Um boteco nostálgico, 100% raiz e dedicado aos amigos. Com mais de 70 anos de fundação, o bar Menoti, no bairro Prado Velho, em Curitiba, com seus 30 metros quadrados de pura magia e tacadas certeiras, reforça o sentimento familiar em torno de um balcão clássico. Fotos antigas e muita história em torno do tapete verde da mesa de sinuca.
A relação do boteco com a sociedade curitibana começou na década de 1950 com o Menoti Jory, ex-caminhoneiro, casado com Paulina Jory. O primeiro ponto foi na João Negrão, na sequência na Marechal Floriano e por último nas proximidades do Teatro Paiol e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). No atual endereço na Rua Dr. Reynaldo Machado, já são 53 anos.
O atual dono do bar é o filho do Menoti, o Hitomar Menoti Jory, 60 anos, curitibano, e dono de uma coleção com mais de 40 objetos antigos. “Minha infância foi no bar. Fazia amizades com pessoas mais velhas, digo que o boteco é a faculdade da vida. Sonhava em ser piloto comercial, mas tenho pressão alta”, disse Hitomar, mais conhecido como Menoti, o nome do paizão.
Com a doença do pai no fim da década de 1970, o filho precocemente assumiu ao lado da mãe, a direção do bar. Aos 12 anos, Hitomar já enfrentava o desafio de trabalhar todos os dias honrando o nome do genitor. “Assumi o bar praticamente com 12 anos. O pai caiu, teve três AVCs, ficou 6 anos na cama. Ele faleceu quando eu tinha 18 anos. Naquele período, muitos ajudaram, são amigos até hoje. A mãe morreu depois com 91 anos”, recordou Hitomar.
Nota fiscal da mesa de sinuca
Ao chegar no Menoti Bar, é impossível não valorizar cada canto do boteco. De cara, um balcão geladeira freezer branco com faixas marrons feito pela Eletrofrio, um verdadeiro clássico de bares e sorveterias. Um diferencial importante comparado aos outros bares que lá funciona, ou seja, o medo da conta de luz ser mais cara alta tem um segredinho para aliviar o bolso. “O pai mandou fazer, e imagino que foi em 1975,1976. Ela funciona com uma espécie de timer (temporizador) que faz ela trabalhar por algumas horas e desliga. Esse é o método de que faço para economizar a luz”, afirmou o Menoti filho.
No balcão, torresmo e batatinhas de aperitivo ao lado de pote de anchovas, um baleiro de plástico de três andares recheado de balas e pirulitos. No Menoti, não tem cardápio ou mesmo salgados na estufa. “Antes da pandemia tinha uma estufa, mas depois teve uma queda de venda até pelo fechamento da Sociedade Universal. Eu tirei o pé do acelerador, de vez em quando montamos uns petiscos. Do baleiro, existia um de vidro, mas o médico que cuidou do meu pai pediu, e não quis dizer não na época. Acabei comprando esse, mas tenho certo arrependimento”, comentou o dono do bar.
Símbolo no meio do bar Menoti
No centro do boteco, está a mesa de sinuca tão famosa. Na nota fiscal que está pregada na parede, a compra foi dia 18 de julho de 1970 e custou 885 cruzeiros para o Menoti Jory, na época com o bar na Marechal Floriano. A imagem ainda tem o filho com o pai segurando os tacos do snooker.
“É o símbolo do bar, é o saudosismo, faz lembrar dos meus pais. A mãe acordava perto das 6 horas de segunda a segunda para abrir a porta aos clientes. Era uma mulher trabalhadora demais”, recordou o proprietário que organiza um campeonato de março a dezembro com os amigos. Ainda sobre a mesa de sinuca, o tapete foi trocado e uma vez a fórmica foi retirada.
Cachaças caseiras e banheiro fake
No Menoti Bar, uma das especialidades da casa são as cachaças caseiras. Um time de respeito formado por laranja, catuaba, guaco, losna, mentruz, mil homens, canela, alho e canelinha. Aliás, essa última é uma especiaria que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a controlar a glicemia e a diabetes. Naturalmente, bebendo com moderação. “A que mais sai é a canelinha, a de alho, a pessoa sai no sol e sente o cheiro na pele”, brincou Menoti.
Outra curiosidade no boteco é o banheiro. Quem olha de fora, percebe uma plaquinha escrita “sem uso”. A ideia é afugentar pessoas que não consomem no bar e só aparecem para utilizar o espaço.
Um bar raiz, um boteco que abraça os amigos e uma segunda casa para uma família que segue o legado da nobre arte em servir. “O significado daqui é eterno, é leva o nome do pai para frente”, completou Hitomar, o piloto dos bares de Curitiba.
Menoti Bar
Endereço: Rua Dr. Reynaldo Machado, 853 – Prado Velho, Curitiba.
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h até 20h.
Quer sugerir um bar?
Quer sugerir um bar? Faça igual ao Aluísio de Paula que indicou o Menoti. Acesse o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!
