Confira algumas dicas

continua após a publicidade

O momento de reinício das aulas geralmente traz um desafio para pais, familiares e para os próprios estudantes: como voltar da forma mais tranquila e produtiva possível à rotina escolar depois da liberdade de horários e atividades do período de férias? No meio do ano, fica ainda um pouco mais complicado, pois as férias de julho são um intervalo mais curtinho nos estudos e ainda há o compromisso com os resultados do semestre final, o que pode se refletir em um grau de ansiedade maior na medida em que os dias de voltar à classe se aproximam. Mas há solução, aponta a educadora Thais Lira França Adorno, professora de Língua Portuguesa no Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba, com reinício das aulas em 31 de agosto. “Há procedimentos e atitudes que os pais e familiares podem tomar que ajudam os estudantes a voltar ao dia a dia escolar de forma mais fluente. Algumas ações tomadas em casa podem ajudar os pais a retomar a rotina escolar sem que os alunos fiquem estressados”, enfatiza Thais. Entre estas atitudes, ela indica a retomada da rotina. “Os horários familiares ao cotidiano, de dormir, de acordar, das refeições, podem ser gradualmente retomados, para que o estudante não estranhe tanto no reinício das aulas”, observa. “Além disso, é importante dar uma especial atenção ao estabelecimento e à manutenção dos horários de rotina nas primeiras semanas de aula. O aluno pode estar acostumado com a maior liberdade de horários das férias, então, precisa de um direcionamento para dormir e acordar mais cedo, por exemplo”, recomenda.Tais ações, assinala Thais, vão impactar inclusive na produtividade nas atividades em classe. “Com os horários restabelecidos com menos stress, o aluno se sentirá menos cansado e poderá assim se sentir melhor disposto para interagir e aprender em sala de aula”, considera.

DIÁLOGO

A educadora Thaisa Rodbard Mileo, professora de Educação Física do Colégio Sion Curitiba, lembra que outro ponto importante está no diálogo e no incentivo constante em casa. “Isso faz toda a diferença não só para dosar a ansiedade do aluno mas também para deixá-lo sempre motivado”, orienta. “Diálogo e parceria entre pais e filhos são um ponto fundamental para estabelecer uma relação de cumplicidade que será muito positiva para a educação e o desempenho escolar, e isso vale para todas as idades, dos menores àqueles que já estão no Ensino Médio”, ressalta. “É muito importante conversar. Por exemplo, no retorno às aulas, vale perguntar aos estudantes como foi o dia na escola, o que estão aprendendo e do que gostam nas disciplinas que estão estudando”, sugere. “E esta é uma relação de mão dupla: é muito motivador para a criança e o adolescente ouvir os pais e as pessoas próximas contarem sobre como era o seu tempo de escola. Isso os motiva a aprender para compartilhar histórias com as pessoas que são exemplos para eles”, orienta.

continua após a publicidade

TAREFAS

continua após a publicidade

Mais um ponto que faz toda a diferença está no acompanhamento da das tarefas de casa. “No Sion, enviamos como tarefa de férias aos nossos alunos a leitura de um livro, que será trabalhado de diversas formas nas primeiras semanas de retorno às aulas. Se ele não tiver lido o livro, terá dificuldades para fazer estas atividades”, conta Thais Adorno. “É interessante então que, quando for o caso, os pais incentivem o aluno a realizar sua atividade de férias. No livro de férias, por exemplo, podem perguntar sobre a obra, de que se trata, do que estão gostando, em que estágio do livro estão, podem pedir um relato da história. São formas de manter o estudante envolvido com a atividade sem que se sinta pressionado”, ilustra.  Em relação às tarefas de casa, Thaisa Mileo complementa a indicação de Thais, lembrando que é importante redobrada atenção por parte dos pais e familiares nas primeiras semanas de retorno às aulas. “Acompanhar a realização das tarefas de casa é sempre um aspecto muito importante na educação dos filhos. E, no retorno às aulas, é comum que os alunos não estejam no ritmo de fazer tarefas, então, esta proximidade dos pais se mostra ainda mais necessária”, destaca Thaisa. Além das tarefas, vale envolver os estudantes nas atividades de preparação para o retorno às aulas. “Chamá-los para verificar como estão os uniformes, a mochila, a lancheira, os materiais, o que precisa ser substituído, é uma forma de envolvê-los. E ainda ajuda a desenvolver noções de responsabilidade e cuidado, reforçando esta que é uma filosofia muito forte trabalhada no Sion”, comenta Thaisa. “O conceito de uma atuação responsável e sem desperdícios forma um adulto voltado ao bem-estar próprio e coletivo, em um aprendizado que ele levará para toda a vida”, nota.

PAIS

Não só os alunos, mas os pais também criam expectativas no retorno às aulas. No caso do casal Leandra Kely Grzyb Barbosa e Paulo Manoel Barbosa, este será um momento ainda mais especial. Seu filho, Pedro Paulo, de 1 ano e 8 meses irá pela primeira vez à escola, iniciando no Maternal I. “A primeira escola de uma criança é um momento muito importante. Deve ser uma escolha muito cuidadosa, porque vai ter grande influência no seu desenvolvimento”, assinala Leandra. “Estava convencida de que antes dos 2 anos não colocaria o Pedro Paula na escola. Mas quando encontrei o Sion mudei de opinião, havíamos encontrado a escola de nosso filho. Saímos de nossa primeira visita, em que fomos, a princípio, apenas para conhecer o colégio, com nosso filho matriculado para iniciar no maternal”, revela. Para preparar Pedro Paulo para o início das aulas, Leandra e Paulo Manoel fizeram uma nova visita ao Sion, desta vez junto com o filho. “Ele está empolgadíssimo, já tem até uniforme. Conta para todo mundo sobre a escola, que tem peixe, arara. Ele é um primor, um tesouro, uma criança muito esperada por nós e muito amada. É muito importante que vá para a escola certa, que tenha ótimas experiências de convívio e de aprendizado”, enfatiza.

SOBRE O SION

Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada ao Método de Psicomotricidade Ramain.  Com proposta educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara há 111 anos pessoas e cidadãos com inteligência emocional, aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo.

Plaenge conclui antes do prazo empreendimento de luxo em Curitiba

O Essential reúne requinte e sofisticação e recebe os futuros moradores e convidados em um evento exclusivo

Um dos edifícios mais sofisticados e modernos de Curitiba será concluído neste fim de semana de forma antecipada – resultado de planejamento rigoroso de obras que adiantou em cinco semanas a finalização do empreendimento. O Essential está localizado no Ecoville, uma das regiões mais valorizadas de Curitiba, e conta com a assinatura da Construtora Plaenge, marca com experiência de mais de 45 anos de atuação no mercado nacional e internacional. “A Plaenge já é reconhecida pela pontualidade e não é a toa que mantêm o seguro de entrega, que é mais uma garantia do rigor que temos com prazos ao cliente.”, comenta Luiz Gustavo Salvático, gerente da Construtora Plaenge.  O evento acontece neste sábado, com um brunch especial assinado pelo Chef Fabiano Macollini, que irá preparar os deliciosos pratos no Salão de Festas do empreendimento, inaugurando o espaço que é entregue equipado e decorado pela construtora. Para completar as comemorações, a construtora realiza um de workshop de tênis, na quadra em tamanho oficial do empreendimento, mais um diferencial Plaenge no espaço coletivo.  No domingo, dia 30, o empreendimento também estará aberto ao público para visitação das 10h00 às 16h00.

5º Fórum TIC na Justiça discute a automação no setor jurídico

É só uma questão de tempo para que a automação chegue a todas as profissões. Os departamentos jurídicos das empresas e escritórios de advocacia, conhecidos pelas pilhas de papel e diversos níveis burocráticos, aos poucos aderem à eficiência e agilidade dos robôs. A Tikal Tech, empresa especializada em soluções para o setor jurídico, falará sobre o cenário atual e o movimento disruptivo das LegalTechs no 5° Fórum TIC na Justiça, marcado para os dias 03 e 04 de agosto em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.  Na ocasião, a empresa apresentará o ELI, o primeiro robô advogado do Brasil. Uma plataforma pensada para ser o alter ego do advogado e que pode ser programada para a execução de tarefas repetitivas, coleta de dados e informações, cálculos, montagem de documentos, monitoramento de processos e outras responsabilidades. Uma ferramenta que promete deixar para o profissional maior tempo de dedicação ao trabalho intelectual e atendimento pessoal aos clientes, ações que não podem ser automatizadas. Além disso, Derek Oedenkoven e o Dr. Antonio Maia, CEO e fundador da Tikal Tech, respectivamente, também devem explanar sobre como a tecnologia tem sido aplicada no ambiente jurídico e o que esperar como próximos passos. A apresentação da palestra “Robô advogado” e destes outros assuntos está marcada para o dia 04 às 10h

Orquestra À Base de Sopro grava canções de Guinga na Capela Santa Maria

A Orquestra à Base de Sopro de Curitiba terá a cantora paulista Izabel Padovani como convidada do show “Passarinhadeira”, nesta sexta-feira e sábado (28 e 29), na Capela Santa Maria. Com repertório inteiramente dedicado às canções do compositor Guinga, as performances serão a base para o novo CD da orquestra, sétimo trabalho fonográfico da carreira iniciada em 1998. “Guinga foi escolhido porque é um dos principais compositores brasileiros da atualidade”, diz o diretor da orquestra, Sérgio Albach. Esta é a primeira vez que o grupo não está interagindo diretamente com o compositor enquanto desenvolve o trabalho. “Ele está sabendo do show, mas não tem nenhuma participação nos arranjos, ao contrário de experiências anteriores, em que a gente convivia com o compositor”, conta Albach.  Projeto – A cantora Izabel Padovani, por sua vez, diz que tocar com uma orquestra é um privilégio e tocar com a OABS é desejo antigo. Ela conheceu a formação quando participou da Oficina de Música e se impressionou com a sonoridade do grupo. “São grandes músicos no elenco. Venho há tempos falando com o Sérgio sobre fazermos um projeto juntos e finalmente agora surgiu a oportunidade”, explica a cantora. “É preciso ressaltar o talento dos arranjadores, que fizeram um trabalho brilhante”, completa. André Mehmari, Lea Freire, Vicente Ribeiro, Luca Raele, Gabriel Schwartz, Luis Otávio Almeida, Mário Conde, Davi Sartori, Gilson Fukushima e Sérgio Freire são os responsáveis pela empreitada.  Izabel se sente diante de um desafio. “É um trabalho complexo, minucioso, que demanda dedicação e ensaios constantes, pois os arranjos são inéditos. Pessoalmente é uma realização, um prazer, um projeto construído passo a passo, com músicos talentosos, para prestarmos nossa homenagem a este grande compositor brasileiro e à tradição de excelência do gênero canção”, pontua.  A cantora conheceu a Orquestra À Base de Sopro em 2007, durante a Oficina de Música de Curitiba, da qual participou como professora de canto. No ano seguinte, novamente na Oficina, recebeu o convite para participar do show “Noël”, em homenagem a Noel Rosa, dirigido por Albach. Do encontro, nasceu a proposta de realizar esse projeto conjunto.

Shopping de Curitiba promove Happy Hour de descontos

Ação do Shopping Crystal terá descontos de até 50%. A promoção será realizada em toda a última sexta-feira do mês. Foto: Priscilla Fiedler

Sexta-feira é sempre um motivo de alegria, ainda mais se for a última do mês. Para deixar a felicidade ainda maior, o Shopping Crystalpromove a partir de amanhã (28), em toda última sexta-feira do mês, o “Happy Hour Descontos”, em diversas lojas do estabelecimento. Além dos descontos exclusivos, o cliente que consumir ficará isento de pagar o estacionamento. Os descontos que começam a partir das 17h, vão até 50% e estarão ao todo em 20 lojas participantes: Arezzo, Be Little, Broosksfield, Holt zutto, Edward, Maria Dolores, Camilo Joalheiros, Abrizio Giannone, Fillity, Winner Sports, Geara, Moncloa, Mediterrâneo, Subway, Aroma Mineiro, Pump It Up, Casa das Canetas, Richards, Kopenhagen e Burger King.

45 anos de negócios no Paraná

São quatro décadas e meia de trabalho em prol da economia paranaense. Ao longo de todos esses anos, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha Filial Paraná foca no desenvolvimento do estado e está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil, agrupando empresas de capital ou know how alemão e companhias brasileiras com interesses na Alemanha.  Hoje, são mais de 200 associados que englobam as mais importantes empresas de setores como o automotivo, energia, gráfica e maquinário, facilitando o diálogo entre a indústria paranaense e a alemã. E é para comemorar todo esse trabalho que a AHK Paraná prepara um jantar para associados no dia 04 de agosto, no Clube Curitibano – Sede Concórdia, a partir das 19h30.  Com um roteiro que engloba cultura, música e boa gastronomia, o jantar contará até mesmo com a apresentação do espetáculo teatral “A Loucura de Isabella”, uma divertida encenação do Grupo Arte da Comédia, companhia comandada pelo diretor italiano Roberto Innocente. Além da atração, que será apresentada após o jantar à francesa, outros momentos imperdíveis aguardam os convidados: um coquetel de boas-vindas, um brinde à ocasião e um sorteio de hospedagem no spa Lapinha também estão na programação desta noite histórica para a entidade.