O ceratocone é uma doença que provoca alterações significativas na córnea, tornando-a mais fina e cônica. Os sintomas relatados pelos pacientes são de dificuldade para ler ou dirigir, e ainda a percepção de múltiplas imagens fantasmas, conhecida como poliopia monocular. Apesar de se tratar de uma doença delicada, os pacientes contam hoje com diversos recursos para tratar ou conter sua evolução.
Segundo a médica oftalmologista Tania Schaefer, da Clínica Schaefer, de Curitiba, em alguns casos, a indicação de óculos ou de lentes de contato já é adequada para compensar o problema. Para outros pacientes o implante de Anéis Intraestromais pode se tornar uma alternativa viável de terapia. “Há também um outro método cirúrgico que vem se mostrando bastante promissor no tratamento do ceratocone podendo até evitar sua evolução: é o Cross Link”, diz a médica.
Procedimento que consiste no uso de radiação ultravioleta associada à uma substância chamada riboflavina, o Cross Link é adotado com objetivo de aumentar a rigidez biomecânica da córnea. “Esse endurecimento promovido pelo Cross Link tem sido eficiente para impedir a evolução do ceratocone em muitos pacientes”, conta a oftalmologista. A indicação clássica é para aqueles pacientes que apresentam ceratocone com progressão documentada, ou seja, casos em que há um acompanhamento da doença por cerca de um ano, com evolução topográfica do ceratocone.
Ultimamente tem-se indicado o Cross Link já no diagnóstico em casos de doença precoce (abaixo dos 20 anos), em ectasias pós cirurgia refrativa e em degeneração marginal pelúcida, pois a chance de prognóstico ruim é muito grande nesses casos. Resultados clínicos demonstram que o Cross Link permite a estabilização mecânica da córnea, principalmente em casos de ceratocone grau I a III, sendo menos eficaz em casos mais severos.
O Cross Link age diminuindo os processos inflamatórios de afinamento corneano e reduz a possibilidade de progressão da doença a longo prazo. Um aspecto a ser destacado é que o Cross Link não é indicado aos pacientes com córneas muito finas ou com cicatrizes. “Os resultados de estabilização do ceratocone, com consequente melhora da acuidade visual, também dependem de acompanhamento do médico oftalmologista”, esclarece a profissional.

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Divas sobem ao palco durante o Outubro Rosa

TN She (banda feminina que presta tributo ao AC/DC). Foto: Divulgação

Outubro é um mês especial para o Hard Rock Cafe Curitiba e as campanhas de conscientização em prol da saúde da mulher, com ênfase para o diagnóstico precoce do câncer de mama, ganham destaque em todas as esferas. Os preparativos do Pinktober começam por colorir de rosa a fachada dos estabelecimentos da rede mundo afora – campanha que acontece há 17 anos.  Em Curitiba, o projeto Live Music, que incrementa a experiência musical do Hard Rock Cafe na cidade, traz ao palco uma seleção de bandas locais onde o vocal feminino promete encantar o público. O projeto iniciou com a banda Milk´N ´Blues. Hoje, dia 13 será a vez de Rock Bugs (releituras dos clássicos do rock e do soul). No dia 20 sobe ao palco a TN She (banda feminina que presta tributo ao AC/DC) e, no dia 27, será a vez de soltar a voz no Especial Rita Lee. As apresentações das divas do Outubro Rosa acontecem somente às quintas-feiras, a partir das 21h. A casa cobra R$ 15 pelo couvert artístico.

Curitiba recebe a 7ª edição do LABmoda: evento reúne moda, arte e design

Serão mais de 60 dias de atividades no shopping Pátio Batel com cerca de 30 criadores apresentando suas produções ao público

O maior evento de moda, arte e design de Curitiba, o LABmoda, iniciará sua programação no próximo dia 18 de outubro, das 18h às 22h, no piso L2, Loja 214/215 do shopping Pátio Batel. Este evento construiu uma história sólida nas suas últimas seis edições, traz como grande destaque uma programação intensa, com novidades para mais de 60 dias. Serão aproximadamente 150 atrações voltadas para arte, música, moda, comportamento e dança, com a direção de Andrea Caetano, Rafael Perry e Junior Gabardo.  Ao todo, serão destacados mais de 30 criadores e suas produções, em três temporadas, cada uma com duração de 20 dias. Segundo a diretora comercial do LABmoda, Andrea Caetano, a ideia do evento é divulgar os produtos de forma consciente. “Queremos mostrar que as marcas autorais são uma opção de qualidade para pessoas que buscam exclusividade”, afirma a diretora.

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