Um bar nota 10, espetacular e perfeito. Não tem o que colocar de defeito, ou melhor, é preciso valorizar um espaço de história, relíquias, carros clássicos, cerveja gelada, petisco de boteco e irmandade. O Armazém Santos, no bairro São Braz, em Curitiba, virou referência mundial entre colecionadores, ponto obrigatório para visitar e conhecer um lugar rico de vida e alma.

continua após a publicidade

O Armazém Santos fica na Avenida Três Marias e é daqueles bares que dá vontade de ficar por horas, dormir por lá e acordar com as canções do bom rock que lá é exaltado com frequência em videoclipes das décadas de 80, 90 e 2000. Aliás, cada olhar é um retorno ao passado que faz relembrar tempos dos avós. São mais de 1000 itens colocados estrategicamente nas prateleiras de madeira.

O grande responsável por essa “cápsula do tempo” é o Jean Aparecido Ferreira dos Santos, 43 anos, natural de Itararé, interior de São Paulo, que veio para Curitiba quando tinha um ano de vida. “A família foi criada no sítio, meus pais Palmiro e Helena amam a terra, meu avô parte de pai era violeiro, e da parte da mãe tinha uma mercearia. Eu era fã de brinquedos antigos, sonhava em ter o He-Man, mas era caro demais, e ganhei o Esqueleto”, brincou Jean.

A vinda para a capital paranaense reforçou o lado empreendedor da família. Helena abriu uma banca de doces no São Braz, e o filho começou a frequentar os bastidores do comércio. Já na adolescência, a música entrou na vida do Jean, o que seria decisivo para o futuro diante das oportunidades, amizades e ramo profissional.

continua após a publicidade

“Parti para a música e isso me pegou. Estudei e comecei a dar aula. Certa vez, fui ensaiar na casa de um amigo, e o pai dele, o Dulcídio era dono de uma distribuidora de bebida. Ele fez uma proposta de trabalho e consegui conciliar os trabalhos. Lá chamava Água Viva, na mesma rua do atual Armazém Santos”, recordou Jean, o esposo da Monique e pai da Giovana Santos.

Ao entrar no comércio, Jean descobriu que para vender era preciso suar a camisa e ter boas ideias para atrair um novo público. Da oportunidade veio o sonho de unir a paixão pelas antiguidades com os amigos ávidos por novidades.

continua após a publicidade

+ Caçador de Boteco! Bar em grande bairro de Curitiba tem atendimento vip em imóvel tradicional

“Foram dois anos e meio como funcionário da distribuidora, quando surgiu a proposta de arrendar. Eu frequentava eventos musicais, carros antigos e sempre adorei relíquias. Ali começou o Armazém Santos, revesti a fachada de madeira, comecei a ganhar ou comprar os primeiros rádios, garrafas antigas, bicicletas, o baleiro com três andares (raro), geladeiras, placas antigas, telefones. Uma vez coloquei duas carroças no canteiro e chamou atenção de todos”, disse Jean que foi para o atual endereço em frente ao Clube 3 Marias, em janeiro de 2022.

Um bar com vida e amigo do peito

A fachada amarela com a logomarca de um rádio no Armazém Santos, já dá bons indícios do que o visitante vai ter pela frente. Ao entrar, é uma série de descoberta, a cada olhar é uma prova viva que você está no lugar ideal para curtir ao lado de amigos e família.

Tem frente de kombi restaurada, cadeira de barbeiro, taxímetro, telefones públicos de ficha ou cartão, balanças, máquinas fotográficas e de costura, televisores, cartão-ponto, catraca de ônibus, caixa registradora, walkmans, liquidificador, quadros e tantos outros itens que harmonizam com um ambiente rústico de piso de madeira. E se tiver sorte, ainda vai encontrar na entrada carros antigos dos frequentadores amantes de um Opala, Fusca, Kombi.

“Estar no Armazém Santos é mexer com a emoção das pessoas, eu tenho um pouco dessa noção, temos uma essência da amizade e da parceria. Já consertamos carros de amigos, fizemos um “Lata Velha” bem melhor que a do Luciano Huck em um opala sem o dono saber, juntamos grana para colaborar na revitalização de Fusca e Kombi. Aqui é uma irmandade, a amizade é entre todos, são vários grupos que se sentem em casa. O Armazém Santos tem vida própria, tem alma”, reforçou Jean.

Aliás, Jean tem um reforço essencial para o dia-a-dia. O Leandro, mais conhecido como Barba, é um faz-tudo no Armazém Santos. Reforma, instala, cobra, recebe encomendas e ainda tem fama de ser um dos grandes conhecedores de Volkswagen, no Brasil. É o braço direito do dono e grande amigo. “O Barba ampliou meus horizontes, um grande amigo e irmão. Ele que fez nossa reforma com custo quase zero, uma pessoa diferenciada. O TELEBAR foi obra dele, recebi de um amigo o aparelho, aí o Leandro comprou o orelhão, pintou e adesivou com uma luz interna. É um sucesso com os clientes”, admitiu Jean.

+Conhece esse bar? Melhor bar de Curitiba tem entrada secreta e preço justo

Chuleta, frango com polenta e salaminho

O clima no bar é de pura descontração. No balcão, os clientes que “batem ponto” aproveitam para se deliciar da cerveja trincando, salaminho, queijo colonial, e outras porções de boteco. No fim de semana, a dica é a chuleta na chapa que serve muito bem para duas pessoas.

“A ideia é ter uma cozinha caseira, comida de casa mesmo.  A chuleta com acompanhamentos tendo um feijão mais tropeiro, canudinho de maionese, farofa, está agradando as famílias. A ideia é implementar no meio de semana outros pratos nesse estilo como o frango com polenta”, comentou o proprietário que tem a colaboração da sogra e de duas tias da esposa.

Armazém Santos, uma aula de história direta de um balcão de bar, ponto obrigatório de famílias com espaço kids com direito a simpatia da Jade e da Neguinha, dois cães pequenos que dão as boas-vidas ao visitante. “Aqui é a minha vida, leva meu sobrenome, e tudo que conquistei veio do Armazém. São amizades e amigos que avançaram nossas fronteiras”, completou o pai da Giovana.

+Caçador de Boteco!Disney do Uberaba! Bar raiz de Curitiba tem Papai Noel, lobisomem, cachorro caramelo e caderno do terror

Armazém Santos

Endereço: Avenida Três Marias, 287 – São Braz, Curitiba

Horário de Funcionamento: Terça-feira a sexta das 16h às 22h (na terça, a cozinha não funciona).

Sábado das 11:30 às 22 horas

Domingo das 11:30 às 17 horas

Instagram: @armazem.santos

Quer sugerir lugares?

Quer sugerir um bar? Acesse o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!