Paranaense entre as finalistas do Teen Choice Awards

Barbara Guedes, 12 anos, residente em Castro, na região dos Campos Gerais, é a única paranaense entre as três finalistas da Promoção Relâmpago Teen Choice Awards, do canal a cabo Boomerang, pela rede social Facebook. A grande vencedora ganha uma viagem para Los Angeles, com direito a acompanhante, para assistir ao grande show Teen Choice Awards 2011, no dia 7 de agosto. O evento terá a presença de diversas estrelas da TV e música, e Justin Bieber e sua namorada, Selena Gomez são artistas já confirmados.

Movimento Pró-Paraná ganha novas instalações

Divulgação
Edson Ramon e Jonel Chede

Nesta segunda-feira (dia 25/7), o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson Ramon, inaugurou a remodelação de três andares, dos nove andares, da sede da entidade, no Centro de Curitiba. Na reorganização estrutural o Movimento Pró-Paraná ganhou nova sede, no sexto andar do edifício da ACP. Mais amplas e organizadas, as salas do Pró-Paraná permitirão aos diretores e conselheiros do movimento mais conforto para a realização de suas reuniões e eventos. Na ocasião, o presidente do Movimento Pró-Paraná, Jonel Chede, entregou ao presidente da ACP, Edson Ramon, uma placa em agradecimento à cessão do espaço. O Movimento Pró-Paraná, entidade da sociedade civil, independente, multidisciplinar e suprapartidária, voltada para a promoção da identidade cultural do Paraná, comemora, este ano, uma década de fundação.

Martin Carnoy e Kazuhiro Yoshida vêm ao Brasil falar da história da educação no mundo

Mostrar a trajetória de outros países na questão da educação, estimular a reflexão sobre os processos educativos em uma perspectiva global e ajudar a vislumbrar novos horizontes para a educação no Brasil. Essa é a base da palestra “A história da Educação: Lições internacionais e os recentes avanços do Brasil” que Martin Carnoy e Kazuhiro Yoshida ministram no Sala Mundo Curitiba 2011 – Encontro Internacional de Educação que acontece na capital paranaense de 17 a 18 de agosto.

Centro Europeu Awards‏

Marlon Garcez
A modelo Clarissa Picoli entre Celinha Maria Buschle e Vânia Schwerter, coordenadoras do curso de Design de Moda do Centro Europeu.

Na noite desta terça-feira, dia 26 de julho, o Centro Europeu, uma das principais escolas de profissões e idiomas da América Latina, promoveu a segunda edição do Centro Europeu Awards. Além de comemorar os 20 anos de história do Centro Europeu, data que será celebrada no mês de agosto, a cerimônia valorizou os alunos formados pelos cursos de Design de Moda, Música Eletrônica, Cinema Digital e Fotografia da instituição, premiando os principais trabalhos desenvolvidos por eles durante as atividades curriculares. O evento contou com uma programação especial, enriquecida pela participação de atores, músicos e modelos em apresentações que remetem aos cursos participantes da premiação.

Marlon Garcez
DJ e produtor Ilan Kriger, coordenador dos cursos de Música Eletrônica do Centro Europeu, e Sandro Rodrigues

Hospital realiza palestra gratuita sobre doenças digestivas

Rafael Danielewicz
Público da melhor idade participa de atividades físicas e culturais

As doenças digestivas são comuns em todas as idades, mas existem algumas patologias que nos idosos aparecem com mais frequência, podendo causar complicações. Se não forem tratadas adequadamente podem resultar em casos mais sérios e até levar à morte. O assunto será explicado durante a edição de julho do Viver Mais VITA – Melhor Idade, que acontece no próximo sábado (dia 30 de julho), a partir das 8h30, no CEVITA – Centro de Estudos do VITA Batel.

6ª VentoSul promove “Experiência educativa em museus”

Divulgação
A ação faz parte do Projeto Educativo da Bienal de Curitiba

Nos dias 2 e 3 de agosto, a 6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, realiza a “Experiência educativa em museus”. A atividade faz parte da programação do Projeto Educativo, desenvolvido pelas curadoras pedagógicas da Bienal, Denise Bandeira e Sônia Tramujas. Serão realizadas visitas guiadas no Museu Oscar Niemeyer, Casa Andrade Muricy, Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia) e Museu Alfredo Andersen. Durante essas visitas, serão relatadas ações e experiências educativas realizadas nos espaços museológicos e as possibilidades de interação entre arte e público, como atividade preparatória para a formação de mediadores da 6ª Bienal de Curitiba. A ação é voltada aos professores e estudantes de artes visuais interessados em atuar na mediação dos espaços expositivos em que serão feitas as visitas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (1º) pelo site www.bienaldecuritiba.com.br/palestras. O Projeto visa permitir o aproveitamento máximo do público de todas as idades e a exploração do potencial educativo da Bienal. Além das visitas guiadas, abrange medidas de ação inclusiva, cursos de capacitação de professores, mediadores nos espaços expositivos e até publicações voltadas a professores e mediadores, entre outros.

Copa da Amizade em Prudentópolis

Divulgação
4ª edição do torneio realizado pela Escola Furacão contou mais de 160 jogadores de 11 a 15 anos

Buscando promover intercâmbio esportivo e a integração entre as sedes de Curitiba e a afiliada em Prudentópolis, a Escola Furacão (CAP) realizou de sexta-feira a domingo (22 a 24 de julho) a 4ª edição da Copa da Amizade, na cidade famosa pelas cachoeiras. Os jogos nas categorias Sub-11 a Sub-15 foram realizados simultaneamente no Estádio Municipal e no Campo do São José, e envolveram mais de 160 crianças e adolescentes, que impressionaram com futebol de alto nível. Só de Curitiba, foram necessários dois ônibus para transportar todos os jovens atletas e equipe técnica até a segunda maior cidade das regiões centro sul do Paraná. Apesar de as partidas terem ocorrido entre escolas de uma mesma bandeira, as disputas foram acirradas. O time de Curitiba foi o grande campeão do torneio, por vencer nas categorias Sub-11, Sub-12 e Sub-13. Prudentópolis, por sua vez, levou a melhor nas categorias Sub-14 e Sub-15. Para ‘Guni’, coordenador da Escola Furacão em Prudentópolis, que jogou como profissional pelo CAP de 1988 a 1996, o torneio é importante para certificar a qualidade do projeto Escola Furacão, mas principalmente para passar conceitos de cidadania para os meninos. “Um exemplo ocorreu no primeiro dia de jogo, quando, mesmo após perder por 5 a 0 para a equipe de Prudentópolis, os jogadores de Curitiba foram cumprimentar o time adversário, demonstrando respeito e harmonia”, lembra Guni. O atacante curitibano Enrico Pavanello (Sub-12) viu em sua primeira viagem para jogar futebol a oportunidade para ganhar ex,periência, mas principalmente para fazer novas amizades. A próxima etapa está programada para outubro, contra a Escola Furacão de Itajaí. Saiba mais acessando www.atleticoparanaense.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna