Em sua história recente, a sociedade brasileira testemunhou a prática do desaparecimento forçado como parte de um ataque sistemático dirigido a pessoas que faziam oposição ao regime político. Após a redemocratização, o Brasil assinou vários tratados internacionais referentes à proteção aos direitos humanos, como a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado e o Estatuto de Roma.  O projeto de reforma do Código Penal prevê o delito de desaparecimento forçado, o que se revela como importante instrumento de política-criminal para a solução de diversos casos registrados no período da ditadura militar, bem como para a rediscussão de situações arquivadas em virtude da Lei de Anistia. Com o presente projeto, objetiva-se discutir o desaparecimento forçado de pessoas à luz do Direito Internacional Penal e do projeto de novo Código Penal brasileiro.

continua após a publicidade

Ciclo de Palestra sobre Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago de Compostela é um dos destinos certos para muitos que buscam paz interior, provação ou apenas um desafio. Assim como Jerusalém e Roma, o Caminho de Santiago é um dos mais importante centros de peregrinação no mundo. Crenças, histórias milenares, amizades e tradição fazem parte do Caminho. E para falar um pouco mais sobre esse desafio, o Instituto Cervantes de Curitiba e o Curitigrinos – Peregrinos de Curitiba – apresentam no dia 30 de outubro, às 19h, o Ciclo de Palestras sobre Santiago de Compostela – Vivências.
A presidente do Curitigrinos, Ana Paula Wanke, que percorreu o caminho diversas vezes, irá contar um pouco de sua experiência, histórias e das tradições milenares do Caminho. Ana Paula tem vasta experiência não só no Caminho de Santiago, como também e peregrinações em outras partes do mundo e aqui no Brasil. Para participar, os interessados devem levar 1kg de alimento não perecível. Todas as doações serão destinadas a entidades filantrópicas.

Maria Gadú faz show dia 30 no Teatro Fernanda Montenegro em Curitiba

Divulgação
A brasileira divide o palco com o songwriter e cantor alemão Ingo Pohlmann no “FEM Live Sessions”, festival que mistura duas nacionalidades através da música

O que acontece quando dois países tão diferentes como Brasil e Alemanha começam a falar a mesma língua? Pois esta semana há uma boa oportunidade para se descobrir. Nesta quinta-feira (dia 30), o “FEM Live Sessions” traz a Curitiba a mistura dessas nacionalidades através da música. Neste ano, a intérprete e compositora brasileira Maria Gadú se encontra com o songwriter e cantor alemão Ingo Pohlmann.  O festival leva a história desses músicos que nunca se encontraram antes, se complementando entre as batidas altamente swingadas da música brasileira e a carga musical não menos eclética da Alemanha, país da música clássica e eletrônica. Em versões exclusivas de suas produções próprias, o resultado é sempre inovador e delirante.  Realizado desde 2009 na Alemanha “FEM – Filme encontra Música” traz pela primeira vez o “FEM Live Sessions” ao Brasil. O festival teve seu início em Colônia, na Alemanha, e nasceu com a proposta de potencializar a música através do cinema. Sessões de filmes documentários musicais eram exibidas antes dos shows, sempre equivalentes ao estilo musical que seria apresentado no palco em seguida. Com o passar dos anos, outras vertentes artísticas como o teatro, a dança, a arquitetura e até mesmo a gastronomia se integraram ao projeto e cada vez mais surge a necessidade de unir a Alemanha ao Brasil ,através da arte. A partir de 2011 músicos alemães passam a se apresentar ao lado de músicos brasileiros. Neste ano a música é o foco único do festival e entra com o pé na estrada apresentando o “FEM Live Sessions”, o dia dedicado à união musical do alemão com o brasileiro. Depois de ter passado por Colônia, Hamburgo, Berlim e Rio de Janeiro, o “FEM Live Sessions” encerra sua turnê em Curitiba, no Teatro Fernanda Montenegro.

Sobre Ingo Pohlmann
Pohlmann cantava nas noites de Hamburgo e foi descoberto por um grande produtor da cena musical, Henning Wehland. Pohlmann comenta sobre aquele tempo: “Essas noites se tornaram legendárias e me trouxeram até onde estou agora. Com as minhas músicas e os meus textos compostos em alemão. É assim que eu realmente sou. Eu aprendi que o caminho para se encontrar, sempre será o caminho da introspecção. E não é se comparando ou se definindo por fatores externos. Este projeto foi completamente diferente de qualquer coisa que eu já tinha feito antes”. O cantor de blues pop obteve um sucesso notável com o seu primeiro álbum e sua música “Se Agora Fosse Verão” (Wenn Jetzt Sommer Wär) entrou nas paradas. Depois de uma pausa de três anos, Ingo Pohlmann continua fiel ao seu estilo, e apresentou seu quarto álbum longplay com o título “Nada Sem Razão (Nix Ohne Grund)” em maio de 2013 e continua convencendo o ouvinte com as suas experiências de vida autênticas e uma credibilidade intensa.

Cristina Leitão Teixeira de Freitas é eleita nova presidente da APEP

Zinho Gomes
A nova presidente Cristina Leitão Teixeira de Freitas e o vice Joaquim Mariano Paes de Carvalho Neto
continua após a publicidade

Em pleito realizado nesta sexta-feira (24), a chapa Comprometimento, encabeçada pela presidente Cristina Leitão Teixeira de Freitas e pelo vice-presidente Joaquim Mariano Paes de Carvalho Neto, venceu as eleições da Associação dos Procuradores do Estado do Paraná (APEP) para o biênio 2015/2106. Contabilizados os votos da capital e interior, a chapa vencedora totalizou 162 votos contra 88 da chapa Transparência, encabeçada por Joel Samways Neto. Além da nova diretoria, um novo Conselho Fiscal foi eleito para a próxima gestão. A posse está marcada para o dia 27 de novembro e acontecerá na sede da APEP.

Confira os integrantes da diretoria eleita:

continua após a publicidade

Presidente: Cristina Leitão Teixeira de Freitas; 1º Vice-Presidente: Joaquim Mariano Paes de Carvalho Neto; 2º Vice-Presidente: Almir Hoffman de Lara; 1º Tesoureiro: Felipe Barreto Frias; 2º Tesoureiro: Diego Filipe de Sousa Barros; 1º Secretário: Claudia Picolo e 2º Secretário: Carolina Lucena Schussel.

Conselho fiscal:
Titulares: Mariana Carvalho Waihrich; Norberto Franchi Feliciano de Castilho e Weslei Vendruscolo. Suplentes: Amanda Louise Ramajo Corvelo Barreto e Manoel José Lacerda Carneiro.

Representante da APEP no Cons. Adm. do FAS-APEP
Marcos André da Cunha

Diretorias Especializadas
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO: Eroulths Cortiano Junior e Fabio Bertoli Esmanhotto; DIRETORIA DE SEDE: Rafaela Almeida do Amaral e Yeda Vargas Rivabem Bonilha; DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO: Luiz Fernando Baldi e Marcos Massashi Horita; DIRETORIA JURIDICA: Carlos Eduardo Rangel Xavier e Manoel Caetano Ferreira Filho; DIRETORIA DE CONVÊNIOS: Aline Fernanda Faglioni e Marco Antonio Lima Berberi; DIRETORIA DE EVENTOS: Andrea Margarethe Andrade e Raquel Maria Trein de Almeida; DIRETORIA DE PREVIDÊNCIA: Fabiane Cristina Seniski e Maria Mírian Martins Curi; DIRETORIA DE PLANOS DE SAÚDE: Marcos André da Cunha e Octávio Ferreira do Amaral Neto; Diretoria dos Núcleos Jurídicos: Guilherme Henrique Hamada e Manoel Pedro Hey Pacheco Filho.

Núcleos do Interior e de Brasília
NÚCLEO REGIONAL DE LONDRINA: Rafael Augusto Silva Domingues; NÚCLEO REGIONAL DE MARINGÁ: Fabiana Grasso Ferreira; NÚCLEO REGIONAL DE CASCAVEL: Alexandre Barbosa da Silva; NÚCLEO REGIONAL DE UMUARAMA: Tais Lavezo Ferreira e NÚCLEO DE BRASÍLIA: Jorge Haroldo Martins.

Espetáculo traz Villa-Lobos para crianças no Guairinha

Divulgação
Parabolé Educação e Cultura promove o espetáculo musical Villa das Crianças e aproxima o público infantil da música erudita

Nos dias 1 e 2 de novembro, a Parabolé Educação e Cultura promove o espetáculo musical Villa das Crianças no teatro Guairinha, com patrocínio do Grupo Positivo. Apresentado pelo Quarteto de Cordas Pantalla e pela atriz Kátia Horn, com a participação do percussionista Leandro Teixeira e do Coral Curumim, o espetáculo quer promover a obra do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos junto ao público infantil. O cenário representa uma vila, a Villa das Crianças, um lugar encantado onde violinos, viola, violoncelo e percussão sugerem curiosidades e divertimentos. As cenas, que costuram uma música na outra, divertem, prendem a atenção e emocionam. A renda do espetáculo será revertida para a Fundação Playing for Change.  O espetáculo conquista a plateia ao articular diferentes elementos das culturas infantis tradicionais que dialogam com a infância contemporânea, o que favorece a apreciação musical, a aprendizagem e a diversão. “Trata-se de uma ação de arte-educação que pretende promover música erudita junto ao público infantil. Propomos aqui uma ação artística abrangente que se justifique não apenas pelo seu teor artístico e estético, mas também formador”, explica Nélio Spréa, arte-educador e diretor da Parabolé. O resultado é a intensa participação das crianças, pois o roteiro contempla a interação constante com o público, que segue intuitivamente a apresentadora durante as canções. “O concerto potencializa a apreciação por parte das crianças, que demonstram uma capacidade de fruição estética que, por vezes, escapa do domínio dos adultos. Homenageamos o público infantil de um modo especial, inspirados em Villa-Lobos, que dedicou uma parte significativa de sua obra às crianças”, diz Spréa.

Mercearia Bresser participa até o final de outubro da Campanha Especial

Divulgação
50% do valor do prato de entrada Bresáola será revertido para projetos em escolas de educação especial

A Mercearia Bresser participa até o fim do mês da Campanha Especial pela educação especial. Neste período, 50% do valor da Bresáola será revertido para projetos da ASID (Ação Social para a Igualdade das Diferenças) em escolas filantrópicas de Curitiba e Região Metropolitana. O prato de entrada leva finas fatias de bresáola (carne bovina curada ) recobertas com rúcula e lascas de parmesão, temperada com limão e pimenta do reino branca. Acompanha fina massa de pizza crocante. Inspiradas na rede Bráz, de São Paulo, as duas casas curitibanas servem pizzas de massa fina e bordas crocantes. À base de molho de tomate italiano, elas aparecem no cardápio em 48 versões.  Além da Mercearia Bresser outros 45 restaurantes de Curitiba participam da Campanha Especial. Confira a lista completa no site da ASID – www.asidbrasil.org.br. Saiba mais na página da ONG no Facebook – www.facebook.com/asidbr