Para o sociólogo italiano Domenico De Masi, a empresa é a instituição mais paradoxal e conservadora que existe. “Em 1850, em Manchester, Inglaterra, cerca de 86% dos trabalhadores eram operários executivos. Agora, 70% dos trabalhadores são intelectuais, porque a máquina foi pouco a pouco substituindo o operário. Mudaram os trabalhos e mudaram os trabalhadores, mas não mudou a organização. A mesma organização que havia sido pensada para os operários é aplicada hoje, aos trabalhadores da mente”, diz De Masi.

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Para ele, a sociedade atual se comporta como nos anos 60. “Só os jovens que não”, ressalva. “A Dilma se comporta como nos anos 60, a mídia se comporta como nos anos 60”, afirma. “Estamos em uma sociedade nova, que se comporta como sociedade velha. Isso é cultural do mundo todo e se chama gap cultural. Curitiba foi vanguarda com Jaime Lerner, mas agora se comporta como antes. Google e Micrsoft produzem o futuro, mas são organizados como antigamente”, diz.

Heloisa Rego
De Masi falou para um auditório lotado de professores e universitários

Professor de Sociologia do Trabalho da universidade romana de La Sapienza, De Masi, hoje aos 75 anos, se tornou internacionalmente conhecido em 2000, com o lançamento de “O Ócio Criativo”. Na obra, o autor defende a redução das jornadas de trabalho e a flexibilização do tempo livre, em um contexto mais adequado à globalização e à sociedade pós-industrial. Na última quinta-feira (24), o sociólogo conversou com um grupo de universitários e professores, na UniBrasil, em Curitiba.

A palestra faz parte do projeto denominado UniBrasil Futuro, criado em 2008 para aproximar o mundo acadêmico dos grandes pensadores mundiais, com o objetivo de incentivar o debate e a inovação. Sob a coordenação da professora Wanda Camargo, o evento já recebeu personalidades como Luiz Felipe Pondé, Maitê Proença, Serginho Groisman, Arnaldo Antunes, Gustavo Franco, Laurentino Gomes, entre outros.

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De acordo com o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR), Jacir Ventura, a obrigação primeira da escola é um bom ensino curricular, mas há outras demandas no sentido de preparar esse aluno para o mercado de trabalho e para a cidadania. E um desses quesitos é a criatividade. “É responsabilidade da escola despertar o interesse, a motivação e criar o ambiente propício para o estudante desenvolver o pensamento crítico e criativo”, afirma. Segundo ele, “os alunos e professores presentes na palestra de Domenico De Masi jamais esquecerão as ideias irradiadoras do sociólogo italiano”.

“O Domenico de Masi foi muito importante para o desenvolvimento do meu trabalho, como artista de teatro, e a sua obra “O Ócio Criativo” foi fonte de inspiração para um workshop que produzi sobre o processo de criação”, afirma a paranaense atriz Fátima Ortiz. “Muitos conceitos de Domenico de Masi permeiam o trabalho da nossa escola”, diz.

O fim marcado com sucesso e grande estilo

Priscilla Fiedler
Adega Brasil Delicatessen encerrou o calendário de degustações deste ano
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Poucos privilegiados desfrutaram da última degustação de 2013 da Adega Brasil Delicatessen, em parceria com a Importadora Domno, na última quarta-feira (23). O pequeno grupo, de aproximadamente 25 pessoas, foi presenteado com uma noite de degustação e jantar harmonizado inesquecível. Como tradição, recepcionados pelo sommelier da casa, Washington Uchôa, os apaixonados por vinho degustaram pontuados rótulos, entre eles a estrela da noite, o Vistalba Corte A, eleito o melhor vinho tinto Novo Mundo na Expovinis 2013.

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Priscilla Fiedler
O chef Francisco Castellano

Como se não bastasse o contato com o rótulo e a experiência gustativa, os convidados experimentaram as delícias feitas pelo chef Francisco Castellano, o menu minimamente pensado para harmonizar com os rótulos da noite. Quem marcou presença e mais, transmitiu ensinamentos, dicas e histórias e apresentou os vinhos da Bodega Vistalba para o público foi o convidado de honra da noite, o sommelier André Porto.

Gazeta do Povo traz The New York Times ao Paraná

Divulgação
Suplemento do jornal norte-americano passa a circular semanalmente no maior jornal do estado. A estreia foi na última segunda, dia 21.

A Gazeta do Povo, jornal que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), traz com exclusividade o suplemento semanal The New York Times aos leitores do Paraná. Lançado na última segunda-feira (21), o caderno de oito páginas passa a circular às segundas-feiras com uma seleção de temas feita pelos próprios editores-chefes do jornal norte-americano, um dos mais influentes do mundo.

Considerado um dos jornais de maior credibilidade e referência no mundo, o suplemento semanal do centenário The New York Times é distribuído em parceria com 35 jornais na Europa, América Latina e Ásia, atingindo mais de seis milhões de leitores em 27 países.

Blush contra o câncer de mama

Priscila Fiedler

O cantor Zé Rodrigo prestigiou o evento e parabenizou Claudio Lubascher pela iniciativa

O Outubro Blush da Liz, em parceria com a Bourjois Paris, Torriton Beauty & Hair e Carmim, vai até a próxima quinta-feira. Parte da renda arrecadada com a venda das peças na cor blush (tom nude rosado da Liz) será destinada ao trabalho voluntário da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Hospital Erasto Gaertner. A Liz fica no piso L3 do Pátio Batel.

Priscila Fiedler
Alison Mazza Lubascher comemora com Mariana Oliveira e Tatiane Fontanella a parceria entre as lojas Liz e Carmim, vizinhas no piso L3 do Pátio Batel, no combate ao câncer de mama.