Show de lançamento de CD do grupo Caxangá no Paiol traz sambas de compositores paranaenses

O Teatro Paiol será palco do lançamento do CD “Caxangá – Sambas Paranaenses”. Em dois shows, que acontecem nos dias 30 e 31 de julho, o trabalho desenvolvido pelo grupo Caxangá traz composições que remetem ao cotidiano popular apresentado em sambas e bossas. O CD é a eternização do sonho dos instrumentistas Fábio Abu-Jamra, Ricardo Garcia Salmazo, Wagner Bennert e Leandro Superchisnki, criadores do grupo Caxangá, músicos que sempre demonstraram interesse em despertar a emoção e a diversão por meio da música, independente do estilo. Além do quarteto de instrumentistas, o CD conta com convidados especiais, dentre eles, Jaime Alem, responsável pelos arranjos de algumas músicas do repertório e que também faz uma participação especial nos shows de lançamento no Teatro Paiol. Jaime Alem é maestro, arranjador, compositor e músico conceituado nacionalmente. Foi diretor musical da cantora Maria Bethânia por 30 anos, e compôs a trilha sonora dos filmes “Dois Filhos de Francisco” e “Mutum”. Para confraternizar e somar qualidade ao trabalho, o grupo convidou ainda os músicos Clayton Silva (flauta), Marcos Aurélio Almeida (trompete), Cesar Matoso (saxofone), Bruno Brandalise (trombone), Daniel Migliavacca (bandolim), Cle Santos (percussão), Gleison Meneguci (bateria) e Luiz Rolin (bateria e percussão).

Renato Mangolin
Jaime Alem é maestro, arranjador, compositor e músico conceituado nacionalmente

Milena Castilho é a presença feminina do CD. Sua voz traz leveza e sofisticação às apresentações do quarteto, enquanto sua naturalidade e talento convidam seus ouvintes a celebrar em canto e dança as interpretações. O CD é fruto da Lei de Municipal de Incentivo à Cultura, por meio do mecenato subsidiado de 2012 da Fundação Cultural de Curitiba, e contou o incentivo do Shopping Pátio Batel e Celepar. A direção musical é de Fábio Abu-Jamra e a produção do espetáculo e fonográfica leva a assinatura da MPB JAZZ Promoções e Eventos sob a batuta de Laís Pires e Cris Mascarenhas. Elas destacam que “os sambas vêm com um suingue sem igual, arranjos primorosos, naipe de sopros de primeiríssima linha e “cozinha” que deixarão o público com as pernas bambas de tanto sambar”. As composições do CD são dos paranaenses: Bruno Santos de Lima, Cláudio Cesar da Silva, Leonardo Jackson de Lima, Elias Fernandes de Paula, Ivo Pereira de Queiroz, Ricardo Garcia Salmazo, Renato Pospissil e Hardy Guedes Filho. No dia 28 de agosto, o grupo fará também duas apresentações gratuitas como parte da programação da Semana da Cultura, no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, às 10 horas e 14h30.

Serviço
Shows de lançamento do CD “Caxangá – Sambas Paranaenses”, do grupo Caxangá
Datas: 30 de julho, às 20 horas, e 31 de julhos, às 19 horas
Local: Teatro Paiol – Largo Professor Guido Viaro s/nº
Ingresso: gratuito

Confeitaria Funcional de Curitiba tem pudim que ajuda a emagrecer

Marcelo Krelling
Chia Pudding

Doces podem ajudar a emagrecer? A resposta é sim. Desde que sejam doces funcionais, feitos com ingredientes que fazem bem à saúde. E nessa proposta, um dos doces mais procurados na Funfit Faz Bem é o Chia Pudding, um pudim que pode ajudar a emagrecer, devido às suas propriedades nutricionais. A receita é sem mistérios: leite de coco, chia, açúcar demerara e geleia artesanal de frutas vermelhas. Tanto, no visual, quanto no sabor, essa sobremesa encanta quem a experimenta. As sementes de Chia são conhecidas por serem aliadas na perda de peso. “A Chia possui alta quantidade de fibras solúveis e insolúveis, as quais, quando chegam ao estômago e entram ao em contato com o suco gástrico, se transformam em uma espécie de gel, fazendo com que aumente a saciedade. Assim, a busca por alimentos ou a fome, diminui e auxilia na perda de peso”, explica a nutricionista Yasmin Amorim. Além disso, a chia é rica em cálcio, magnésio, aminoácidos, ferro, potássio e zinco. Seu consumo regularmente deixa a pele mais bonita, melhora o humor e previne o envelhecimento precoce. O Chia Pudding pode ser encontrado diariamente na Funfit Faz Bem, confeitaria funcional localizada no Juvevê. Além dele, o cardápio conta com inúmeras opções de doces sem glúten, sem lactose e sem açúcar refinado, para fazer a hora da sobremesa ainda mais feliz.

Grupo Servopa traz a Curitiba Paulo Storani

Fabiano Guma
Paulo Storani

Na última segunda-feira, o Grupo Servopa reuniu seus colaboradores no auditório da Fiep, no Cietep, para uma palestra especial com o verdadeiro “Capitão Nascimento”, o Paulo Storani, que deixou uma grande lição: “transforme o seu trabalho em uma missão”. Ele foi recebido pelo superintendente do Grupo Servopa, Eustache Jean Tsiflidis Junior, por Corina Voswinckel e Roger Pedroso, diretor do grupo.

Na correria

Divulgação
Tatiane Mickosz do Nascimento

Em outubro, com apoio da Cyrela, a curitibana Tatiane Mickosz do Nascimento parte para o Havaí, onde participa do XTerra World Championship Off-Road Triathlon – uma das principais provas mundiais de triathlon. Junto com mais de 800 atletas profissionais e amadores de 28 países, Tatiane vai fazer um percurso de 1,5 km de natação, 36 km de bicicleta e 10,5 km de corrida. A atleta – que é arquiteta e faz parte da equipe Cyrela há três anos – foi selecionada para o campeonato após ser vice-campeã do XTerra Brazil, que aconteceu em maio em Ilhabela (SP).

Programa de avós e netos

Divulgação
Além do cardápio variado que agrada todas as idades, a casa é um verdadeiro museu dos Anos 80, com decoração temática e vários brinquedos antigos para os avós relembrarem o passado e contarem para os netos

Muitas avós têm uma linda tradição, costumam reunir os netos uma vez por semana ou por mês em casa. Uma maneira simples e tão eficiente de unir a família, afinal comer em família é um ritual que nos aproxima e nos ensina a conviver em harmonia. Nada como a experiência dos mais velhos. E é exatamente uma data muito especial que o The Sub’s gostaria de homenagear: dia 26 de julho, o Dia dos Avós. “Nossa ideia é sugerir o espaço do The Sub´s para os netos trazerem seus avós. Um almoço, um jantar ou até para um suco ou uma sobremesa”, diz Leonardo Costa, sócio-proprietário do restaurante.
Além do cardápio bem diversificado e muito saboroso, outro atrativo da casa é o “museu” que decora o ambiente com as inúmeras lembranças dos anos 80. São brinquedos, músicas, clips na televisão, vinil na decoração e muitos ícones de uma geração. Para os avós mais moderninhos, a sugestão é o Philly Steak (R$ 19,90), um sanduíche com uma generosa porção de roast beef cortado em tiras, cebola e champignons grelhados, queijo mussarela e molho Barbecue, servido no pão estilo australiano. Ou para os que não gostam de carne vermelha a opção é o Crispy Chicken (R$ 19,90), com tiras de frango crocante, queijo mussarela, tomate, cebola, alface americana e molho Ros&e,acute;. Todos vêm acompanhados de maionese da casa e batata frita ou batata frita doce.
Já para os avós que preferem não sair tanto do controle da alimentação, as saladas, exemplo da Salmon e Blue Cheese, ou pratos como o Big Daddy (350g de bife Ancho Angus grelhado com molho Chimichurri e acompanhamento), além das famosas batatas assadas e ainda escondidinhos, são ótimas opções.
A ideia de comemorar essa data com os avós é justamente aproveitar o tempo que temos para demonstrar todo nosso amor, para essas pessoas que são “pais com açúcar”, afinal avós sempre “estragam” os netos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna