Paraná ganha 1º SESMT Coletivo do asseio e conservação do País

A partir de 15 de julho, o Paraná passa a ser o primeiro estado a contar com o Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho (SESMT) Coletivo exclusivo ao setor de asseio e conservação. A iniciativa é do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (SEAC/PR), entidade patronal que, em parceria com o Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e Região (Siemaco) são mantenedores da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop), entidade eleita para ser a gestora do projeto. Tal passo vai buscar garantir a saúde e integridade física dos profissionais do setor, além de otimizar os gastos dos empresários, por meio de trabalho integrado de técnicos de Segurança do Trabalho e Enfermagem do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro e Médico do Trabalho. Em média, empresas que se preocupam com este trabalho preventivo chegam a reduzir em mais de 50% os gastos extras com funcionários , face ao caráter preventivo

O atendimento será realizado em dois locais: a unidade técnica matricial funcionará na sede da Facop, em Almirante Tamandaré, e uma unidade de apoio no Centro de Curitiba. “Esta questão é muito importante. O objetivo é prevenir e preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores”, declarou Adonai Arruda, presidente da Facop. Segundo a superintendente executiva da Facop, Cassia Almeida, “a implantação do SESMT Coletivo Facop coloca o Paraná, mais uma vez, à frente de ações que beneficiam o setor. O SESMT é uma exigência do Ministério do Trabalho e o caráter coletivo que ele ganhou no Estado é um avanço para o segmento. A Facop é a primeira instituição a implementar o serviço unificado de segurança e medicina de trabalho para seus associados” e este trabalho é setorial e inicia com empresas com menos de 500 funcionários.  Os registros da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) do Ministério da Previdência Social apontam que no ano passado, 2.717 trabalhadores perderam a vida em serviço. Em 2011, o afastamento de funcionários causado por acidentes ou doenças laborais custou aos cofres públicos cifra superior a R$ 63 bilhões. Para as empresas, fica o ônus da interrupção da produção, substituição de trabalhadores; pagamento de horas extras; recuperação dos empregados; salários pagos a afastados; despesas administrativas; engenharia de reparação, entre outros.   Um dos diferenciais do SESMT Coletivo paranaense será o uso de um software que integrará dados e informações para que o empresário acompanhe o atendimento de seus funcionários. Além dos atendimentos, serão prestados serviços de consultoria e de gestão de segurança e medicina do trabalho, com a realização de exames periódicos, admissionais, demissionais, entre outros. O SESMT Coletivo inicialmente estará disponível às empresas de asseio e conservação da Região Metropolitana de Curitiba abrigadas pela Convenção Coletiva de Trabalho do Asseio e Conservação e dentro das normas estabelecidas por esta e apreciadas pelo Ministério do Trabalho.  

Mais uma edição de grande sucesso

Priscilla Fiedler
Lutadores das academias KDL e Evolução Thai

O ginásio do Tarumã recebeu no último sábado (13) a segunda edição do evento esportivo de MMA Smash Fight. Entre as grandes disputas, presenças marcantes e fãs de MMA também estavam os importantes patrocinadores oficiais, que ajudam diretamente no sucesso do evento. E entre eles está a rede de bebidas Adega Brasil, que esteve representada com um camarote exclusivo no local, assim como na p,rimeira edição, que aconteceu no mês de maio. O proprietário da marca, Waldomiro Fávero recebeu todos os convidados acompanhando todos os detalhes de perto, juntamente com sua esposa e sócia, Alessandra Fávero.

Priscilla Fiedler
O casal proprietário da rede Adega Brasil Alessandra e Waldomiro Fávero com a dupla Eric & Mateus

O sucesso de público do Smash Fight provou que o MMA cai cada vez mais nas graças do público, e em Curitiba, berço de grandes lutadores, a recepção é ainda mais intensa. Entre os grandes nomes da noite, destaque para o vencedor da categoria até 70kg, Rodrigo Cavalheiro e o americano Rodney Wallace, que venceu o curitibano Matheus Buffa, na categoria até 93kg.

X Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense começa nesta terça-feira

Divulgação
Trupe de Chapeuzinhos Coloridos / Grutun!

O Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense acontece de 16 a 21 de julho, em Paranaguá. Realizado pela FAFIPAR (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá) e FUMCUL, em parceria com as Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil, Faculdade de Artes do Paraná – FAP, Escola de Músicas e Belas Artes do Paraná – EMBAP, UFPR Litoral e Prefeitura de Paranaguá, o evento chega à décima edição e consolida-se como catalisador da riqueza cultural do litoral do Estado.

Homenagem

Divulgação
As arquitetas Carolina e Denise Leal Ribas

As arquitetas Denise e Carolina Leal Ribas participam da Casa Cor Paraná 2013 homenageando uma das mais ilustres personalidades paranaenses: a ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann. Inspirado nas telas do pintor impressionista Vincent Van Gogh, artista preferido da ministra, o projeto utiliza cores como o amarelo e o azul em contraponto aos tons neutros. Outro destaque do ambiente é uma gravura com o rosto de Gleisi, criada pelo artista plástico curitibano Anderson Thives.

Segunda Ducati do Brasil é do Grupo Servopa

Divulgação
O Show Room da marca italiana, com os modelos Diavel e Monster, está temporariamente operando na Audi Center

O Grupo Servopa traz a Curitiba mais uma concessionária de motocicletas Premium. A italiana Ducati chega à cidade com dois modelos, a Diavel e a Monster 796, modelo de entrada da marca no Brasil, que é montada em Manaus.O Show Room está temporariamente funcionando na Audi Center e, além das motocicletas, vai contar com boutique e acessórios, e a oficina especializada, que começará a atender a partir de Agosto de 2013. A previsão de inauguração da Ducati Curitiba é outubro deste ano, na Avenida Mário Tourinho. 

211 ruas tiveram pavimentação recuperada esta semana

Divulgação
A Prefeitura de Curitiba está trabalhando intensamente na recuperação da pavimentação da cidade, especialmente após as chuvas que ocorreram no final do mês de junho

A Prefeitura de Curitiba está trabalhando intensamente na recuperação da pavimentação da cidade, especialmente após as chuvas que ocorreram no final do mês de junho. Somente nesta semana foram recuperadas 211 ruas, numa extensão total de 122 quilômetros. “Após a chuva o número de buracos aumenta, pois nossa malha viária é antiga e sujeita a infiltrações”, diz Rubens Bittencourt Souto, superintendente de Manuten&cc,edil;ão Urbana da Secretaria de Governo Municipal. De acordo com ele, o mau tempo provocou um aumento do número de buracos nas ruas e elevou em 16% o volume de solicitações para manutenção das vias urbanas. Embora o trabalho seja permanente, ao longo do ano, as 29 equipes empregadas no serviço de tapa-buracos vêm trabalhando diariamente de forma simultânea para melhorar os estados das ruas. Este trabalho é setorizado por bairro, nas nove Regionais Administrativas, de acordo com a demanda e as solicitações feitas por meio da Central 156. “Conforme a demanda fazemos a setorização, dando prioridade para vias principais, de transporte coletivo, hospitais e escolas”, explica Souto. Anualmente, a Prefeitura investe R$ 2,4 milhões no serviço de tapa-buracos. A malha viária da cidade é de 4.600 quilômetros, dos quais 1.700 quilômetros são de antipó, com mais de 30 anos de uso. “É uma malha viária antiga, que precisa ser substituída”, diz Rubens Bittencourt Souto, adiantando que a Prefeitura já trabalha na elaboração de um plano de pavimentação para substituir 330 quilômetros de antipó por asfalto. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna