A Associação dos Procuradores do Estado do Paraná (APEP) participa na próxima sexta-feira, dia 21, do seminário “Lei Anticorrupção 12.846/13: vigência recente e polêmicas iniciais”, um evento promovido pelo Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado do Paraná em parceria com o Ministério Público do Paraná. O seminário será realizado no Auditório Ary Florêncio Guimarães, na sede do MP-PR, em Curitiba, das 9 às 17 horas, com transmissão ao vivo pela internet (http://www2.mppr.mp.br/webcast/). O evento tem por objetivo debater a nova lei, que entrou em vigor neste mês, uma vez que prevê ações e procedimentos, tanto do Ministério Público como da PGE, até então inexistentes no ordenamento público. Além de Procuradores do Estado e membros e servidores do MP-PR, o evento também tem como público alvo integrantes da FIEP e da FECOMERCIO.  A presidente da APEP – Eunice Fumagalli Martins e Scheer; a Procuradora-Geral do Estado em exercício – Marisa Zandonai; a Procuradora Chefe da Coordenadoria de Estudos Jurídicos da PGE – Leila Cuéllar; o Procurador Chefe do Núcleo Jurídico da Administração junto à Secretaria da Corregedoria e Ouvidoria do Estado – Manoel Pedro Hey Pacheco Filho; e o Procurador do Estado José Anacleto Abduch Santos, participam do seminário como palestrantes ou debatedores.

continua após a publicidade

Bloco Garibaldis e Sacis fecha o pré-carnaval com duas apresentações

Divulgação
No domingo (23), a partir das 15h, a folia continua na Marechal Deodoro

No último fim de semana de pré-carnaval em Curitiba, o bloco Garibaldis e Sacis faz duas apresentações com a participação de convidados especiais. No sábado (22), a partir das 15h, o bloco desfila pela Avenida São José dos Pinhais, no bairro Sítio Cercado, ao lado da Escola de Samba Imperatriz da Liberdade e do Cortejo Real do Carnaval 2014. No domingo (23), a partir das 15h, a folia continua na Marechal Deodoro com a festa ‘invertidos’, tema escolhido todos os anos para fechar o pré-carnaval dos Garibaldis e Sacis em que homens se vestem de mulher e mulheres se vestem de homem. Como nos domingos anteriores, a festa, realizada com apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba, terá a estrutura armada na Marechal Deodoro que agradou os foliões pela organização e pela segurança. “Pra gente não tem tempo ruim”, garantiu o pesquisador da UFPR Rafael Kawano, que acompanha o bloco há quatro anos e desta vez trouxe os amigos para experimentar. Providenciaram o figurino e partiram para a avenida – ele, a jornalista Bruna Alcântara, o professor Luiz Henrique Pastore e o arquiteto Gabriel Coelho. Luiz Henrique, que também esteve na festa no ano passado, disse que a mudança de local do pré-Carnaval, até então restrito ao Largo da Ordem, não afetou o entusiasmo dos participantes. “Aqui ficou mais organizado. Com as proporções que a folia tomou, tinha que ser assim”, disse. A produtora Bina Zanette, uma das fundadoras do Garibaldis e Sacis e veterana nas folias de Pernambuco, relatou: “me senti no carnaval de Olinda”. Outro que aprovou o local foi o músico Heitor Humberto, da Banda Gentileza: “Saímos do aperto do Largo da Ordem, em que muitas pessoas ficavam paradas por falta de espaço para brincar e fomos para a avenida lugar em que todo mundo caiu na folia de verdade.” E o bloco que completa 15 anos em 2014 se despede da ‘Mareshow’, apelido carinhoso que o grupo deu à Avenida Marechal Deodoro, feliz com a experiência. E convida ainda todos os curitibanos para celebrar o carnaval curitibano que inicia dia 29 de fevereiro com os desfiles das Escolas de Samba na Avenida Marechal. 

Programa do Imtep contribui para prevenção do consumo de drogas e álcool

Divulgação
Psicóloga Julyana Andrade Vieira, coordenadora de Qualidade de Vida do Imtep

Levantamento do INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social indica que 12% a 23% dos funcionários das empresas são dependentes de algum tipo de substância psicoativa. Devido a essa condição, as pessoas apresentam um significativo aumento do número de faltas no trabalho, acabam se afastando das funções que executam, ficam mais suscetíveis a acidentes de trabalho e doenças graves como, por exemplo, AIDS e hepatite e, como consequência, apresentam redução de produtividade e baixa qualidade de vida. Para os empresários, o cenário indica elevação de gastos com consultas médicas, perícias e indenizações, além de queda de produção e faturamento. Programas de prevenção e ações que visam à conscientização dos colaboradores sobre os perigos do consumo de álcool e drogas têm sido uma saída para empresas que buscam minimizar os efeitos da dependência química no ambiente corporativo. O Imtep – referência em saúde empresarial, desenvolveu o PADI – Programa Álcool e Drogas Imtep, que justamente tem como objetivo sensibilizar os funcionários sobre esses riscos e, ao mesmo tempo, estimular a procura espontânea por ajuda.  Julyana Andrade Vieira, coordenadora da Unidade de Qualidade de Vida do Imtep, explica que o PADI tem por finalidade fornecer suporte às empresas desde a prevenção até a reabilitação dos colaboradores que apresentam envolvimento com substâncias químicas, lícitas ou ilícitas. Julyana afirma que, ao implantar o PADI, a empresa se propõe a tratar desse tema com mais responsabilidade, uma vez que está prevista uma série de ações que permite a conscientização e desmistificação do assunto.  “É preciso criar uma cultura dentro da empresa que permita tratar do tema mais abertamente, e também abrir canais de ajuda ao colaborador que facilitem o acesso ao tratamento, sobretudo precocemente”, observa Julyana. Ela acrescenta que o PADI faz isso: promove palestras e treinamento de líderes, realiza oficinas e oferece a possibilidade de percepção dessa problemática em caráter preventivo. “Quando o problema já está avançado, a empresa conta com uma equipe especialista para uma abordagem eficaz ao trabalhador dependente químico”, explica a psicóloga.  O PADI do Imtep tem duração de 12 meses e conta com uma equipe multidisciplinar especializada. Fornece uma gama extensa de ações que engloba desde a formulação da política inerente ao tema até a possibilidade de realização de exames toxicológicos. Entre os benefícios concedidos pelo programa, Julyana destaca a procura espontânea do colaborador por ajuda e a melhoria da segurança e da saúde do trabalhador, impactando diretamente na qualidade do ambiente de trabalho.  Informações mais detalhadas do PADI podem ser obtidas em www.imtep.com.br ou pelo email qualidadedevida@imtep.com.br e, ainda, pelo telefone (41) 3304-9841.

Cores & Sabores apresenta novo cardápio

Divulgação
Crepes de banana com canela

O Buffet Cores & Sabores é considerado um dos locais mais tradicionais em relação a eventos em Curitiba. Festas realizadas em um ambiente amplo, cheio de diversões e muitas delicias para saborear são marca registrada do empreendimento.  Todos os eventos realizados superam as expectativas. E para agradar ainda mais este público fiel, o Cores & Sabores conta agora com uma novidade em seu cardápio! De acordo com a empresária Suzimeire Menezes foi desenvolvido um cardápio exclusivo, para aguçar todos os instintos da gula: os crepes franceses. Com várias opções de recheios, eles chegaram para incrementar ainda mais o menu, são crepes deEstrogonofe de Carne, Fricassê de Frango, Presunto/Queijo, Palmito com Champignon, Calabresa com catupiry, molho ao sugo e molho branco.  Mas a variedade não para por aí, pois os amantes dos, crepes doces não poderiam ficar de fora do time. Foram desenvolvidos Crepes de banana, de chocolate, de doce de leite, de morango e de calda de chocolate.  Os crepes franceses são a grande pedida das festas e eventos, ressalta a empresária. 

Apaixonadas por moda ganham uma novidade

Divulgação
Com serviço inédito lançado pela Kiaroscuro, cliente escolhe as roupas e a loja entrega em casa. Se não gostar basta entregar na loja em até 48 horas
continua após a publicidade

A loja MZM Store Kiaroscuro lança em Curitiba uma ferramenta inédita no segmento da moda, que permite aliar a facilidade da compra on-line com a possibilidade de experimentar o antes de decidir. É a plataforma Proveagora.com, uma novidade em funcionamento há um mês na capital, para compras de roupas da Morena Rosa, Maria Valentina e Zinco. Como trabalha exclusivamente com essas marcas, a Kiaroscuro tem o maior estoque e diversidade de peças da cidade. E visando oferecer um atendimento ainda mais personalizado à sua clientela, a Kiaroscuro traz mais essa vantagem. Tudo bem simples. Basta acessar o site morenarosa.proveagora.com, montar a sacola e receber as roupas em casa. O cliente não paga nada a mais pelo serviço e ainda ganha 48h para decidir sua compra.  No site morenarosa.proveagora.com aparece todo o estoque da Kiaroscuro, com tamanhos, preços e cores dos produtos disponíveis. Para utilizar o serviço é necessário que o cliente faça um cadastro no site. Depois basta escolher as roupas que combinam com seu estilo e as peças solicitadas serão entregues em sua casa.