SIM Galeria apresenta exposição do argentino Carlos Huffmann

Mitologia, televisão, jogos de vídeo game e desenhos animados são algumas das inspirações do artista argentino Carlos Huffmann, que apresenta suas mais recentes obras em uma exposição na SIM Galeria a partir do dia 18 de novembro. Telas impactantes e de grandes dimensões, como a obra El juegador, apresentada no stand da SIM Galeria na ArtRio – maior feira de artes da América Latina,compõem a primeira individual do artista no Brasil. Buscando inserir a pintura como um objeto de investigação, o artista mescla em sua técnica o uso de tinta a óleo e impressão inkjet ou UV sobre tela. As influências iconográficas contemporâneas são resgatadas em uma série de leituras pessoais que funcionam como fonte de reflexão para o público, como as pinturas baseadas em fotografias feitas pelo artista no campeonato Rally Paris Dakar. Nascido em Buenos Aires durante a ditadura militar, Huffmann formou-se em Economia e em 2003 entrou para o Instituto de Artes da Califórnia, o Cal Arts. Suas obras fazem fortes referências ao surrealismo pós-estruturalista e buscam investigar os mecanismos da ficção como um índice do real. “O argentino é uma das grandes apostas da arte contemporânea. Suas obras foram adquirias pelo Pérez Art Museum Miami e selecionadas pelo próprio Jorge Perez”, explica Guilherme Simões de Assis, diretor da SIM Galeria. A exposição permanece em cartaz até o dia 20 de dezembro, com entrada franca.

Experiência sensorial

Cheng NV
A arquiteta Julia Sabbag e Rosângela Sabbag

Para a estreia em grande estilo na Ambienta Mostra Versace Ceramics, que abre suas portas ao público no próximo dia 18 de novembro, a paisagista Rosângela Sabbag e a arquiteta Julia Sabbag criaram um ambiente inspirado nos belos jardins italianos. A área externa e o lounge reúnem diversas plantas com contraste de cores e aromas, transformando a visita em uma experiência sensorial única. Com toques sofisticados e contemporâneos característicos da marca Versace, a dupla apostou nos aromas de jasmim e alecrim para criar uma atmosfera envolvente para os visitantes da mostra.

Médico lança primeiro romance em Curitiba

Heloisa Rego
Lançamento de “Na Barriga da Baleia”, publicado pela Editora Íthala, aconteceu na Livraria da Vila, em Curitiba

“A dificuldade para publicar um livro exige muitos esforços e a superação de muitos obstáculos. E a recompensa vai além do simples momento de autografá-lo. Estou falando da realização de um sonho. Da concretização de um projeto”, afirmou o médico paranaense Marco Teixeira, em sessão de autógrafo do romance “Na Barriga da Baleia”, publicado pela Editora Íthala e lançado na última quinta-feira (6), na Livraria da Vila, em Curitiba. O livro apresenta fatos ocorridos durante os 25 anos de vida de Jonas, personagem central da história, desde o nascimento, passando pela infância e adolescência até o internamento em hospital psiquiátrico. Durante o lançamento do livro, o autor informou que têm mais dois romances prontos para serem publicados. “Um policial e um drama. Essa experiência do primeiro romance foi fundamental para minha decisão: sou escritor e quero seguir esse caminho. Mas sei que não basta apenas talento e vontade para escrever. Existem muitos obstáculos a serem enfrentados. No entanto, o mercado editorial e o público leitor receberam muito bem a história de Jonas”, coloca. Parte da renda obtida na sessão de autógrafos foi revertida para o grupo de proteção animal “Tomba Latas”, de Curitiba.

Escritor reforça a importância, da leitura para estudantes

Bebel
O universo literário foi um dos temas abordados durante uma série de bate-papos com o jovem autor curitibano

Estudantes de Curitiba tiveram a oportunidade de bater um papo com Gustavo Moreira, escritor revelação e autor de dois romances “Sem Limites”, produção independente, e “Tela Vazia”, pela Arte Editora.Os encontros aconteceram em escolas e colégios da capital e versaram sobre leitura, escrita, imaginação, internet e política. Aos 20 anos, ele se prepara para conquistar leitores de outro país e alçar voos mais altos. No ano que vem, Gustavo lança em Portugal, pela editora Chiado, o terceiro livro: “Vida Real Imaginada”. Gustavo Moreira esteve em seis escolas do ensino público e conversou com centenas de jovens sobre assuntos da atualidade. Mas o que mais chamou a atenção do público foi a experiência de Gustavo no mundo da literatura. Além disso, os jovens fizeram muitas perguntas sobre temas relacionados ao meio universitário. Lucas Gabriel, que ganhou um livro do escritor, disse que gostou de ouvir ele falar. “Foi interessante”. Já Bruno Henrique de Souza elogiou o carisma de Gustavo. Manoela de Souza achou incentivador o bate-papo e confessou que saiu da escola com vontade de ser escritora também. A pedagoga Fabiana Côrtes, que acompanhou os encontros, afirmou que as obras de Gustavo têm uma linguagem que atrai os leitores adolescentes. Franciane Oliveira, diretora de uma das escolas, afirmou que esse é o diferencial da literatura que Gustavo produz. Regina Niece também desejou que os livros de Gustavo alcancem sucesso sem limites. Ao final de cada encontro, Gustavo agradeceu a presença de todos e recebeu muitos votos de sucesso. Ele disse que a experiência de falar com jovens sobre literatura é gratificante. “Os jovens de hoje não têm o hábito de ler e escrever. Mas isso não se deve à falta de vontade deles. Acredito que existe pouco estímulo para que leiam e escrevam mais. Espero que tenha contribuído para que a partir de agora esses estudantes ampliem seus horizontes e percepções do mundo, que busquem alternativas para o futuro e desenvolvam suas habilidades por meio dos livros. Enfim, que tenham prazer em ler um livro do começo ao fim”.

Bebel
Lucas Gabriel ganhou um livro autografado do escritor

A série de bate-papo foi realizada nas seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Angelo Trevisan, Colégio Estadual Pinheiro do Paraná e Colégio Estadual Francisco Zardo, em Santa Felicidade; Colégio Estadual Bom Pastor, nas Mercês, e Escola Estadual Santo Antônio e Escola Estadual Ivo Zanlorenzi, no Campo Comprido.  Antes de retornar a Brasília, onde estuda Letras e trabalha, Gustavo Moreira proferiu uma palestra na Uniandrade para estudantes do curso de Letras. “Foi muito gratificante trocar informações experiências com pessoas de outras faixas de idade, mais velhas que eu, e que fazem o mesmo curso”.

Cineplex traz novidades na programação semanal e Festival de Cinema Judaico

Divulgação
Salas de cinema do Shopping Novo Batel exibem filmes de todos os gêneros, na semana que vai de 13 a 19; e reforçando os valores judaicos, festival que traz filmes e documentários premiados segue com programação especial. Na foto o filme November Man

Representante argentino na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2015, “Relatos Selvagens” é um dos destaques da programação do Cineplex Batel, entre os dias 13 e 19 de novembro. O filme dirigido por Damian Szifrón mescla os gêneros comédia, suspense e drama. Para quem gosta de ação a novidade é “November Man” e para os apaixonados há “O melhor de mim”. A semana também terá em cartaz a cinebiografia do cantor Tim Maia. Veja mais sobre os filmes em cartaz nas sal,as de cinema do Shopping Novo Batel. Em “Relatos Selvagens”, diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle. O filme reúne seis histórias em que situações ruins, porém comuns, se transformam em grandes tragédias quando seus protagonistas tomam decisões extremas, cansados da exploração do governo, das decepções do amor ou da opressão diária.

Em “November Man – Um Espião Nunca Morre” Pierce Brosnan é Peter Devereaux, um ex-agente da CIA trazido de volta para uma missão de cunho pessoal, que se volta contra seu pupilo em uma batalha mortal envolvendo a alta hierarquia da CIA e o presidente da Rússia recém eleito. O filme mescla espionagem, ação e suspense.

“O melhor de mim” conta a história dos adolescentes Amanda (Liana Liberato) e Dawson (Luke Bracey), que se apaixonam. O pai da garota não aprova o relacionamento e, com o passar do tempo, os jovens acabam se afastando e tomando rumos diferentes. Duas décadas mais tarde um funeral faz com que os dois (Michelle Monaghan e James Marsden) voltem à cidade natal e se reencontrem. É o momento de ver se os sentimentos persistem e avaliar as decisões que tomaram na vida.

Na cinebiografia do cantor Tim Maia, baseada no livro “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”, o expectador percorre cinquenta anos na vida do artista, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna