Bar da grande região sul de Curitiba é puro cinema com bolinho bêbado e macacos na entrada

O famoso painel com os macacos. Foto: Gustavo Marques/Tribuna do Paraná

Um bar que me deixou com vontade de voltar para provar o cardápio inteiro. Cada saída de um prato da cozinha é um convite ao prazer, e o Mr. Chapeiro Gastrobar, no bairro do Xaxim, em Curitiba, comprova que estudo e coragem em aprender muda a vida de uma família.

Paulo Sérgio Alves Frutuoso, 40 anos, natural de Paracatu, Minas Gerais, divisa com o município de Cristalina, em Goiás, é daqueles caboclos que dá vontade de ficar na prosa por horas e horas. Com um talento nas mãos, seja na hora de cozinhar ou mesmo de fazer os próprios móveis do boteco, esse mineiro/goiano é pura essência de Brasil. Com fala tranquila e carinhoso ao comentar dos amigos e da família, o Mr. Chapeiro chegou em 2025 para fazer história.

Fundado há seis anos, o espaço localizado na Rua Omar Raymundo Picheth, virou ponto obrigatório para passar bons momentos. A história do empreendimento tem enorme relação com o proprietário que percebeu que naquele antigo gramado poderia virar referência em boa alimentação e bebida de qualidade.

“Abri a Combeb, uma distribuidora de bebida, três quadras na frente. Ficamos lá por uns seis anos, e o Chapeiro foi nascendo. Um grupo de motociclistas vinha nesse terreno e convidei alguns food trucks para alimentar a turma, e eu vendia o chope. Um belo dia, a rua estava tomada de motoqueiros. Na sequência, os food trucks saíram e comecei a preparar a alimentação. Antes tinha um conceito de hamburgueria e fui mudando com o passar do tempo com a comida mineira. Todos adoraram”, disse Paulo, que veio para Curitiba para ficar na casa do tio Itamar e da Cláudia, uma das principais incentivadoras para que o mineirinho mexesse com as panelas.

Como todo começo é complicado, a família do Paulo foi fundamental para o negócio engrenar. A esposa Luana abraçou a ideia e ainda administra a Combeb que fica ao lado do Mr. Chapeiro. “Juntos, as portas começaram a se abrir, saí do meu emprego. Sempre fui aventureiro, um caboclo que não desiste de nada. Quando eu acredito em algo, é difícil impedir. Eu preservo muito o bar, o clima precisa ser favorável para todos”, comentou o filho do Juarez e da Eliane.

Bolinho bêbado e picanha com mandioca na manteiga

Ao chegar no Mr. Chapeiro, é impossível não notar um enorme painel com três macacos sábios (é não ouvir, ver ou falar mal) consumindo lanches ou com copos de chope. Importante reforçar que nesse caso é uma ilustração e não uma realidade. Avançando pelo principal corredor do bar, mesas e cadeiras de madeira, quadros e placas de trânsito. Um ambiente bem iluminado que termina em um pequeno balcão de frente ao bar.

“A cozinha é o coração do Chapeiro, mas o lugar que mais gosto é o bar, ficou a minha cara. É um ambiente rústico e foi um momento de relaxamento. Acordava 6 horas e ficava até a madrugada montando. Eu sou chato e exigente, precisa ser bem feito. Não tem essa de dar “migué”, eu não consigo fazer isso, e levo isso para a cozinha”, desabafou Paulo, irmão da Patrícia, Pablo, Henrique, Junior, Talita, Daniela e João Paulo.

Além da cerveja bem gelada e chope trincando, a comida no Mr. Chapeiro é algo cinematográfico. É perfeito para postar nas redes sociais, só que o melhor é provando. A dica é bolinho bêbado, um sabor incrível que faz recordar infância com a comida da avó. É suculento, sequinho e caprichado. “Miolo de alcatra e vários temperos. Digo que é extrema excelência, uma obra de arte. Usamos um toque especial de conhaque que acaba evaporando. São seis bolinhos de 90 gramas. É um gosto inesquecível”, comentou Paulo sobre a famosa pelota servida no bar.

Outra boa opção ao lado de uma gelada é uma picanha com mandioca na manteiga que pode ser consumida em dupla ou mesmo com a criançada. É um verdadeiro potencial gastronômico sem medo de ser feliz. “Além do amor é muito estudo na cozinha. Quando eu coloco a mão, eu não estou vendendo o prato, estou vendendo sentimento”, explicou Paulo, pai da Maria Luísa e do Miguel.

Homenagens e sem esquecer das raízes

O nome é uma linda homenagem ao profissional que prepara alimentos em chapas aquecidas, como hambúrgueres, filés, omeletes e sanduíches. Queimar o braço e os dedos são situações comuns no dia a dia. “É um trabalho de stress e de muita concentração. Precisam ser valorizados e elogiados, são pessoas que colocam o carinho no prato e poucos dão atenção”, apontou Paulo, que tem na equipe a Camila, Vitor e o José.

Esse é Mr. Chapeiro, essência familiar, amigos e valorização daqueles que fazem parte da vida de um mineiro meio goiano que não esquece da onde veio. “É a minha vida, eu amo estar aqui. Fico diariamente e quero estar por muitos anos, só tenho a agradecer. Minha madrasta Cristiane e meu amigo Danilo lá de Cristalina são especiais, não posso esquecer de citá-los”, completou o vascaíno Paulo e tutor da Milu, a pet da família Chapeiro.

Mr.Chapeiro Gastrobar

Endereço: Rua Omar Raymundo Picheth, 784 – Xaxim, Curitiba.

Horário de funcionamento: Terça a sábado das 16h às 23h30

Domingo das 16h às 22h30.

Instagram: mr.chapeiro

Quer sugerir lugares?

Quer sugerir um bar? Acesse o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo