Bar do Pepino é tradição! Sucesso passa de 40 anos em Curitiba

Bar do Pepino

Bem-vindo ao Bar do Pepino, bairro Bom Retiro, em Curitiba. Há mais de 40 anos servindo conservas no balcão no estilo boteco raiz, um armazém das antigas que o cliente sempre tem a razão. Para muitos, o melhor pepino azedo na folha de parreira do mundo, cortadinha em prato de alumínio agradando paladares de crianças e adultos.

Fundado em 1983, o Armazém do Pepino, como é oficialmente chamado ganhou popularidade na região por ser o local do povo. O ponto já foi Lanchonete Gentil, Nova República, Café Bom Retiro e Pepino. Wanderley Manoel Batista, 67 anos, curitibano, acompanhou toda essa trajetória e comanda o estabelecimento com o auxílio da família. É daqueles comerciantes com talento e olhar diferente no trato com o cliente, de conversa agradável e muitas histórias. 

Wanderley foi bancário e entrou na vida de botequeiro na Mercearia Zonatto, família tradicional no bairro no Pilarzinho. “Era balconista e cuidava da parte da mercearia. Imagino que ali aflorou o meu amor pelo comércio e balcão. Foi uma grande escola e tenho amigos daquela época que ainda frequentam aqui. As pessoas vinham para comprar o pepino azedo na folha de parreira de um chacareiro e começaram a chamar de Bar do Pepino, o apelido pegou”, disse Wanderley.

No Pepino, o ambiente é de pura nostalgia, uma espécie de casa de vó. Janelas venezianas, garrafas de bebidas, canecas, camisas de times de futebol e muitos objetos que fizeram parte da nossa infância como telefones, rádios e televisões antigas, lampiões, panelas, máquinas fotográficas e cartazes. É um verdadeiro recanto do guerreiro.

“Eu gosto de todos os lugares, cada espaço foi pensado para dar conforto ao cliente. Tem aqueles que gostam do balcão para tomar um Campari, uma dose de cachaça ou mesmo um chope. Outros preferem a comodidade da mesa no lado de fora para acompanhar o movimento da rua e dos garçons. Costumo dizer que não podemos perder a essência de boteco”, valorizou Wanderley.

+Leia ainda! Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas

O segredo do pepino

Um dos charmes de estar no Bar do Pepino é receber na brilhante mesa de madeira a porção de maionese caseira, pepino, salada e pão. Aliás, o famoso pepino chega ao bar vindo do Vista Alegre, bairro vizinho. O responsável é o Amilton Maito, um produtor que fornece conservas caseiras para vários comércios de Curitiba por quatro décadas.

“Nós sempre gostamos de lidar com conservas, seja a cebolinha, batatinha e o pepino, e o Amilton fazia feira. Ele segue fazendo para nós, é um produto excelente. Tem muitos pepinos na folha de parreira, o nosso é sal, endro (planta utilizada como tempero e condimento) e folha de parreira. É natural e todos gostam, colocamos na entrada quando o pedido é feito. Tem gente que leva de pacote para vários lugares do Brasil”, comentou Wanderley, que chega a vender em torno de 250 quilos por semana. 

Além do pepino, o balcão do bar apresenta uma verdadeira seleção botequeira. Queijo, salames, amendoins, cuca de uva, cerveja caseira em garrafa pet, farinha de Morretes e bala de banana de Antonina, cidades do Litoral do Paraná. E sabe aquele pirulito em forma de chupeta de cor vermelha? Tem lá, um gosto de infância!

+Caçador de Boteco! Bar de Curitiba ganha clientes com batida caseira de maracujá e réptil no balcão

Renovação do sucesso e futuro

Mesmo sem perder a essência de boteco, o Pepino modernizou nos últimos anos oferecendo mais espaço e qualidade nas carnes. São compradas 450 quilos de peças como picanha, filé, alcatra, costela, prime rib e frango por semana. O famoso Filé de Igreja ou mesmo o Alcatrão conhecido como “orelha de elefante” atrai fãs de vários pontos de Curitiba.

“Antes, a gente fazia carnes para viagem e há 10 anos alteramos isso. Foi a virada para o sucesso. Temos fila para entrar nos fins de semana e já recebemos políticos com o prefeito Rafael Greca, o ex-governador e atual deputado federal Beto Richa, o senador Sérgio Moro, Ratinho da televisão, técnicos e jogadores de futebol e músicos”, orgulha-se o dono do Bar do Pepino.

Quanto ao futuro, Wanderley acredita que o próximo passo vai ser a montagem de uma filial do Pepino, ou seja, um outro Armazém. “Eu acredito que meus filhos irão saber tocar e expandir. Todos os pais sonham no progresso, eu acredito que um dia teremos uma filial em bairros como Água Verde, Bacacheri ou mesmo aqui perto. É um desejo, mas isso deixo para eles”, confessou o comerciante de 67 anos que vai todos os dias trabalhar.

Por fim, a caçada do Bar do Pepino também ajudou a responder um grande questionamento de centenas de anos. Pepino com leite causa indigestão?. A resposta é do experiente e sábio “Homem do Pepino”. “Não é uma boa combinação, melhor é uma cervejinha.  Pepino cortado, salame, queijo, azeitona e um chope não tem coisa melhor”, completou o botequeiro Wanderley. 

Serviço – Armazém do Pepino

Endereço:  Rua Henrique Itiberê da Cunha, 751 – Bom Retiro, Curitiba 

Telefone: (41) 3338-9107 / 99699-3268

Veja mais pelo perfil do Instagram do Armazém do Pepino

Tem dicas de boteco? Bora caçar juntos!

Quer sugerir lugares para o blog? Acesse o Instagram do Guga Caçador de Botecos e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá no Instagram!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo