A galerista Jô Maciel está exultante com a ida da exposição ‘Curitiba, quem é essa?’, da Galeria Teix para o Museu da Fotografia, no Solar do Barão. A exposição foi organizada pela Galeria Teix e ficou neste espaço de abril a maio. A abertura da nova temporada será nesta sexta-feira, às 19h. Participam da mostra Ana Procopiak, Auana Zubek, Claudine Watanabe, Cintya Hein, Faisal Iskandar, Marco Teixeira, Maria Mion, Maringas Maciel e Neni Glock.

continua após a publicidade

Patinhas de pets são sensíveis aos objetos cortantes

Divulgalção
Cacos de vidro podem machucar gravemente seu bichinho. Saiba como detectar e o que fazer nessa situação

Independente dos resultados dos jogos do Brasil nessa Copa do Mundo, é certo que teremos algumas situações pelas ruas e pelas casas que podem afetar o seu animalzinho de estimação. Nas comemorações (ou nos momentos de decepção, dependendo dos placares), as ameaças aos bichinhos podem estar em garrafas e copos quebrados, cujos cacos se espalham pelo piso. E se o seu cachorrinho acabar pisando em um desses pedaços afiados? De acordo com a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos, os cães estão mais indefesos nesse momento. “Diferente das pessoas, os cães e gatos não costumam proteger suas patinhas com tênis e sapatos. Eles estão mais expostos pelo contato direto com o chão e se machucam com objetos cortantes, superfícies quentes, substâncias químicas ou mesmo contaminação por agentes biológicos.” O importante na opinião da especialista é prestar muita atenção com o lugar onde o animalzinho tem acesso ou onde passeia. “Existem proteções tipo sapatinhos para eles, mas nem todos se adaptam de primeira, então o melhor é mesmo a cautela e o cuidado”.

Vegetação original

Lio Simas
Cuidados com a compra do terreno podem evitar frustrações

A procura por um terreno para construir a casa envolve tomar várias decisões, como a localização, valores e tamanho, porém, há outro fator que é preciso cuidar para evitar problemas. A vegetação original de alguns terrenos precisam ser preservadas e a sua retirada pode gerar incômodos quando não são respeitadas as legislações ambientais do município. Contar com a orientação de profissionais de arquitetura e engenharia civil é fundamental para evitar prejuízos e dores de cabeça. O engenheiro Cassiano Garcia, que também é sócio-proprietário e diretor técnico da Construtora Monreal, explica que diversas soluções podem ser usadas para driblar o problema, mas a melhor alternativa é aquela em que se tira proveito da vegetação, tornando-a foco do imóvel, incorporando ao projeto arquitetônico e paisagístico. “Nesse caso pode até ter um aumento no custo da obra, mas isso não é regra e ainda evita atrasos para conclusão e problemas junto aos órgãos de fiscalização”, explica o engenheiro. O primeiro passo é saber das restrições que o lote apresenta. Segundo Cassiano, esse tipo de terreno não precisa ser evitado, mas é preciso tomar cuidados para evitar frustrações. Para os paisagistas Cláudia Canales e Érico Zoller, do Garden Center Casa das Plantas, o problema de comprar terrenos com plantas nativas é relativo, visto que com o aumento dos centros urbanos, dispor de um espaço verde em casa tornou-se um verdadeiro luxo, um oásis no meio da cidade. A valorização da edificação é um dos pontos positivos apontados, por eles como fator favorável para esse tipo de terreno. A orientação dos paisagistas é consultar a listagem fornecida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente antes de retirar qualquer tipo de planta do terreno. Lá estão as espécies de árvores nativas e originárias que não podem ser cortadas sem a autorização escrita da Secretaria. Cassiano também explica que inviabilizar construções por restrição generalizada pode resultar em um problema ainda maior, pois a mensagem passada é de que a vegetação é prejudicial à sociedade. “Atualmente as pessoas pensam duas vezes antes de plantar um pinheiro com receio de ter problemas no futuro e prejudicarem uma oportunidade de negócio”, comenta o engenheiro. Por esse motivo é fundamental criar estímulos que incentivem a preservação e o replantio de determinadas espécies. Em alguns casos a legislação permite a retirada das árvores. Geralmente essas liberações estão ligadas a problemas que resultem em danos ao patrimônio público e privado, decadência ou morte da planta, risco de queda ou risco a saúde. Nesses casos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará a vistoria e, caso seja constatado, expedirá a autorização formal para o corte.

A Copa chegou!!! Hora de reunir a torcida

A Copa do Mundo chegou e ficará marcada na memória de todos os brasileiros. Considerada um dos maiores eventos esportivos do mundo, a emoção começa a contagiar o coração dos torcedores.

continua após a publicidade

Será uma festa que vai colorir todos os cantos do Brasil de verde e amarelo, numa corrente positiva. Momento de reunir os amigos e a família para torcer pela nossa seleção. E a Padaria Requinte também está em clima de COPA, com funcionários capacitados para atender clientes e turistas, as duas lojas localizadas no Cabral e Champagnat foram especialmente decoradas para vivenciar este acontecimento tão importante. Além da decoração, a Requinte desenvolveu um cardápio especial para que você possa assistir aos jogos com os amigos e com a família com um cardápio diferenciado e saboroso. De acordo com a proprietária Fátima Regina Cazella no cardápio desenvolvido para a Copa temos sugestão de doces e salgados, entre eles estão brigadeiros, mini pães, doguinhos, tortinhas, tábua de frios, mini sonhos e outras delícias. Produtos que vão deixar a Copa ainda mais saborosa!!! Então não perca tempo, reúna a sua torcida e vamos festejar!!! Deixar que o clima de alegria contagie cada brasileiro. Vamos fazer o nosso coração bater cada vez mais forte pela nossa seleção!! Requinte na Copa do Mundo!!! Momentos que vão ficar na memória!!!

É campeã!

Divulgação
Roseli Bassi

Roseli Bassi, diretora-fundadora do Instituto História Viva, e Abel Domingos, da Cia Cabeça de Coco, são os dois representantes paranaenses vencedores do concurso “Campeões do Carinho”, promovido pela Johnson & Johnson. Os empreendedores sociais, eleitos por meio de votação popular, concorreram com iniciativas filantrópicas de todo o país. Rose e Abel serão homenageados em São Paulo e assistirão a final da Copa do Mundo, no Maracanã, ao lado do ex-jogador Raí, craque dentro e fora dos campos.

continua após a publicidade