A Unicesumar esteve presente em Harvard Business School, na cidade de Cambridge (MA) nos Estados Unidos. A Instituição faz parte do Instituto de Estratégia e Competitividade, liderado por Michael E. Porter, composto por 107 instituições conveniadas, destas, apenas 5 brasileiras. O Instituto dedica-se a estender a investigação pioneira do professor Porter, propagando sua pesquisa globalmente. Desta parceria, foi criada na Unicesumar o curso de MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, cujos cases de estudos e metodologia das aulas são os mesmos aplicados na Universidade americana. Os alunos possuem acesso a toda a biblioteca em vídeo, incluindo as palestras do professor Porter, além de documentários com protagonistas de caso, incluindo Chefes de Estado, ministros e governadores. Por este formato, o curso de MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios além da qualidade e do reconhecimento que a Unicesumar já possui no mercado, recebe o selo de qualidade do Instituto norte-americano. O curso está com inscrições abertas. Mais informações no site www.unicesumar.edu.br.

continua após a publicidade

 Karina Muniz Viana assume a direção do Museu da Imagem do Som do Paraná

Divulgação
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani e Karina Muniz Viana, nova diretora do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

A gestora museológica da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Karina Muniz Viana, é a nova diretora do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). Bacharel em Gravura, Karina é especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas. Atualmente também é mestranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.  “A escolha da Karina está de acordo com o novo direcionamento que queremos dar ao museu. Além disso, o trabalho que ela vem desenvolvendo nos últimos anos aqui na Secretaria da Cultura não deixa dúvidas de sua capacidade técnica e de gestão de projetos, fundamentais para a função”, comenta o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.  Nas palavras da própria Karina, o MIS-PR “vive um de seus momentos de maior transitoriedade. Desperta de um sono de 12 anos e assume o desafio de resignificação da sua identidade social”. Karina assume também a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) no lugar do historiador Renato Carneiro, que permanece como diretor do Museu Paranaense e inicia agora um projeto de interiorização do museu, parte dos planos e metas da Secretaria da Cultura para os próximos anos.

Aprenda a fazer o Croque Mademoiselle servido na Banoffi

Divulgação
Subchefe da casa ensina a receita em oficina da Semana da Gula

Na próxima sexta-feira (29), a subchefe da Banoffi, Gisele Gelbecke, estará na Livraria Cultura do Shopping Curitiba para contar os segredos do preparo de um saboroso Croque Mademoiselle, prato que faz sucesso no bistrô.
Quem acompanhar vai descobrir como os molhos pesto e bechamel dão um sabor especial para o sanduíche que é feito com ingredientes simples e fáceis de encontrar, dentre eles pão, queijo, presunto e mix de folhas. A oficina começa às 19h e faz parte da programação especial da Semana da Gula, promovido pela Livraria Cultura, que realiza oficinas relacionadas à gastronomia. O evento é aberto ao público, mas a degustação é limitada aos primeiros 15 que retirarem senha no local ant,es do início da oficina.

Cantora sueca é uma das últimas atrações da 34ª Oficina

Divulgação
Miriam Aïda

A cantora sueca Miriam Aïda é uma das atrações internacionais da 34ª Oficina de Música de Curitiba. Ela se apresenta no último dia do festival, nesta quarta-feira (27), às 19h, no Teatro do Paiol. Miriam é bastante popular em seu país e interpreta canções de músicos suecos escritas em parceria com letristas brasileiros, entre eles a paranaense Etel Frota. O show mostra esse trabalho que revela sua paixão pela música brasileira.
Desde sua estreia, em 2002, Miriam Aïda já lançou sete álbuns, entre trabalhos solo e como vocalista da banda sueca “A Bossa Elétrica”. Pesquisadora e amante da música brasileira, está lançando “Quatro Janelas”, seu terceiro álbum, que traz canções da bem sucedida parceria de músicos suecos com a letrista brasileira Etel Frota (os anteriores foram “A Bossa Elétrica do Norte” e “Letras ao Brasil”). “Quatro Janelas” traz um repertório de canções com letras em português, a maioria inéditas.
Além de Etel Frota, as canções receberam letras de Adriana Sydor, Alexandre Lemos e Thiagu Genthil. Outras faixas são “Consolação” (Baden Powell e Vinícius de Moraes), além de versões para o português de “Starman” (David Bowie, versão C. Stein, S. Homrich, T. Filho) e “Stiff Necked Fools” (Bob Marley, versão de Etel Frota e Miriam Aïda). Este novo trabalho é uma improvável mistura de samba e ritmos afro-brasileiros, reggae, jazz e soul. A sonoridade vibrante resulta do virtuosismo dos músicos suecos que a acompanham: Mats Andersson na violão de 7 cordas, Ola Bothzén e Finn Björnulfson na percussão.

André & Karina no fim de semana da Shed

Maykon Crystian
Cintia Turkievicz
continua após a publicidade

O último fim de semana da Shed Western Bar foi agitado na capital paranaense. Na sexta-feira (22/1), a balada premium trouxe para o palco o cantor Marcus Daniel e a dupla Tato & Ricardo. No sábado (23/1), quem esteve na programação da Shed foi o cantor Nadinho Santoro e a dupla André & Karina. Com canções pra lá de animadas e no ritmo dançante do sertanejo universitário, a dupla André & Karina garantiu diversão ao som do recém-lançado hit “Deu um nó”. Natural de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, a dupla vem conquistando o público do ritmo mais ouvido do momento. Nas redes sociais já são mais de quatro mil seguidores que acompanham o trabalho dos cantores.