Premiado filme sul-coreano será exibido na Sessão Sabedoria de agosto

A Sessão Sabedoria de agosto, que ocorre nesta sexta-feira, 29 de agosto, às 15h, no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), traz o filme “Poesia”, do diretor Lee Chang-Dong. O projeto promovido pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), com apoio do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), é realizado sempre na última sexta-feira do mês. A entrada é franca. O drama sul-coreano conta a história de uma idosa que vive com seu neto, adora se vestir de forma excêntrica, é questionadora e inquieta. Seu desejo de aprender a fazer poesia leva a personagem a um curso especializado, no qual aprende a observar o cotidiano buscando inspiração para escrever versos. Ao mesmo tempo ela precisa lidar com uma confusão causada pelo neto.  O filme foi premiado como melhor roteiro no Festival de Cannes e recebeu menção especial do Júri Ecumênico.

Sessão Sabedoria
A ideia do projeto, que é voltado para a terceira idade e aberto a toda a comunidade, é exibir e discutir filmes que abordam temas do interesse de seu público-alvo. Antes de cada sessão é feita uma breve introdução, ressaltando aspectos artísticos ou temáticos relevantes da obra. No final é realizado um debate incentivando o público presente a se manifestar em relação à obra ou ao tema apresentado.
Todas as sessões são apresentadas e mediadas pela socióloga Rosângela Chubak, que possui grande experiência em arte-educação e mediação cultural.

Balada

Kauana Bechtloff
Cristiane Salomão e Giovana Aichinger

No sábado, dia 23, no TAJ Curitiba, o DJ Chuva comandou o agito da noite

Curitiba ganha novo empreendimento no ramo de locação temporária

Bebel
Lançado em 1984, Edifício Real Plaza abre as portas 30 anos depois como flat residence, com o desafio de encontrar espaço no competitivo mercado imobiliário

O mercado imobiliário de Curitiba ganhou um novo empreendimento no ramo de locação temporária. Lançado em 1984, o Edifício Real Plaza abre as portas em 2014 como um flat residence. Um ato solene realizado na área comercial do edifício, no dia 14 de agosto, marcou a entrega oficial do empreendimento. Passados 30 anos de batalhas pela conclusão da edificação e superados os problemas de falência da construtora responsável, suspensões da obra, processos judiciais e até invasão de sem-teto, agora o Real Plaza Flat Residence busca ganhar visibilidade no competitivo mercado imobiliário de locação temporária.  Para a Comissão de Representantes dos Proprietários do Real Plaza, a conclusão da obra é a realização de um sonho. “Foram 30 anos de espera, de angústia, de falta de confiança, mas hoje podemos ter a certeza de que o sonho distante se tornou uma realidade. Realidade que foi possível alcançar somente com o esforço de cada um que acreditou na retomada das obras e na conclusão deste gigante”, afirmou o presidente da comissão, Luiz Gonzaga Bettega Sperandio.

Bebel
Solenidade da entrega da obra foi acompanhada por diversos proprietários

Finalizada a obra, a missão é tornar o empreendimento competitivo no ramo de locação como flat residence. “Temos que vencer os prec,onceitos de todas as histórias que surgiram sobre o prédio, de vencer a questão de sua proximidade com o viaduto Capanema, hoje ocupado por moradores de rua, e de provar sua proposta de utilização como um instrumento fácil e moderno de locação temporária”, frisou Sperandio.  Com localização privilegiada, no centro da capital paranaense, em frente à rodoferroviária, o edifício com 112 metros de altura tem 39 andares e 195 apartamentos, além de restaurante, academia, piscina, sala de convivência, garagem e área comercial. Cada apartamento, com 44 metros quadrados, possui sacada, cozinha, lavanderia, quarto e sala que pode ser dividida em dois cômodos, constituindo um segundo quarto. Todos os apartamentos têm decoração e móveis padronizados, enxoval completo e jogos de louças e talheres.

Bebel
Descerramento da placa inaugural do Real Plaza Flat Residence

A nova modalidade de flat residence do Real Plaza, com apartamentos prontos para moradia, é ideal para quem procura permanência por longos períodos, uma vez que o custo será menor do que pagar diária de hotel ou aluguel de residência/apartamento por um mesmo tempo de estadia. Para contratos de até 90 dias, por exemplo, a diária do Real Plaza Flat Residence será de R$ 72,75 para duas pessoas, já incluídos os valores de condomínio, luz, gás, serviços de internet e TV à cabo, além de limpeza diária, troca de roupa de cama e portaria 24 horas. A base de cálculo é uma tabela progressiva, ou seja, o valor diminui de acordo com o tempo de locação. A modalidade de flat foi definida em assembleia geral, em 2013, sendo aceita por 56% dos proprietários das 195 unidades do Real Plaza. Segundo o presidente da comissão dos donos dos imóveis, hoje esse percentual é de 82%. “As demais unidades serão usadas pelos proprietários, somente para moradia própria, dos filhos ou de parentes de segundo grau, conforme prevê a convenção”, esclarece Sperandio.

Bebel
Apartamentos com 44 m² estão prontos para moradia

Durante a solenidade oficial da entrega do edifício, o presidente da Comissão de Representantes dos Proprietários, Luiz Gonzaga Bettega Sperandio, o tesoureiro, Pompeo Carvalho Aguiar, e senhor Ivo Dalla Costa, um dos proprietários, realizaram o descerramento da placa inaugural do Real Plaza Flat Residence. A cerimônia foi acompanhada por diversos proprietários de unidades, demais membros da Comissão de Representantes e Conselho Consultivo/Fiscal, autoridades políticas, empresários, empreiteiros, fornecedores e demais convidados.

Paletas com pimenta integram sabores exóticos da Los Paleteros

Divulgação
Rede de franquias investe em mistura inusitada para surpreender seus consumidores. Na foto a paleta de manga com pimenta

Gelado, mas quente! Essa é a sensação ao experimentar as duas paletas de sabor mais exótico da rede de franquias Los Paleteros: Abacaxi com Pimenta e Manga com Pimenta. Juntar pimenta a uma fruta e transformar essa mistura em um sorvete pode até parecer estranho em um primeiro momento. Mas além de refrescante, a inusitada combinação é uma explosão de sabor e traz uma série de benefícios à saúde. As paletas mexicanas da Los Paleteros são verdadeiras sobremesas no palito, pois possuem 120g, o dobro de um picolé tradicional. A linha de sorvetes premium da Los Paleteros é produzida de maneira artesanal e não contém a adição de conservantes ou corantes químicos. Nas paletas picantes, massa de pimenta rosa e flocos de pimenta calabresa são usadas na preparação, combinando com o doce da manga e o ácido do abacaxi. Considerado um alimento funcional, ,a pimenta tem ação antioxidante e contribui para prevenir o envelhecimento precoce, devido à presença da capsaicina. É ótima para turbinar dietas de emagrecimento, em virtude do efeito termogênico, que acelera o metabolismo. Muito benéfica ao organismo, a pimenta possui ainda componentes antimicrobianos, anti-inflamatórios e anticancerígenos. Outro efeito do consumo frequente de pimenta é uma melhora da digestão e diminuição dos níveis de colesterol ruim. Além destes sabores exóticos, a Los Paleteros disponibiliza mais de 25 sabores, todos desenvolvidos com matérias-primas de qualidade, para atender ao gosto requintado dos clientes. Os interessados podem degustar estas delícias geladas em lojas e quiosques espalhadas pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já são 40 unidades no Brasil e, até o final do ano, a franquia planeja contar com 62 pontos em funcionamento, expandindo sua atuação para o Espírito Santo e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna