A Sociedade Árabe Beneficente do Paraná (SABEN) acaba de instalar o seu Conselho de Mulheres, que será presidido por Vera Mussi, ex-secretária da Cultura do Estado do Paraná. Vera Mussi foi nomeada durante reunião extraordinária, realizada no Hotel Bourbon, e sentiu muito honrada com o convite. “Queremos um Conselho atuante e com integrantes que estejam dispostas a realizar um bom trabalho na área social e filnatrópica”, afirmou.  Vera vai trabalhar ao lado de Terezinha Abagge, diretora social, e Luciane Hajar Traya, responsável pela área filantrópica do Conselho e Alia Haddad, Coordenadora Cultura, que tem como objetivo organizar as grandes campanhas sociais e voluntárias da entidade – a primeira organizada foi a Campanha do Agasalho, que ainda está em curso. As demais integrantes do Conselho serão nomeadas até o final do mês. Além das atribuições sociais e filantrópicas, o Conselho das Senhoras vai organizar campanhas para promover o Hospital da Beneficência Árabe do Paraná, um dos mais modernos complexos hospitalares da região Sul, que será construído no bairro Vila Isabel, em Curitiba. Vera exaltou implantação do hospital e se disse muito feliz em fazer parte desta empreitada. “Parabenizo a SABEN pelo projeto e disposição. Nessa vida é importante que tenhamos bandeiras, e não há bandeira mais nobre do que um hospital beneficente. Fico muito feliz em ver uma iniciativa desse porte como o nome da nossa comunidade”, afirmou.

continua após a publicidade

Abertas inscrições para utilização do ônibus Acesso

Divulgação
O ônibus Acesso é um serviço de micro-ônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas, espaço para cão guia e acessórios necessários para garantir movimento às pessoas com deficiência que possuem um alto grau de comprometimento

Começa a funcionar no dia 2 de agosto o serviço do ônibus Acesso nos bairros das regionais Boqueirão, Cidade Industrial, Matriz e Portão. O serviço atende pessoas com deficiência que possuem condições restritas de mobilidade, autonomia ou comportamento. O Acesso foi criado para conduzir as pessoas com deficiência de suas casas aos serviços de saúde para consulta, exames, habilitação e reabilitação e, após o atendimento, reconduzi-las às suas residências. O cadastro está sendo feito, em horário comercial, nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) mais próximo da residência do interessado. O ônibus Acesso é um serviço de micro-ônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas, espaço para cão guia e acessórios necessários para garantir movimento às pessoas com deficiência que possuem um alto grau de comprometimento, sem autonomia ou independência funcional, relacionada às questões motora, intelectual ou emocional e que não conseguem utilizar os demais meios de transporte coletivo.

15º Open Sênior e Pré-Sênior da FPCG

Divulgação
Ruth Yagui, Lucio Minoru Hiratomi, Kouchi Yui e Tiago Ogawa foram os grandes campeões

Disputado neste final de semana, no Londrina Golf Club, o 15º Open Sênior e Pré-Sênior da FPCG, na modalidade stroke-play em 36 buracos, reuniu aproximadamente 120 jogadores. Lucio Minoru Hiratomi, líder do primeiro dia e campeão da última edição do torneio, venceu a disputa scratch Pré-Sênior ao somar 158 (78/80). Walter Yadomi venceu a categoria até 13,6 com 139 (70/69). E na categoria de 13,7 a 32,2, Renan Perisse foi o primeiro colocado com, 150 (68/82). Na disputa Sênior, o também atual campeão do torneio e líder da véspera, Kouchi Yui foi o campeão com 157 (75/82). Na disputa Net da categoria até 13,6 o vencedor foi Tamotsu Kimura com 142 (70/72). O vencedor da categoria de 13,7 a 21,6 foi João Itimura com 144 (72/72). E na disputa de 21,7 a 32,2 o troféu de primeiro lugar ficou com José Carlos Trevisan que jogou 147 (75/72). No feminino, Ruth Yagui foi a campeã com 183 (89/94). Na disputa Net até 18,7, Rosa Kamizaki foi a primeira colocada com 154 (75/79). Na disputa da categoria de 18,8 a 25,1, Camila Omori foi a vencedora com 147 (73/74). Carla Costa foi a primeira colocada da categoria de 25,2 a 32,2 com 149 (67/82).

A fotografia espontânea de Sisi Terezin

Divulgação
A curitibana Sisi Terezin

Com olhar apurado e muita sensibilidade, há 7 anos a curitibana Sisi Terezin deixou de lado o diploma da licenciatura em educação física para encarar uma nova jornada em sua vida, a fotografia de casamento. Logo no começo do relacionamento, Sisi observava o trabalho do namorado Braulio Delai, especialista em registrar casamentos. O fato é que, com espírito de eterno aprendizado, Sisi decidiu apurar seus talentos naturais para a fotografia. Em conversas com Braulio, ela demonstrou interesse em seguir a profissão do companheiro e, em 2011 surgiu uma dupla de fotógrafos que, logo nos primeiros trabalhos, os noivos vibraram com os resultados das imagens. Em cenas espontâneas, com expressões faciais naturais, sorrisos e demonstrações de afeto, Sisi Terezin e Braulio Delai trabalham com a filosofia que cada casamento é único, com história especial que marca a vida de diversas pessoas que estão em volta do casal. Nessa filosofia, o trabalho realizado pela dupla é apontando nacionalmente como um dos mais autênticos da atualidade.

Passeio animal

Patricia Lion
Frequentar estabelecimentos comerciais com os pets é cada vez mais comum
continua após a publicidade

Desde que Pepe entrou para a família, a vida da party designer Duda Buffara mudou. Antes de sair para qualquer lugar, é preciso separar uma bolsinha com uma troca de roupa e alguns biscoitinhos. E, é claro, pensar no look que Pepe vai usar. “Ele sempre está super bem arrumado e as pessoas costumam parar para brincar e fazer carinho nele”, explica Duda.  Pepe – um cachorrinho da raça Lulu da Pomerânia de 1 ano e 6 meses – é praticamente uma celebridade em Curitiba. Além de acompanhar Duda em suas idas e vindas pela cidade, ele faz sucesso nas redes sociais – são mais de 500 curtidores em sua página no Facebook e de 3700 seguidores no Instagram. Mas o que ele mais gosta mesmo é de passear. “Tento levá-lo comigo sempre que saio, mas Curitiba ainda não possui muitos locais que permitem a entrada de animais. O passeio que mais gostamos de fazem é ir ao Shopping Crystal. Lá, podemos andar por praticamente todo o shopping e somos sempre muito bem recebidos”, explica Duda.  Ter a companhia do animal de estimação nos mais variados ambientes já é possível no Brasil e em diversos outros países. Essa tendência mundial trouxe os pets também para dentro dos estabelecimentos comerciais. Em sintonia com este novo comportamento, o Shopping Crystal liberou, desde 2012, a entrada e circulação de cães. “Percebemos que muitos clientes estavam sendo privados da companhia de seu animal de estimação enquanto faziam compras. Por isso, autorizamos a entrada dos pets”, afirma superintendente do Shopping Crystal, Gabrielle Zaniolo.  As lojas do Shopping também estão permitindo a entrada, facilitando, assim, a vida daqueles que querem a companhia de seus bichinhos durante as compras. Para mostrar que os pets são bem-vindos, as vitrines dos estabelecimentos que aprovam a permanência de cães são sinalizadas com um adesivo.  A liberação é para cachorros com coleira e guia, sempre acompanhados de seus donos. Os cães que pesam mais de 20 kg também devem estar com focinheira – conforme determinaç&at,ilde;o da lei municipal número 9493/99, regulamentada pelo decreto 642/2001. Está proibida a entrada de raças consideradas violentas.  A restrição de circulação é na Praça de Alimentação, nos cafés, banheiros e no fraldário. Pensando nisso, o Au. Pet Place oferece “hospedagem” e recreação para os mascotes. O espaço no Piso G3 conta ainda com bebedouro e pipi-dog.