A Serra Verde Express, companhia que opera o trajeto de trem entre Curitiba e Morretes, no Paraná, acaba de aderir à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população brasileira sobre os perigos do câncer de mama e da importância do exame preventivo. Além de destinar, durante o mês de Outubro, parte das vendas de seus bilhetes para o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), a companhia pintou um vagão inteiro de sua composição de rosa, cor-símbolo do evento.

continua após a publicidade
Divulgação
O diretor de mercado do grupo RIC Paulo Makiolki, a presidente do Humsol Tania Mary Gomez, o diretor comercial da Serra Verde Express Adonai Arruda Filho e a presidente do PROVOPAR Estadual Carlise Kwiatkowski

Também como parte do apoio dado à ação contra o câncer de mama, o saguão de embarque do trem, na Rodoferroviária de Curitiba, conta com imagens do trabalho realizado pela Humsol e fotos de mulheres que venceram a doença, chamadas de As Vencedoras. O Humsol é uma Organização Civil de Interesse Público fundada em julho de 2009, que reúne voluntários interessados em promover mudanças pela informação, inclusão cidadã e oficinas nas áreas de assistência social, cultural, educacional, ambiental e de saúde.

Bebel
O evento contou com a surpresa das mulheres chamadas “As Vencedoras”

Para o lançamento da campanha, no dia 02 de outubro, foram convidadas as Vencedoras e mulheres paranaenses que se sensibilizam com a ação, para um café da manhã na Estação Ferroviária de Curitiba. De acordo com o gerente comercial e marketing da Serra Verde Express, Rogério Nunes, faz parte da filosofia da empresa sempre estar junto com a população em ações sociais. “Nós participamos de inúmeras causas em prol do bem estar. Agora, abraçamos também o Outubro Rosa, iniciativa séria, idônea e de alta relevância não só para a mulher, mas para o Brasil”.

Juarez Köhler participou da 18ª edição do Congresso Brasileiro de Ortodontia

Verônica Pacheco
Gerson, Nilse e Juarez Köhler, equeipe da Clínica Köhler Facial

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro foi realizada a 18ªedição do Congresso Brasileiro de Ortodontia, no Expo Center Norte, em São Paulo. O tema do evento foi “Crescimento Profissional com a Ortodontia” e o congresso contou com a presença de professores brasileiros e estrangeiros, pesquisadores e profissionais de destaque no cenário ortodôntico. “O evento possibilitou uma troca de conhecimento e práticas científicas muito interessantes, valeu a pena participar”, observa Juarez F. W. Köhler, ortopedista facial e ortodontista, membro especialista da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), filiada à World Federation of Orthodontists (WFO – USA). O evento também apresentou as tendências do mercado ortodôntico, com a exposição de produtos e atividades de aproximadamente 100 empresas, ofereceu 26 cursos de imersão, 150 conferências, 500 painéis científicos e diversas outras atividades. “A atualização na área é fundamental para aplicar os novos conhecimentos no cotidiano da profissão, proporcionando tratamentos cada vez mais modernos aos pacientes”, destaca Juarez, que integra a equipe interdisciplinar da Köhler O,rtofacial, com o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler e a fonoaudióloga Nilse Waltrick Köhler, especialista em Distúrbios Miofuncionais da Face. Para Juarez, o congresso foi especialmente importante, pois teve conotações interdisciplinares e multiprofissionais. “Um assunto de destaque veio de uma fonte que não atua exatamente em ortodontia. Elisa Altmann – fonoaudióloga mioterapeuta – apresentou palestra sobre exercícios miofuncionais, área de Nilse Köhler, na atuação interdisciplinar da equipe Köhler sobre as questões da apnéia obstrutiva do sono. A retonificação da base lingual e do palato mole é essencial no tratamento do problema, já que eles são os grandes vilões do ronco e da apnéia. Isto reafirma os princípios usados na Köhler Ortofacial, pois esta estratégia já é aplicada por Nilse nos pacientes apnéicos tratados em contexto médico-odontológico-mioterápico”, acrescenta o ortodontista.

PUCPR promove a 2° Semana de Moda

continua após a publicidade

Começou nesta segunda-feira (1) a 2° Semana de Moda da PUCPR. O evento vai até o dia 5 e é realizado pela Escola de Arquitetura e Design. A programação conta com palestras e workshops de profissionais da área. Estarão presentes: Sylvia Cesario Pereira, Nina Almeida Braga, Sérgio Sudsilowsky, Marcio Alek, Cris Bemvenutti, Sérgio Povoa Pires e Claúdia Stenger. No dia 4, a Semana promove o bazar de troca e venda de roupas, como um incentivo para renovar o guarda-roupa de maneira sustentável. A participação é gratuita e aberta a comunidade. O evento começa as 18h no Hall do Bloco Vermelho. Ainda para promover a sustentabilidade, no dia 5, alunos do curso de Design de Moda apresentam looks confeccionados com retalhos doados pela marcas apoiadoras, entre elas: Lafort, Osklen, Jefferson Kulig, Tangleica e Revê. Cada um dos dez alunos selecionados irá apresentar dois modelos, que serão avaliados por profissionais do setor de vestuário e confecção. O vencedor será revelado após o desfile, que acontece no Museu Universitário, às 20h.

Exposição “Reciclar É Legal!!!”

Divulgação
A exposição “Reciclar É Legal!!! abre suas portas para visitação pública, no dia 02 de outubro e permanece no hall do Canal da Música até o dia 14 de outubro. A exposição traz à discussão a necessidade da reciclagem do lixo que a humanidade produz

Com uma linguagem fácil e simples, o tema foi desenvolvido para esclarecer crianças e adultos, suscitando o entendimento de que o que fazemos com o lixo que produzimos a partir do que consumimos, de alimentos a informações, é de responsabilidade do indivíduo. Os artistas plásticos Frank Novakoski e Rogério Aquino do grupo Reciclarte são responsáveis pelas obras da exposição que se transformaram em artes vindas do lixo que despejamos sem critério em toda a parte. Com uma visão própria os artistas construíram obras e instalações demonstrando a nossa falta de consciência coletiva; E nos chamam a razão, despertando a urgência em mudarmos nossas atitudes. Como parte das atividades da exposição, Rogério e Frank oferecem a escolas interessadas, uma oficina de reciclagem de lixo para construir pequenas peças. Ainda existem horários e dias disponíveis para os interessados, para tanto basta entrar em contato com o Departamento de Eventos do Canal da Música pelos telefones (41) 3331-7505/3331-7513 e agendar a visitação e participação da oficina.

Biblioteca Pública promove semana de eventos em homenagem a Helena Kolody

Acervo pessoal de Adélia Maria Woellner
Programação comemorativa do centenário de nascimento da escritora Helena Kolody inclui exposição, duas peças de teatro, leituras de poemas e exibição de curta-metragem
continua após a publicidade

De 8 a 11 de out,ubro, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove a Semana Helena Kolody 100 anos. Serão realizados diversos eventos para celebrar o aniversário da autora, que no dia 12 de outubro completaria 100 anos. A entrada é gratuita para todas as atividades.No dia 8 (segunda-feira), será inaugurada a exposiçãoHelena Kolody 100 anos, no hall térreo, com fotografias, poemas e depoimentos da autora. A mostra, que fica em cartaz até 26 de outubro, também inclui conteúdos (imagens e textos) dispostos nas paredes que acompanham as escadas de todo o prédio. Ainda no dia 8, o diretor Edson Bueno e o Grupo Delírio Cia de Teatro vão apresentar uma peça inédita, inspirada na obra da autora, no Auditório Paul Garfunkel, a partir das 15h. O curta-metragem A babel da luz, do cineasta Sylvio Back, sobre a escritora, será exibido no dia 9 (terça-feira), no Auditório Paul Garfunkel, das 10h às 11h30. No dia 10 (quarta-feira), o filme, de 10 minutos, terá sessões entre 15h e 17h. No dia 11 (quinta-feira), a atriz Kaliupe Sachet apresenta, no hall térreo, um monólogo sobre a poeta, a partir das 15h — dentro do projeto Aventuras Teatrais. Durante toda a semana, o elenco do Grupo Delírio Cia de Teatro fará leituras de poemas da autora em diversas salas da BPP, em horários variados. O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, lembra que, em 2012, ano do centenário da autora, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec) colocou em circulação a revista Helena, publicação cultural que em sua primeira edição apresentou um dossiê sobre a autora paranaense. Pereira completa que, neste mesmo ano, a Seec instituiu o Prêmio Paraná de Literatura 2012, cuja categoria de poesia foi batizada com o nome de Helena Kolody. “A Helena foi uma voz importante, inclusive no cenário nacional. Nada mais justo do que a Biblioteca Pública prestar uma homenagem, que inclusive pode fazer com que o público passe a ler e a reler a obra dela”, diz Pereira, completando que a edição de outubro do jornal Cândido, publicado pela BPP, traz um especial sobre a autora.

Corrida Intersedes reúne 460 participantes

Divulgação
Eduardo Amaral e Alisson Tracz durante a Terceira edição do evento percorreu as três sedes do Clube Curitibano

O Clube Curitibano realizou neste domingo (30/09) a 3a Corrida Intersedes, que contou com a participação de 460 inscritos. Os atletas se inscreveram para participar de uma corrida de rua que passaria por algumas das várias sedes do clube. Os atletas poderiam escolher entre correr 10km, 15km ou 30km, pedalar no mesmo percurso ou caminhar por 5km. A saída aconteceu no início da manhã na sede social do Curitibano, na Avenida Getúlio Vargas e a chegada aconteceu na sede de golfe, na Estrada da Graciosa, em Quatro Barras. O departamento de esportes contou com um staff de 90 pessoas que participou da organização e da segurança dos atletas durante os 30 km do percurso da corrida. A cada 5km foram instalados pontos de hidratação, onde os corredores podiam tomar água ou isotônicos ou saborear uma fruta. Na chegada na sede de golfe em Quatro  Barras, cada participante recebeu uma medalha pela participação na prova. Depois durante o almoço, foram sorteados brindes doados pelos patrocinadores da prova. A 3a Corrida Intersedes teve o patrocínio da Globo Renault, Amil Saúde, Spaipa e da Rimatur Transportes. Para o vice-diretor da área de corridas e esportes de aventura, Iberê de Assis Júnior, “a prova foi um grande sucesso. Estamos na terceira edição e chegamos a quase 500 participantes. Na primeira edição tivemos apenas 58 participantes. Para a prova do ano que vem, pretendemos criar a prova de corrida de 5km, o que deve aumentar bastante o número de participantes”, citou ele.

VENCEDORES DAS PROVAS

PROVA 30 KM

1.o lugar masculino – Arnaldo Laporte

1.o lugar feminino – Paula Costantini

PROVA 15KM

1o. lugar masculino – Marcelo Antônio Maingué

1.o lugar feminino – Cláudia Fressato Bittencourt

PROVA 10KM

1.o ,lugar masculino – Fernando Bueno de Castro

1.o lugar feminino – Simone Gonzalez