Rally Dakar larga amanhã de Lima, no Peru

Amanhã, a partir das 8h, motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões darão a largada para mais uma edição do Rally Dakar. O pórtico foi construído na Praia de Chorrillos, distrito de Magdalena, em Lima, Peru. “Estamos muito orgulhosos de nós mesmos. Toda a luta para chegar até aqui valeu a pena. Tenho certeza de que uma grande emoção nos tomará no momento em que passarmos pelo pórtico mais famoso do mundo e nos apresentarem para o grande público”, detalhou o piloto Bruno Sperancini. O briefing da organização com os competidores será realizado hoje à noite, às 21h.

Isis Moretti
Dupla da Prominas Racing atenta a todos os detalhes do Rally Dakar 2013

O 35º Rally Dakar terá 8.574 quilômetros, com 4.155 de trechos cronometrados – destes, aproximadamente 65% é composto por terrenos arenosos e dunas. As especiais são bem longas, sendo que a maior será no décimo dia de prova – 593 quilômetros, entre San Miguel de Tucuman e Córdoba, na Argentina. O roteiro também adentrará o Chile, com chegada em Santiago. Para encarar tantos desafios, Sperancini e seu navegador, Thiago Vargas, contam com um UTV muito bem equipado. O motor, os diferenciais e a transmissão CVT são originais da Polaris, já os pneus, rodas, conjunto de suspensão e a parte eletrônica foram especialmente desenvolvidos pela empresa Xtreme Plus, a fim de superar as situações mais extremas do off-road. Eles ainda contam com um arsenal de peças de reposição, a exemplo de 40 pneus que estarão à disposição da equipe.

Isis Moretti
Bruno Sperancini e Thiago Vargas realizaram os testes finais no UTV Polaris

“O motor é um Polaris de 900 cc com 2 cilindros em linha, perfazendo 95 cavalos de potência. Toda a parte de segurança, como extintor de incêndio canalizado, bancos concha, cinto quatro pontas, entre outros, atende as normas da FIA – Federação Internacional de Automobilismo”,explicou Sperancini, citando ainda o Iritrak, um aparelho comunicador que alerta a central do ASO – organizadora do Dakar – na França. “Temos três botões, sendo: o azul – um telefone via satélite. Verde – identifica o veículo de cada competidor ao longo de todo o percurso, ou seja, eles sabem onde todos estão (ninguém fica perdido). Entretanto, se acontecer algo e ficarmos parados no meio do caminho, somente em caso de necessidade é que vamos utilizar este botão. E o vermelho – em situações extremamente graves (com vítimas)”, descreveu Vargas.

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