Radicado há 20 anos como morador de Nova York, o fotógrafo curitibano Adriano Hultmann volta à capital paranaense para trazer sua primeira mostra fotográfica ao Brasil. Na exposição “A Arte da Decomposição”, Hultmann apresenta imagens de lugares abandonados que encontrou enquanto viajava pelo estado nova-iorquino. A única regra seguida por Hultmann foi a já comum à exploração urbana, que visa retratar os lugares como eles são, nunca os alterando, preservando a autenticidade das imagens capturadas. A exposição tem coquetel de lançamento para convidados nesta quinta-feira (1º), às 18h, no Galpão Thá Cultural, em Curitiba. O público pode conferir as fotografias entre 2 e 18 de agosto, com entrada gratuita. Uma curiosidade: ao mesmo tempo que expõe pela primeira vez no país, as obras do fotógrafo foram escolhidas para serem exibidas na mostra “The Story of the Creative”, na Galeria See Me, em Nova York, de 25 de Julho a 10 de Setembro.

continua após a publicidade

Serviço

Exclusive opening: “A Arte da Decomposição”, fotógrafo Adriano R. Hultmann

Data: 1º de agosto, quinta-feira, entre 18h e 21h

continua após a publicidade

Local: Galpão Thá Cultural (Rua Riachuelo, 110, Centro)

Exposição aberta ao público: 2 a 18 de Agosto. De terça-feira a domingo, das 11h às 18h

continua após a publicidade

Entrada franca

Divulgação
Mostra no Galpão Thá Cultural tem entrada franca

Internet na Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Paraná inaugura no próximo dia 29 de julho um novo espaço para os seus usuários. Com o nome de “Biblioteca Online”, o local vai abrigar nove computadores com acesso gratuito à internet. Uma das máquinas será equipada com software acessível a deficientes visuais. A sala, anexa à Seção de História e Geografia, ganhou nova pintura, móveis e plotagens na parede. Para utilizar o serviço, é preciso fazer um cadastro no sistema da Biblioteca Online. Após o registro, o usuário pode usar os computadores por até uma hora. Monitores estarão disponíveis para auxiliar e tirar dúvidas.

A nova sala, assim como a substituição dos antigos fichários pela consulta online do acervo, ocorrida no último mês de junho, é mais uma etapa do amplo processo de revitalização da BPP, iniciada em 2011. Em 2012, a rede lógica e elétrica do prédio foi trocada e expandida, o que possibilitou a implementação da rede de internet sem fio, outra antiga reivindicação dos usuários. No mesmo ano, foi apresentado um projeto de reforma, assinado pelo arquiteto Manoel Coelho. O projeto prevê mudanças arquitetônicas e funcionais em toda a Biblioteca, que abrigará um café e um espaço maior para exposições e lançamentos de livros.

Divulgação
Após disponibilizar internet sem fio aos usuários, BPP inaugura nesta segunda-feira (29) a Biblioteca Online

Terapias de Inverno

O inverno está associado a vários fatores externos, como o clima, que pode influenciar a saúde no que diz respeito a resistência, condição física e sistema imunológico. Na Medicina Tradicional Chinesa, terapias que proporcionam aquecimento contribuem para melhorar o fluxo sanguíneo, descontrair tendões e músculos e prevenir doenças. Para esquentar nos dias frios, o Centro de Shiatsu Tereza Zanchi do Shopping Curitiba oferece as terapias em salas climatizadas. Os clientes podem ser massageados com Shiatsu Relaxante ou Massagem Ayurvéd,ica, que utilizam óleos aquecidos em movimentos de harmonização que liberam tensões acumuladas. O shiatsu é uma técnica milenar que significa pressão com os dedos. Foi criada na China e desenvolvida no Japão. Libera tensões acumuladas, restabelecendo a natureza holística do corpo e da mente, promovendo um estado de paz e harmonia. Praticado com intuição e sensibilidade, trabalha o corpo de forma suave, porém profunda. Já a Ayurvédica é uma massagem milenar indiana feita com óleo aquecido nas mãos em movimentos de harmonização, ativação e liberação de tensões. Ativa a circulação proporcionando bem-estar e relaxamento profundo.

Divulgação
Centro de Shiatsu Tereza Zanchi oferece diferentes alternativas para se aquecer no frio

Visita de campeão

O lutador curitibano e lenda viva dos ringues internacionais, Wanderlei Silva, visitou a Academia Gustavo Borges Barigui, na última quinta-feira (25/07). O carismático atleta de MMA encontrou-se com o professor de Jiu-Jitsu da unidade, Serginho Morais, que se prepara para disputar o campeonato UFC Rio no próximo dia 03 de agosto. Na mesma academia também atua o treinador de Wanderlei, André Dida, que ensina a técnica de origem tailandesa do Muay Thai. Os lutadores aproveitaram o encontro para tomar um cafezinho, e Silva recebeu uma camisa da Academia Gustavo Borges de presente.

Divulgação
Serginho Morais, professor de Jiu-Jitsu da Academia Gustavo Borges Barigui e lutador do UFC; Wanderlei Silva, lutador de MMA; e Marcelo Bruni, coordenador de fitness da Academia Gustavo Borges Barigui