Peça curitibana em 3 únicas apresentações em São Paulo

Convidado pelo Grupo Oba! de Teatro, o espetáculo curitibano “Sobre Lendas e Mulheres” fará três únicas apresentações em São Paulo, nos dias 08, 09 e 10 de Julho, às 20h. As apresentações acontecerão no Espaço Cia do Pássaro e são parte de uma parceria entre grupos, com a intenção de promover o intercâmbio entre projetos com um mesmo objetivo e ampliar uma pesquisa sobre o ser mulher. “Sobre Lendas e Mulheres” é inspirada nos contos do livro “Mulheres que correm com lobos” de Clarissa Pínkola Estés; que ficou por mais de um ano na lista dos mais vendidos nos Estados Unidos. Através de narrativas, diálogos e canções, retrata os anseios, ritos de passagens, preconceitos, arquétipos e estereótipos que estão presentes no universo feminino. A peça estreou em outubro de 2012 e, desde então, percorreu os estados de Minas Gerais e Paraná e foi considerada um dos destaques da Mostra FRINGE, no Festival de Curitiba de 2016.  O intercâmbio é parte do novo projeto do Grupo Oba! de Teatro, “Por Ser Mulher”, que vem debatendo a condição feminina em redes sociais e em encontros com as atrizes do grupo, desde março de 2016. A vinda de “Sobre Lendas e Mulheres” para São Paulo inicia uma nova fase da pesquisa, com encontros presenciais, abertos a todas as mulheres que queiram participar. O primeiro encontro acontecerá no dia 09, sábado, a partir das 11h, no Teatro do Funil (R. Lopes Chaves, 72 – Barra Funda). Terá a participação das mulheres que já fazem parte do grupo de debate e das atrizes Cleo Cavalcantty e Luana Godin. É a partir desses diálogos que será concebida a dramaturgia de “Por Ser Mulher”. “O espetáculo foi criado com o intuito de dialogar e tocar mulheres que sofreram, ou sofrem, todo o tipo de violência e trazer às suas realidades um pouco de conforto e autoestima. Porém, falamos a todos: homens, mulheres, qualquer um que entenda e sinta tocado no seu feminino. ”, diz Cleo Cavalcantty.

Condor e prefeitura inauguraram calçadão no Cajuru

Divulgação
Condor Super Center e a Prefeitura de Curitiba inauguraram o calçadão da Rua Florianópolis, 790, no bairro Cajuru

No dia 01 de julho, o Condor Super Center e a Prefeitura de Curitiba inauguraram o calçadão da Rua Florianópolis, 790, no bairro Cajuru, que recebeu um investimento de R$ 280 mil da rede para uma completa revitalização. O novo espaço foi projetado para levar mais segurança, lazer, conforto e bem estar aos moradores da região.
O primeiro calçadão de bairro da cidade conta com arborização, bancos, bicicletário, travessia elevada para passagem de pedestres e uma nova infraestrutura de iluminação.
Segundo a diretora de marketing da rede, Elaine Munhoz, esta revitalização foi realizada em 40 dias e faz parte de uma medida mitigadora do Condor e a Prefeitura para a ampliação da loja do Cajuru, que será realizada em breve. “Este investimento foi idealizado para proporcionar mais segurança e qualidade de vida para a população, que agora passa a contar com um espaço bonito, agradável e diferenciado”.
O projeto é do IPPUC –Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba e a obra executada pelo Condor.
O cliente do Condor, Airton Nardelli, parabenizou a rede por ter se prontificado a trazer este benefício para a comunidade. “É bom ver uma empresa privada se preocupando com o bem estar da sociedade. Este calçadão é o segundo símbolo de cidadania de Curitiba, o primeiro foi o da Rua XV, e aqui vai ser o condensamento entre a vizinhança local, principalmente de pessoas de segunda e terceira idade”.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, agradeceu ao Condor por esta parceria, que mesmo em um momento de crise viabilizou a criação do p,rimeiro calçadão dos bairros, no Cajuru. “O Condor é um parceiro que gera empregos e receita para a cidade e que sempre dialoga com a prefeitura”, destacou.

Nutricionista dá dicas para evitar problemas nas festas caipiras

Divulgação
Excesso de alimentos gordurosos pode causar desconforto e até problemas mais graves. Na foto a chefe de Nutrição do Hospital VITA, Dirlene dos Santos

O mês de junho chegou ao fim, mas os “arraiás” continuam em julho. As festas caipiras são confraternizações cheias de alegria, danças, brincadeiras e, principalmente, quitutes saborosos. Guloseimas como paçoca, pé-de-moleque, bolo de milho, canjica, pinhão e muitas outras tornam-se protagonistas da gastronomia brasileira durante o período de realização dessas festas.
“Mas é preciso ficar atento para não exagerar”, alerta a chefe de Nutrição do Hospital VITA, Dirlene dos Santos. A nutricionista explica que, apesar de deliciosas, essas comidas são altamente calóricas e algumas, se consumidas em exagero, podem causar complicações como indigestão e até outros problemas mais graves. Contudo, não é preciso entrar em desespero, nem abrir mão dessas “delícias”. Abaixo, algumas dicas para que todos possam aproveitar sem riscos ao sistema digestivo:
1. Não vá para uma festa julina de barriga vazia. Se estiver de dieta, procure fazer um lanche saudável antes de sair de casa. Ele vai ajudar na sensação de saciedade e diminuir as chances de cair em tentações ou comer demais.
2. Dê uma boa olhada em tudo o que está disponível. Assim, você pode ter uma visão ampla de todas as comidas disponíveis e aproveitar apenas aquelas que você mais gosta.
3. Concentre-se nas comidas típicas. Uma boa dica para não exagerar é procurar dispensar aquelas que você tem fácil acesso em outras épocas do ano, como a pipoca e o cachorro quente, por exemplo.
4. Faça escolhas mais saudáveis. Opte por alimentos ricos em fibras e de fácil digestão, como o milho cozido ou o bolo de fubá. Eles são ótimas fontes de carboidratos e podem ser consumidos como uma refeição, junto a uma proteína, como um espetinho.
5. Evite exagerar nas bebidas alcoólicas, como o sagu ou o quentão. Além disso, cuidado com os alimentos com muita adição de açúcar, como o pé-de-moleque, o doce de abóbora ou a canjica, que são um perigo para quem tem diabetes ou está acima do peso.

É de casa

Divulgação
A partir das 17 horas, encontra a mesa do Chá das Cinco pronta, com bolos, chá e café

Que tal um chá quente ou um café, acompanhado por um bolo caseiro, no final da tarde? Esse é o convite do Grupo Victor para os clientes dos shoppings Mueller e ParkShoppingBarigüi durante o mês de julho. Desde o início dessa semana, quem passa pelo Bistrô do Victor, no ParkGourmet, ou pelo Victor Fish’n’Chips, na praça de alimentação do Mueller, a partir das 17 horas, encontra a mesa do Chá das Cinco pronta, com bolos, chá e café. É só chegar e se servir. “Além da qualidade e do sabor dos pratos, a principal característica do Victor sempre foi receber bem. Essa é a proposta do novo Chá das Cinco”, explica Francisco Urban, diretor executivo do grupo. A mesa fica à disposição até às 18h30, de segunda a sexta. É chegar, servir, sentar, saborear e jogar conversa fora, como na cozinha da casa da gente.

Pais e filhos participam de palestra sobre crimes virtuais

Divulgação
Tammy Hayashi e a mãe, a designer Alexandra Hayashi; a advogada Gianna ,Calderari; e a escritora Simone Hykavei e o filho Guillermo Hykavei Alencar

A advogada Gianna Calderari recebeu pais e filhos para uma palestra sobre o uso das redes sociais e crimes cibernéticos nesta quinta-feira, 30 de junho. No bate papo realizado no Espaço Curitiba, as crianças receberam orientação quanto ao bom senso do uso da internet e principalmente com os cuidados que precisam ter com as relações desconhecidas oriundas da rede. O desfecho foi acompanhado pelos pais com a apresentação de um vídeo que alerta sobre situações reais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna