Todo o primeiro sábado do mês de maio, vários profissionais do método criado pelo alemão Joseph Pilates que tem como objetivo a arte e controle da mente corpo e espírito, se unem para realizar o Pilates Day. A data, que foi instituída pelo PMA – Pilates Method Alliance, busca juntar estúdios da prática no mundo todo, com aulas abertas gratuitamente para a população. Em Curitiba, o Contrology Pilates, dirigido pela educadora física Wanderleia Winiarski, ao lado dos estúdios Rissmann Pilates, da educadora física Lariessa Isis Rissmann e Stein Pilates, de Ada Stein, realiza um aulão gratuito no Parque Barigui, no próximo sábado (6), das 9h30 até 11h30, em frente à Casa Amarela.  As educadoras físicas de cada estúdio conduzirão e orientarão uma ampla série básica do método Pilates Clássico, de solo, que incluem movimentos como The Hundred (exercício de respiração, que significa alterar os padrões circulatórios, e serve para preparar o corpo para os exercícios subseqüentes), o RollUp (para fortalecer o Centro da Força e trabalhar a flexibilidade e mobilidade articular da coluna), LegCircles (círculos com a perna, que fortalecem a articulação do quadril, abdutores e adutores, abdominais e musculatura das pernas), Rolling Back (exercício abdominal de controle e equilíbrio), One e Double LegStretch (exercícios que treinam a resistência da musculatura do abdômen, além de desafiar a consciência corporal, o controle do centro e a flexibilidade), e SpineStretch (que foca na mobilização das vértebras, melhora a postura, além de alongar os isquiostibiais e trabalhar a expiração).  Para participar das atividades, além de levar um colchonete ou uma canga, basta doar um agasalho, que será destinado para a campanha Espalhe Calor, do Provopar Estadual.

continua após a publicidade

Teatro Barracão EnCena

 

De 7 a 28 de maio, o Teatro Barracão EnCena, em Curitiba (PR), apresenta dois espetáculos de sucesso. Nas tardes de domingo, na sessão das 16h, o público esperado é o infantil para a peça Se Essa Rua…Se Essa Rua… Aos sábados e domingos, a partir de 13 de maio, às 20h, a peça é Anáguas, Florais e Gin Tônica.  Na peça Se Essa Rua..Se Essa Rua, Ritinha é uma menina do interior que chega à cidade grande e encontra o caos no trânsito, motoristas apressados, correria e muito estresse. Abrindo sua mala, embarca numa aventura em mundos imaginários, onde são essenciais a disciplina, a flexibilidade e a generosidade. Em seu retorno para a cidade, percebe que devemos ter virtudes na vida e não somente no trânsito. Classificação livre.  A comédia Anáguas, Florais e Gin Tônica mostra o dia que antecede a festa de 70 anos de casadas das “Fervidas” Nenê e Nonô. Lembranças de uma vida de amor e companheirismo permeiam essa hilária história de duas velhinhas que sempre venceram o preconceito em nome da felicidade. A comédia tem duração de 60 minutos e a classificação é 12 anos.

Em exposição paralela, atelier de Curitiba recebe obras da artista Nair Kremer em homenagem à Clarice Lispector

continua após a publicidade

No dia 13 de maio, o Atelier Reptilia inaugura a exibição de obras do acervo da artista Nair Kremer que homenageiam a escritora Clarice Lispector. A exposição é uma das atividades paralelas à mostra “Preciso de Todos”, que permanecerá no Museu Oscar Niemeyer até 08 de junho.

continua após a publicidade

Com cerca de 40 anos de produção, a artista expõe diferentes frentes de sua vasta obra em vários formatos e lugares, nos próximos meses, pela cidade de Curitiba-PR. A Reptilia foi escolhida como ambiente para acolher suas homenagens à escritora pela relação mais intimista do local. “Eu acho que o espaço é delicado para receber a Clarice. A exposição vai dialogar com o ambiente: aconchegante, mais afetivo”, conta Nair.  Além do acervo de obras, ela promete trazer novidades, dentre elas, intervenções em peças que serão confeccionadas em parceria com a marca para uma microcoleção.  O interesse de Nair por Clarice surgiu de forma visceral por meio de seu primeiro contato com a escrita da autora, quando estava grávida de seu primeiro filho. Sua primeira homenagem, em 1986 na galeria da Unicamp, trouxe também uma grande força para a artista, quando Berta Waldman comparou, em texto sobre a mostra, o seu processo criativo com o de Clarice. “E realmente é muito parecido”, comenta a Nair.

Aprenda a diferenciar os cristais usados na iluminação

Processo de fabricação influencia diretamente na qualidade e no brilho das peças

A utilização de cristais na decoração nunca sai de moda. Utilizados na iluminação, dão um toque especial nos ambientes se destacando pelo brilho, elegância e sofisticação. Porém, antes de adquirir uma luminária com o material, seja ela de estilo clássico ou mais arrojado, é necessário atentar para os tipos de cristal disponíveis, os quais apresentam diferentes características e preços.  “O cristal é um material semelhante ao vidro, porém como possui óxido de chumbo e sílica em sua composição, traz mais brilho, transparência, peso e qualidade às peças com ele fabricadas. O que diferencia o seu valor é o processo de fabricação, o qual influencia diretamente na sua qualidade”, afirma a designer e sócia da Luna Luce Iluminação, Marcia Bagatoli. “Pelos padrões internacionais de classificação, os cristais de alto padrão devem ter um percentual de 24% a 30% de óxido de chumbo em sua composição, além de ser composto por quartzo e baixa quantidade de ferro que garantem seu alto brilho e transparência”, explica.  De acordo com Marcia, são três os tipos de cristais mais encontrados no mercado, o Swarovski, Asfour e o Cristal Chinês. “O cristal Swarovski é um dos que mais possui mais chumbo em sua composição, o que confere maior reflexão de cores e brilho intenso. Sua lapidação é feita em máquinas para pedras preciosas, por isso sua superfície é praticamente perfeita. Portanto, entre os diferentes tipos de peças, esse é o que possui maior valor de mercado. Os do tipo Asfour tem origem no Egito e também possuem alto padrão de qualidade, com cerca de 30% de chumbo, porém com preços de cinco a dez vezes menores do que os de Swarovski, possuindo, portanto, um excelente custo benefício”, comenta a designer, que desenhou a luminária em forma de guitarra do Hard Rock Cafe Curitiba, feita com cristais egípcios Asfour.  Já os cristais chineses, como o K9 ou o Exclusiv, vem sendo produzidos em alta escala para o mercado e apresentam similaridades com o Asfour, como um brilho intenso, porém seu processo de lapidação é mais grosseiro, o que faz com que apresentem riscos e deformidades. “Os cristais chineses não apresentam a mesma qualidade ótica dos demais tipos, mas por terem preços bem mais acessíveis, acabam sendo bem aceitos no mercado. Na hora de adquirir peças de cristal é necessário atentar para esses detalhes”, acrescenta a designer. A ajuda de profissionais da área pode ser de grande valia no momento da compra. “Eles saberão, não só orientar com relação ao modelos e tamanhos mais indicados para cada ambiente, mas também podem ajudar quanto à qualidade e ao custo benefício, de acordo com o que cada cliente deseja”, finaliza Marcia.

Diogo Portugal traz a Curitiba seu novo show com personagens

Após cinco anos sem passar por Curitiba com uma montagem baseada em seus personagens, o humorista Diogo Portugal retorna à cidade em maio para única apresentação de “Portugal é Aqui!”, que vem percorrendo com sucesso palcos de todo o país. O espetáculo será realizado no Grande Auditório do Teatro Guaíra, dia 21 (domingo), às 20h. Ingressos já estão à venda no site www.diskingressos.com.br e quiosques disk ingressos.

Em suas mais recentes passagens pela cidade, Portugal apresentou seus shows de stand up comedy – o estilo cara limpa no qual o comediante usa apenas o microfone para revelar hilárias situações. Agora, ele resgata e atualiza suas famosas criações, personagens vivos e recheados de bom humor. “Quero lembrar um pouco o que fazíamos no bar era Só o Que Faltava e também de temporadas que fiz nos Teatros  Lala Schneider e Regina Vogue”, explica. “Sempre em sintonia com o público de Curitiba, onde comecei”.  Entre seus personagens mais marcantes, e que estaão presentes no novo show, estão a manicure Marlene Marluce Catarina, o porteiro Ediomar, a ex-prostituta Pamela Conti, o lutador de jiu-jitsu Bomba e o office-boy Elvisley, sucesso do programa Zorra Total. “Cada personagem terá novos textos, atuais, mas sem abandonar a essência que os tornou clássicos”, afirma o comediante.  O espetáculo tem passado por diversas cidades brasileiras em turnê, desembarcando agora na capital paranaense. “Vou brincar com o curitibano e as coisas da cidade, valorizar esta sintonia entre o humorista, seu público e sua terra é muito bacana”, comenta Portugal. “Podem esperar citações para Lava Jato, República de Curitiba e nosso novo prefeito”, garante o humorista.  Diogo Portugal é um dos grandes nomes da comédia brasileira. Iniciou a carreira em Curitiba, terra onde criou boa parte de seus personagens, que acabaram conquistando o Brasil. Seu canal do YouTube conta com mais de 20 milhões de acessos, já participou de programas de TV como Fantástico e Zorra Total, além de ter criado o “Fritada”, programa que nasceu na internet e migrou para o canal Multishow. No teatro, é curador do Risadaria (maior festival de humor de São Paulo) e organizador do Risorama (maior festival de humor da América do Sul, em Curitiba). Tem cinco tipos de apresentações diferentes, que vão do stand up comedy até as esquetes com seus consagrados personagens.