O sonho de qualquer comerciante é obter sucesso no ramo e um bar no bairro Uberaba está se destacando como um dos mais completos de Curitiba. O Boteco do Careca virou ponto de encontro da família e da curtição com um jeito simples e honesto de servir com excelência.
Localizado na Rua Doutor Alfredo Viêira Barcelos, o Boteco do Careca, é referência em qualidade. No antigo imóvel que um dia foi uma mercearia e tem a proteção da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o bar tem um astral daqueles que deixa qualquer pessoa animada. É comida boa, cerveja gelada e risada, um verdadeiro combo do sorriso.
A história desse comércio começou em 1985 com o nome Mercearia Candelária. Um lugar tradicional e conhecido no bairro de Curitiba, o Uberaba, onde os moradores recorriam aos produtos de boa procedência do José Vilson, o proprietário da mercearia que manteve o negócio por 30 anos.
Quem acompanhou de perto essa relação especial com a clientela foi o Rodrigo Ramiro de França, o famoso Careca. Genro do José Vilson, Rodrigo havia deixado de trabalhar em hotelaria para ficar atrás do balcão. Ao comentar sobre o sogro, Careca é admiração pura. “Foram sete anos juntos, e aprendi muito. Humildade, carisma e bom trato com todos, sem exceção. Uma pessoa 100% honesta”, disse Rodrigo.
José Vilson deixou de comandar a Mercearia Candelária em 2015 ao vender o ponto para um grupo de jovens. Foi uma mudança radical para uma rua acostumada com a tranquilidade para um lugar mais barulhento. Nesse período, Rodrigo inaugurou um bar próximo chamado Boteco do Careca.
“Foram três anos, o bar era pequeno e atendia a clientela mais antiga do bairro. Meus pais moram há mais de 70 anos aqui, eu conheço grande parte das pessoas. Os vizinhos são conscientes da nossa luta e tentamos ao máximo ajudar”, comentou Rodrigo.
+Caçador de Boteco! Mercearia Bar em Curitiba tem família no negócio e tradição de mais de 40 anos
O retorno ao imóvel sagrado da mercearia
Em outubro de 2018, Rodrigo e a família tiveram a oportunidade de retornar ao imóvel da Doutor Alfredo Viêira Barcelos, o mesmo da Mercearia Candelária. Era a volta para a origem e reforçado com talentos da nova geração como o Cassiano, Gabriel e o Guilherme, netos do José Vilson, e filhos do Careca.
“A essência do boteco vai existir e sempre será valorizado, mas foi preciso informatizar serviços para proporcionar mais qualidade ao cliente. Tem coisas a melhorar e os planos de ampliação já estão sendo traçados, sem perder a nossa cara. Eu mesmo gosto de dar as boas-vindas para as pessoas que entram no Careca, e não podemos perder essa identidade”, reforçou Cassiano, gerente do Boteco do Careca.
Antes de dar o primeiro passo no bar, é impossível não notar a fachada de tijolos que faz lembrar casas antigas do interior. Ao pisar no tapete preto com escrito Boteco do Careca com a imagem do Rodrigo, a sensação é que os próximos minutos serão de festa. Garçons tiram onda do outro, paredes bem decoradas com quadros com dizeres de bar e mesas de madeira.
“Dizemos que é 100% boteco e 0% gourmet. No cardápio tem as pingas com os nomes dos clientes, ou seja, uma homenagem aos amigos. Tem a do Tatu, é café com conhaque, do Drzinho que é Campari com Smirnoff”, ressaltou Rodrigo.
Falando em cardápio, as opções mostram que o botequeiro vai sair do Careca bem alimentado. Sanduiches como o pão de boteco ou a famosa receita familiar do pão com bolinho especial merecem ser degustadas. Outra excelente alternativa são os pratos como o contrafilé com acompanhamentos nas quartas-feiras por R$24,90.
O destaque atualmente está no rolo de torresmo. Crocante, macio e feito na banha, deixando qualquer um babando. Além de saborosa, a apresentação do prato é perfeita. Nota 10 e com louvor.
“Gosto de ficar na cozinha, dizem que o olho do dono engorda o gado. As pessoas sentam para comer e tiram foto, a apresentação precisa ser impecável. É preciso ter o domínio do que fazer em todos os processos”, confessou Rodrigo, que tem uma turma entrosada como o Bruno, Marisol, Anderson, Michel, Thiago, Luiz, Nilva, Gabriel e o Kaue.
+Conhece esse bar? Bar em Curitiba, perto do tradicional Parque Barigui, vira ponto de festa
Qualidade e Festa do Carecas
Qualidade é a palavra que melhor define o Boteco do Careca. Para chegar a esse status, o segredo é gostar do que faz, amar o balcão e acreditar na cooperação de todo um time que literalmente veste a camisa com o nome do bar. “É o nosso ganha-pão, minha segunda casa. Somos simples e gostamos da alegria. Não é fácil, por isso estamos entre amigos”, desabafou Rodrigo, o esposo da Tamara, filha do José Vilson.
Por fim, vai outra dica do Caçador de Boteco. Se você for calvo, careca ou “pouca telha”, não custa pedir um descontinho ou uma pinguinha na saideira. “Os carecas pedem desconto, algumas vezes dá certo. Quem sabe não leva um guaco ou uma dose de butiá”, completou o Careca mais famoso do Uberaba.
+Caçador de Boteco! Bar em vila de Curitiba preserva história familiar com futebol raiz
Boteco do Careca
Endereço: Rua Doutor Alfredo Viêira Barcelos, 285, Uberaba, em Curitiba
Funcionamento: Terça a Sexta das 17 as 23 horas; Sábados das 11h as 23 horas
Instagram:botecodocarecaoficial
Quer sugerir lugares?
Quer sugerir um bar? Acesse o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!