UniBrasil divulga aprovados no vestibular tradicional 2016

O UniBrasil Centro Universitário divulgou o edital de aprovados no Vestibular Tradicional de Verão 2016. As matrículas acontecem entre os dias 24 e 26 de novembro, das 9h às 20h, no Setor de Recepção ao Ingressante (SRI), localizado no Térreo do Bloco I, no campus da Instituição.
O exame aconteceu no último sábado (14) e teve 55 questões, além de uma redação que abordou o acolhimento aos refugiados da guerra na Síria. Os aprovados concorreram a 3.130 vagas para os cursos de Administração – Presencial e à Distância, Biomedicina, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Serviço Social, Sistemas de Informação, além do novo curso de Arquitetura e Urbanismo.
Mais informações podem ser obtidas no site www.vestibular.unibrasil.com.br ou pelo telefone (41) 3361-4242.

Meliá Angra recebe selo prata no programa EcoLíderes do TripAdvisor

Divulgação
 Empreendimentos hoteleiros comprometidos com práticas sustentáveis

O Meliá Angra Marina & Convention Resort foi certificado com o selo prata do EcoLíderes, programa pertencente ao site de viagens TripAdvisor, que seleciona empreendimentos hoteleiros comprometidos com práticas sustentáveis. O programa EcoLíderes, desenvolvido em parceria com a consultoria da Rainforest Alliance e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulga as pousadas e os hotéis ecologicamente corretos, dos mais econômicos aos mais luxuosos. Esses estabelecimentos adotam práticas sustentáveis, como programas de reutilização de roupas de cama e toalhas, rastreamento do uso de energia regularmente, reciclagem, utilização de lâmpadas de baixo consumo e ainda informa funcionários e hóspedes sobre essas práticas sustentáveis.

Estudantes testam lei de Física na piscina

Divulgação
Alunos testaram na prática o Princípio de Arquimedes e outras leis da Física

Como é possível um prego de 3 cm afundar na água, mas garrafas PET conseguirem flutuar com uma pessoa de 70 kg em cima? Para desvendar esse mistério, os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Positivo, de Curitiba (PR) colocaram a mão na massa e testaram na prática o Princípio de Arquimedes e outras leis da Física. Eles foram desafiados a projetar e construir uma canoa de garrafas PET de 2 litros para participar da competição que premiou no boletim a equipe que conseguiu atravessar mais rápido a piscina do colégio, sem cair na água e ainda apresentando os cálculos corretos. A estrutura das canoas foi construída com base no princípio da hidrostática e no conteúdo que foi ensinado durante o ano. Chamadas de OFNIs (Objetos Flutuadores Não Identificados), as embarcações obedeceram critérios rigorosos de produção: cada uma deveria ter no máximo 1,5m por 2m e ser feita exclusivamente de garrafas PET de 2 litros. O uso de qualquer outro material que facilitasse a flutuação, como isopor, espuma, madeira, entre outros, desclassificaria a equipe – assim como o uso de materiais metálicos para unir as garrafas. Além disso, cada equipe teve que montar seu próprio remo. De acordo com o professor de Física do Colégio Positivo, José Motta, os estudantes testaram na prática, o que aprenderam nos materiais didáticos e também conceitos importantes para o desenvolvimento de qualquer projeto. “O princípio do empuxo é usado em todas as embarcações, como barcos e navios e também em balões, tripulados ou não. E para tirar do papel um projeto como esses é preciso, além das leis da Física, cooperação e trabalho em equipe”, disse o professor.

Alunos da Cinemateca lançam filmes em homenagem aos 40 anos do espaço

Divulgação
40 anos da Cinemateca de Curitiba

Em homenagem aos 40 anos da Cinemateca de Curitiba (completados em abril de 2015), nesta sexta-feira (20), às 19h, serão lançados dois filmes produzidos por 33 alunos do Curso Prático de Cinema Digital promovido pela Fundação Cultural de Curitiba. A programação é gratuita e reserva a exibição de um documentário e um curta-metragem de ficção.
O documentário “Cinemateca 40 anos” mostra a história do espaço na forma de um mosaico de planos poéticos e visuais. Já o curta-metragem de ficção “Você foi Avisado” é uma adaptação livre do conto escrito por Marcelo Amado, extraído da coletânea “Uma noite na Cinemateca – Mondo Estronho”. “Os filmes estão belíssimos, não dá para dizer que foram realizados em apenas dois dias de produção”, afirma o cineasta e coordenador das atividades, Geraldo Pioli.
Para os alunos do Curso Prático de Cinema Digital, trabalhar com o tema do aniversário foi muito valioso, pois além de um espaço de difusão do conhecimento sobre o audiovisual paranaense, a Cinemateca de Curitiba é um ponto de encontro entre produtores e pessoas que também têm interesse na área. Segundo o estudante de história Lucas Ferreira, o curso foi uma oportunidade para conhecer mais sobre a história da Cinemateca. “Foi especial a experiência de participar da produção do documentário e do curta de ficção”, afirma.

Procurador do Estado lança obra sobre teorias econômicas do contrato

Divulgação
Lançamento e sessão de autógrafos acontecem nesta quinta-feira (19), a partir das 17h30, na sede da APEP

Nesta quinta-feira (19), o procurador do Estado do Paraná Vinicius Klein lança a obra “A Economia dos Contratos: uma análise microeconômica”, pela editora CRV. O lançamento e sessão de autógrafos acontecem na sede da Associação dos Procuradores do Estado do Paraná – APEP, a partir das 17h30. A obra trata das teorias econômicas do contrato, em especial a sua adequação ao uso normativo. Traz uma ampla visão das principais propostas existentes na economia dos contratos, adotando a perspectiva do realismo crítico de Tony Lawson e uso do conceito lakatosiano de Programa de Pesquisa Científica (PPC). O primeiro PPC analisado na obra é o do Institucionalismo Original, através da Escola Institucionalista de Wisconsin. Já no contexto do mainstream da teoria microeconômica, discute-se os PPCs do equilíbrio geral, com foco nos contratos estado-contingentes de Arrow-Debreu e o PPC do equilíbrio parcial, integrando pela teoria dos incentivos e pela teoria dos contratos incompletos. Por fim, o PPC da Economia dos Custos de Transação é trabalhado no contexto da Nova Economia Institucional. O livro ainda discute as principais contribuições das teorias jurídicas, destacando-se a teoria relacional de Ian Macneil e a AED de Richard Posner. A análise é feita de forma acessível ao leitor, com foco nas premissas e nas principais propostas de cada PPC e sem fazer uso de formalizações matemáticas mais complexas. O autor conclui a obra identificando que quanto maior o caráter relacional mais inadequada torna-se a abordagem dos PPCs do mainstream e da ECT, fazendo-se necessária a utilização dos PPCs da teoria relacio,nal e do Institucionalismo Original, que guardam grande compatibilidade entre si.

Restam apenas mais duas edições da “Quarta Saudável”

Divulgação
O buffet especial do Monthez Hotel tem feito sucesso pelas saborosas opções sem glúten, sem lactose, doces diets e pratos vegetarianos oferecidos aos hóspedes e moradores da região de Brusque

Os aprecisdores da boa culinária saudável tem mais duas  oportunidades para conhecer as delícias da “Quarta Saudável” do Monthez Hotel & Eventos, com opções de pratos funcionais e saborosos aos hóspedes e moradores da cidade catarinense de Brusque e região. Pratos sem glúten e sem lactose, doces diets e opções vegetarianas integram o cardápio – que foi cuidadosamente elaborado por três nutricionistas, dois chefes de cozinha e duas confeiteiras. Serão realizadas apenas mais duas edições este ano: nos dias 2 e 16 de dezembro. O cardápio de delícias saudáveis é servido das 19h às 23h, ao preço de R$ 29,00 por pessoa. Informações e reservas pelo telefone (47) 3251-3717.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna