Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos

No coração do povo e da região sul de Curitiba. Um bar pulsante que abraça todos os públicos com seu jeito familiar e carinhoso em tratar as pessoas de maneira simples e honesta. O Rosti Bar & Food, no bairro Tatuquara, entrou na rota dos curitibanos com seus petiscos e muita venda de cerveja.

Localizado da famosa Rua Enette Dubard, ponto mais conhecido do bairro, o Rosti se destaca além das “fronteiras”. Se citar algum boteco nas proximidades do Sítio Cercado, Cidade Industrial (CIC), Umbará, Pinheirinho e Campo de Santana, é obrigatório colocar na frase o Rosti Bar. 

Há 10 anos, Fábio Aparecido de Oliveira e sua esposa, Fabíola Bage Neves, trabalhavam na Racco, empresa de cosméticos. Estavam bem empregados e com projetos, mas uma comemoração mudaria o ramo da dupla. “Foi um almoço de família e ela fez batata suíça. Sempre tive a vontade de empreender, a referência da cidade era o Beto Batata, e fiquei com aquilo na cabeça. Ficamos mais um tempo na empresa até colocarmos a mão na massa”, disse Fábio.

O primeiro endereço do Rosti foi na Rua Arcésio de Barros Lima, um imóvel de 30 metros quadrados no Tatuquara. Fábio entregava os pedidos, o irmão Paulo Sérgio, e a esposa Fabíola ficavam na cozinha. Certo dia, quando voltava da rua, Fábio viu uma grande fumaça saindo da loja. “Bateu o desespero, a gente não tinha exaustor, pensei que estava pegando fogo. Quando abri a porta, os dois estavam cobertos de fumaça. Hoje damos risada, mas foi um susto”, relembrou Fábio da época em que atendia somente no sistema delivery fazendo em média 25 batatas suíças.

Depois de onze meses na Arcésio de Barros Lima, o Rosti mudou para a “mansão” da Enette Dubard. A mudança foi estrategicamente perfeita para os planos de expansão. Com um espaço maior, os projetos de melhorias foram alcançados dando conforto aos clientes e segurança aos funcionários. A curiosidade que era para ser no terreno ao lado o bar.

“A ideia era pegar o ponto do lado. Era um salão de cabelereiro, mas a dona não queria que alterasse nada. Não poderia ter cozinha, e não deu negócio. Um motoboy nosso sugeriu a Degga´s Pizzaria, uma das primeiras da região, e que tinha fechado. Tinha a estrutura, e conseguimos fazer uma proposta. Paguei uma parte em dinheiro e um monte de folha de cheque. Em 40 dias abrimos, um sonho realizado”, comentou Fábio, nascido em Carlópolis, norte pioneiro do Paraná.

+Caçador de Boteco! Melhor bar de Curitiba tem entrada secreta e preço justo

Identidade e personalidade

Ao entrar no Rosti é fácil notar que trata-se de um ambiente bem equilibrado, com quadros curiosos, iluminação com cores fortes e pura personalidade. Um dos destaques do salão principal são as mesas com os pés em forma de máquinas de costura. Na parte superior do Rosti, duas mesas de sinuca fazem a diversão dos fãs do tapete verde.

“A Fabíola é a grande responsável por isso. Quanto às mesas, encontramos no Largo da Ordem. Buscamos sempre o diferente, algo que não está no nosso radar. As pessoas gostam da energia, se sentem em casa. Às vezes, as pessoas no Tatuquara pensam que irão gastar mais no Rosti, e saem satisfeitos com o preço justo e serviço. Fui criado aqui, conheço a realidade, tenho orgulho do Tatuquara e iremos melhorar ainda mais toda a região”, afirmou Fábio.

Como o próprio nome indica, Rosti é o prato que no Brasil ficou conhecido como batata suíça, é um dos pontos fortes da casa. São vários sabores com o uso de ingredientes de qualidade, e para outubro, novidades no cardápio como a batata suíça aberta e batata recheada. Digo com propriedade, experimente a recheada que é sensacional e pode ser dividida em duas pessoas.

+Conhece esse bar? Bar na divisa entre dois bairros de Curitiba homenageia AC/DC e atrai fãs do rock e do futebol

Sucesso no Comida Di Buteco

Em 2024, o Rosti participou pela primeira vez do concorrido Comida Di Buteco, concurso que avalia os melhores bares do Brasil. Em Curitiba, o resultou comprovou o motivo que faz o comércio no Tatuquara estar lotado nos fins de semana. Comida boa e cerveja trincando.

“Tivemos dois dias para preparar o prato para a foto oficial. Trabalhamos sempre em ser o diferente, o bolinho de abóbora cabotiá, recheado com mignon suíno foi um desafio. Apresentamos e a organização ficou muito feliz. Essa confiança passou para a gente, pessoas de vários pontos de Curitiba vieram nos conhecer. A gente queria ficar entre os dez melhores e deu certo. Ficamos em nono no prato, e segundo bar que mais vendeu a cerveja Eisenbahn. Foi uma baita vitória, e em 2025, a nossa batata vai ter alguma relação. Aguardem”, avisou Fábio, o pai da Bianca.

Um bar com vida e alma, um ar empreendedor e vencedor. Viva o Tatuquara e o Rosti. “Não somos diferentes de ninguém, somos todos iguais. A essência do bar é o sonho que colocamos lá atrás. Não temos briga, não tem confusão, é respeito. Batalhamos muito, o sabor da vitória é a nossa humildade”, completou Fábio que tem uma equipe nota 10 com a Maria Alice, Marina, Matheus, Myllena, Luiz, Lara, Vanessa, Andréia, Mari e o Paulo.

+Caçador de botecos! É patrimônio de Curitiba! Armazém Santa Ana completa 90 anos de fundação

Rosti Bar & Food

Endereço: Rua Enette Dubard, 175 – Tatuquara

Horário de Funcionamento: terça-feira a quinta-feira das 18h até 00h00

Sexta-feira e sábado: das 18h até 1h (se tiver atração musical tem a taxa de R$ 5 de couvert)

Domingo – das 18h até 23 horas (se tiver atração musical tem a taxa de R$ 5 de couvert).

Instagram:rostibartatuquara

Quer sugerir lugares?

Quer sugerir um bar? Acesse o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo