O Teatro Paiol será palco do lançamento do CD “Caxangá – Sambas Paranaenses”. Em dois shows, que acontecem nos dias 30 e 31 de julho, o trabalho desenvolvido pelo grupo Caxangá traz composições que remetem ao cotidiano popular apresentado em sambas e bossas. O CD é a eternização do sonho dos instrumentistas Fábio Abu-Jamra, Ricardo Garcia Salmazo, Wagner Bennert e Leandro Superchisnki, criadores do grupo Caxangá, músicos que sempre demonstraram interesse em despertar a emoção e a diversão por meio da música, independente do estilo. Além do quarteto de instrumentistas, o CD conta com convidados especiais, dentre eles, Jaime Alem, responsável pelos arranjos de algumas músicas do repertório e que também faz uma participação especial nos shows de lançamento no Teatro Paiol. Jaime Alem é maestro, arranjador, compositor e músico conceituado nacionalmente. Foi diretor musical da cantora Maria Bethânia por 30 anos, e compôs a trilha sonora dos filmes “Dois Filhos de Francisco” e “Mutum”. Para confraternizar e somar qualidade ao trabalho, o grupo convidou ainda os músicos Clayton Silva (flauta), Marcos Aurélio Almeida (trompete), Cesar Matoso (saxofone), Bruno Brandalise (trombone), Daniel Migliavacca (bandolim), Cle Santos (percussão), Gleison Meneguci (bateria) e Luiz Rolin (bateria e percussão).

continua após a publicidade
Renato Mangolin
Jaime Alem é maestro, arranjador, compositor e músico conceituado nacionalmente

Milena Castilho é a presença feminina do CD. Sua voz traz leveza e sofisticação às apresentações do quarteto, enquanto sua naturalidade e talento convidam seus ouvintes a celebrar em canto e dança as interpretações. O CD é fruto da Lei de Municipal de Incentivo à Cultura, por meio do mecenato subsidiado de 2012 da Fundação Cultural de Curitiba, e contou o incentivo do Shopping Pátio Batel e Celepar. A direção musical é de Fábio Abu-Jamra e a produção do espetáculo e fonográfica leva a assinatura da MPB JAZZ Promoções e Eventos sob a batuta de Laís Pires e Cris Mascarenhas. Elas destacam que “os sambas vêm com um suingue sem igual, arranjos primorosos, naipe de sopros de primeiríssima linha e “cozinha” que deixarão o público com as pernas bambas de tanto sambar”. As composições do CD são dos paranaenses: Bruno Santos de Lima, Cláudio Cesar da Silva, Leonardo Jackson de Lima, Elias Fernandes de Paula, Ivo Pereira de Queiroz, Ricardo Garcia Salmazo, Renato Pospissil e Hardy Guedes Filho. No dia 28 de agosto, o grupo fará também duas apresentações gratuitas como parte da programação da Semana da Cultura, no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, às 10 horas e 14h30.

Serviço
Shows de lançamento do CD “Caxangá – Sambas Paranaenses”, do grupo Caxangá
Datas: 30 de julho, às 20 horas, e 31 de julhos, às 19 horas
Local: Teatro Paiol – Largo Professor Guido Viaro s/nº
Ingresso: gratuito

Confeitaria Funcional de Curitiba tem pudim que ajuda a emagrecer

Marcelo Krelling
Chia Pudding

Doces podem ajudar a emagrecer? A resposta é sim. Desde que sejam doces funcionais, feitos com ingredientes que fazem bem à saúde. E nessa proposta, um dos doces mais procurados na Funfit Faz Bem é o Chia Pudding, um pudim que pode ajudar a emagrecer, devido às suas propriedades nutricionais. A receita é sem mistérios: leite de coco, chia, açúcar demerara e geleia artesanal de frutas vermelhas. Tanto, no visual, quanto no sabor, essa sobremesa encanta quem a experimenta. As sementes de Chia são conhecidas por serem aliadas na perda de peso. “A Chia possui alta quantidade de fibras solúveis e insolúveis, as quais, quando chegam ao estômago e entram ao em contato com o suco gástrico, se transformam em uma espécie de gel, fazendo com que aumente a saciedade. Assim, a busca por alimentos ou a fome, diminui e auxilia na perda de peso”, explica a nutricionista Yasmin Amorim. Além disso, a chia é rica em cálcio, magnésio, aminoácidos, ferro, potássio e zinco. Seu consumo regularmente deixa a pele mais bonita, melhora o humor e previne o envelhecimento precoce. O Chia Pudding pode ser encontrado diariamente na Funfit Faz Bem, confeitaria funcional localizada no Juvevê. Além dele, o cardápio conta com inúmeras opções de doces sem glúten, sem lactose e sem açúcar refinado, para fazer a hora da sobremesa ainda mais feliz.

Grupo Servopa traz a Curitiba Paulo Storani

Fabiano Guma
Paulo Storani
continua após a publicidade

Na última segunda-feira, o Grupo Servopa reuniu seus colaboradores no auditório da Fiep, no Cietep, para uma palestra especial com o verdadeiro “Capitão Nascimento”, o Paulo Storani, que deixou uma grande lição: “transforme o seu trabalho em uma missão”. Ele foi recebido pelo superintendente do Grupo Servopa, Eustache Jean Tsiflidis Junior, por Corina Voswinckel e Roger Pedroso, diretor do grupo.

Na correria

Divulgação
Tatiane Mickosz do Nascimento

Em outubro, com apoio da Cyrela, a curitibana Tatiane Mickosz do Nascimento parte para o Havaí, onde participa do XTerra World Championship Off-Road Triathlon – uma das principais provas mundiais de triathlon. Junto com mais de 800 atletas profissionais e amadores de 28 países, Tatiane vai fazer um percurso de 1,5 km de natação, 36 km de bicicleta e 10,5 km de corrida. A atleta – que é arquiteta e faz parte da equipe Cyrela há três anos – foi selecionada para o campeonato após ser vice-campeã do XTerra Brazil, que aconteceu em maio em Ilhabela (SP).

Programa de avós e netos

Divulgação
Além do cardápio variado que agrada todas as idades, a casa é um verdadeiro museu dos Anos 80, com decoração temática e vários brinquedos antigos para os avós relembrarem o passado e contarem para os netos
continua após a publicidade

Muitas avós têm uma linda tradição, costumam reunir os netos uma vez por semana ou por mês em casa. Uma maneira simples e tão eficiente de unir a família, afinal comer em família é um ritual que nos aproxima e nos ensina a conviver em harmonia. Nada como a experiência dos mais velhos. E é exatamente uma data muito especial que o The Sub’s gostaria de homenagear: dia 26 de julho, o Dia dos Avós. “Nossa ideia é sugerir o espaço do The Sub´s para os netos trazerem seus avós. Um almoço, um jantar ou até para um suco ou uma sobremesa”, diz Leonardo Costa, sócio-proprietário do restaurante.
Além do cardápio bem diversificado e muito saboroso, outro atrativo da casa é o “museu” que decora o ambiente com as inúmeras lembranças dos anos 80. São brinquedos, músicas, clips na televisão, vinil na decoração e muitos ícones de uma geração. Para os avós mais moderninhos, a sugestão é o Philly Steak (R$ 19,90), um sanduíche com uma generosa porção de roast beef cortado em tiras, cebola e champignons grelhados, queijo mussarela e molho Barbecue, servido no pão estilo australiano. Ou para os que não gostam de carne vermelha a opção é o Crispy Chicken (R$ 19,90), com tiras de frango crocante, queijo mussarela, tomate, cebola, alface americana e molho Ros&e,acute;. Todos vêm acompanhados de maionese da casa e batata frita ou batata frita doce.
Já para os avós que preferem não sair tanto do controle da alimentação, as saladas, exemplo da Salmon e Blue Cheese, ou pratos como o Big Daddy (350g de bife Ancho Angus grelhado com molho Chimichurri e acompanhamento), além das famosas batatas assadas e ainda escondidinhos, são ótimas opções.
A ideia de comemorar essa data com os avós é justamente aproveitar o tempo que temos para demonstrar todo nosso amor, para essas pessoas que são “pais com açúcar”, afinal avós sempre “estragam” os netos.