não tem preço. As pessoas ajudam, mas faço minha parte”, informou Marcelo que diariamente dá salgadinhos para os coletores de lixo e moradores de rua.

O carinho dos donos também é refletido dos clientes com os pets. O bar tem seus cachorros que só reforçam a qualidade democrática do ambiente. Destaque é a Lisa, cor caramelo e que costuma ficar de olho em quem entra e o que o freguês pede para comer. Além disso, nas redes sociais tem vídeo dela acertando de primeira uma bola na caçapa em uma das mesas do Brothers (veja no Instagram do bar e do Guga Caçador de Boteco).  

Biblioteca e futuro

A biblioteca do Brothers tem mais de 700 livros, incluindo a enciclopédia Barsa. O espaço foi uma homenagem ao Leandro, irmão do Marcelo, que faleceu há oito anos e que administrava o bar. “Ele gostava muito de ler, e gosto demais desse canto. Tem pessoas que aguardam a gente abrir para pegar ou devolver um livro. Fico muito feliz quando alguém leva para casa, o Leandro está aqui feliz e olhando por nós”, emociona o irmão caçula que tem na esposa uma grande companheira. “Ela é a razão do bar e da vida, apoia em tudo”, reforçou Marcelo que ainda tem a ajuda da sorridente Jeniffer no trabalho.

Quanto ao futuro, Marcelo espera um dia que os filhos (Enrico e Vanessa) venham a assumir o comércio. “Eu sei que eles estarão aqui conosco, tem espaço para eles. É a minha segunda casa, gosto muito daqui. O bar faz parte do dia a dia, aqui é o consultório do brasileiro e todos estão convidados em aparecer”, completou esse empreendedor do bem.

Brothers Bar e Petiscaria

Endereço: Rua Augusto Steembock, 121 – Uberaba

Funcionamento: Terça a quinta das 15 horas às 23 horas; sexta-feira das 15 horas às 1:00; nos sábados das 9h às 00h00 e domingos das 15h às 22 horas

Instagram:barpetiscariabrothers

Quer sugerir lugares?

O Brothers foi uma ótima sugestão do Marcelo da Silveira Longo e do Alan Silvano Ferreira que mandaram mensagens falando da qualidade do boteco. Acesse o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!

Voltar ao topo