De cada um deles, todo paranaense já ouviu ou leu um bocadinho. Mas há boas chances também de encontrar quem não tenha nenhuma referência sobre os principais escritores contemporâneos da nossa terra. Por isso, a partir do dia 7 de novembro, a arte literária do Estado inicia um novo capítulo de sua divulgação, afinal, um projeto grandioso e inédito será materializado com a distribuição do primeiro título da Coleção Gazeta do Povo – Literatura Paranaense. Uma cuidadosa curadoria identificou seis talentos da palavra escrita no Paraná que certamente irão enriquecer as estantes dos leitores com cultura e entretenimento. O escritor Miguel Sanches Neto, que também é poeta, contista, ensaísta, considerado um dos críticos literários mais respeitados no Brasil, é quem abre o projeto com a obra inédita “Linhas Órfãs”. O livro fictício é uma experiência de diálogo nas redes sociais, pequenas ‘tuitadas’ que resultaram em literatura. Fala das relações virtuais e serve para a velocidade dos nossos tempos.

continua após a publicidade

Já na semana seguinte, no dia 14, será a vez dos leitores serem presenteados com “Jornal da guerra contra os Taedos”, livro de Manoel Carlos Karam que ganhou publicação póstuma e agora foi reeditado. A obra do escritor e jornalista apresenta um relato aparentemente factual sobre uma disputa bélica e desmistifica o discurso de guerra, das artimanhas e estratégias com ironia e humor.  Para o dia 21 de novembro, é aguardada a distribuição de “Pequenices”, do escritor londrinense Domingos Pellegrini, que já foi agraciado duas vezes com o Prêmio Jabuti e é autor de mais de 30 obras entre contos, novelas, crônicas, juvenis e infantis. “Pequenices” reúne, pela primeira vez, essa série de crônicas em um livro, confirmando o talento deste londrinense como um grande contador de histórias e um dos maiores cronistas do Brasil.

 “Ensaios e anseios crípticos”, de Paulo Leminski, foi reeditado e poderá ser adquirido pela Coleção no dia 28 de novembro. O livro traz uma oportunidade de conhecer Leminski como ensaísta, polemista, jogando luz em questões específicas. Embora aborde temas complexos, o autor fala de forma direta, emotiva e pela beleza do texto. Nessa edição, o leitor vai encontrar uma seleção de ensaios organizada pela família de Paulo Leminski.  O conhecimento acadêmico é colocado à prova em “Alegres memórias de um cadáver”, de Roberto Gomes, o quinto livro da Coleção. O escritor e filósofo curitibano ‘faz um cadáver andar pelos corredores de uma universidade’, enquanto discute a realidade brasileira contemporânea, questiona as práticas acadêmicas e a desburocratização do acesso ao conhecimento. Uma obra-prima da literatura brasileira, que já está em sua 6a edição, e mais atual do que nunca,  será distribuída no dia 05 de dezembro.

A distribuição desta 1a Coleção Gazeta do Povo – Literatura Paranaense finaliza com o título “Infinita sinfonia”, de Helena Kolody, no dia 12 de dezembro. Imperdível. O título reúne a obra completa da escritora paranaense e inclui cerca de 500 poemas. “Ela deve ser lida não só pela riqueza e requinte de sua poesia, ao mesmo tempo, que é singela e cheia de doçura, mas po,rque ela também é muito profunda e corajosa. Ler Helena é um ato de resgate de si, um momento de compreensão da própria vida. Neste mundo de barulhos incessantes, ela nos pede um grau de recolhimento. Helena Kolody olha nas dores e na alma do ser humano” explica o curador da Coleção, o também escritor Luiz Andrioli.  De acordo com ele, desde a seleção da primeira lista de autores até a escolha dos seis escritores que compõe a Coleção foi um processo que levou cerca de dois anos e reuniu uma equipe de pensadores e comunicadores que estão envolvidos no projeto. Baseada em critérios artísticos e literários, além de questões burocráticas e legais, a curadoria conseguiu montar ‘uma seleção de autores e obras ideal e possível’ para representar a arte literária contemporânea paranaense.  Uma promoção do jornal Gazeta do Povo e coordenado pela Editora Inventa, este projeto teve sua realização possível por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil. Patrocinado pela CAIXA e Instituto Joel Malucelli, o projeto conta com apoio do Grupo Positivo.  “Este projeto demonstra a importância do jornal ser o veículo que permite o acesso não somente à informação, mas também à cultura. E para a Gazeta do Povo, em especial, é mais uma ação que tangibiliza a sua missão de promover o desenvolvimento de nossa terra e de nossa gente. Valorizar os nossos escritores, promover o acesso da população às suas obras, é uma ação muito importante para o nosso desenvolvimento. Temos que agradecer as parcerias da CAIXA e do Instituto Joel Malucelli que nos ajudaram a viabilizar este projeto de tão grande alcance cultural”, explica Ana Amélia Filizola, diretora da Unidade Jornais do GRPCOM. 

Projeto inédito e grandioso

continua após a publicidade

Nunca antes foram reunidas grandes obras paranaenses numa única coleção. Nunca a literatura contemporânea do Paraná foi ofertada e disponibilizada, por meio de um projeto, para um público em larga escala. Com uma tiragem de 420 mil exemplares – 70 mil de cada título – a Coleção será distribuída gratuitamente. De acordo com a diretora da Editora Inventa, Taís Mainardes, estima-se que o projeto atingirá diretamente mais de 2,5 milhões de leitores, das mais diversas faixas etárias e classes sociais. Coube à Editora Inventa o projeto gráfico e diagramação dos livros, enquanto que o estúdio de design D-lab assina as ilustrações dos autores que estampam as capas e a Posigraf é a responsável pela impressão e acabamento dos livros.  “O projeto tem como missão maior resgatar, valorizar e promover a arte literária paranaense, encurtando o caminho entre a literatura e o público em geral, aproximando o povo do Paraná da sua identidade cultural”, afirma. “Mais da metade dos exemplares serão distribuídos sem qualquer custo para assinantes e leitores da Gazeta do Povo e os demais livros serão encaminhados para a rede pública e privada de ensino, além de importantes pontos de leitura e espaços culturais como Faróis do Saber, Tubotecas e Casas de Leitura, através das parceiras firmadas com Governo do Estado do Paraná, Secretarias da Educação e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR)”, completa.  Além dos 420 mil livros, o projeto vai contar ainda com o Manual do Professor, um volume especial que fornecerá instruções para serem aplicadas em sala de aula. O manual traz indicações bibliográficas dos autores, formas de abordagem dos livros e o contexto de cada título dentro da produção literária paranaense e cenário nacional. O Manual do Professor será distribuído para mais de 90 mil professores das escolas públicas gerenciados pelo Governo do Paraná e às mais de duas mil instituições de ensino particular no Estado, com o objetivo de ser amplamente trabalhado em salas de aula ao longo do ano letivo de 2015. 

Cronograma de Distribuição (como encarte do jornal Gazeta do Povo)

continua após a publicidade

07/11 – Linhas órfãs, de Miguel Sanches Neto

14/11 – Jornal da guerra contra os taedos, de Manoel Carlos Karam 

21/11 &nda,sh; Pequenices, de Domingos Pellegrini

28/11 – Ensaios e anseios crípticos, de Paulo Leminski 

05/12 – Alegres memórias de um cadáver, de Roberto Gomes

12/12 – Infinita sinfonia, de Helena Kolody 

Prêmio Finep de Inovação contempla fundador da CarobHouse

Heloisa Rego
Sócio-fundador da empresa paranaense, única a produzir produtos à base de alfarroba no Brasil, Luiz Carmine Giunti de Oliveira ganhou prêmio na categoria Inventor Inovador . Na foto Carmine Giunti, vencedor da categoria Inventor Inovador com Eloisa Orlandi

Os campeões regionais do Prêmio Finep de Inovação – Edição 2014 serão premiados nesta quarta-feira (dia 5), em cerimônia que acontece no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com três representantes entre os 26 ganhadores, o Paraná é destaque no prêmio anual, criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas, desenvolvidos no Brasil. O Prêmio Finep de Inovação é fruto da parceria do Governo Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia e é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País.
O sócio-fundador da CarobHouse, Luiz Carmine Giunti de Oliveira, foi o vencedor da categoria Inventor Inovador do Prêmio Finep 2014 – Região Sul. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da CarobHouse, Carmine Giunti desenvolveu uma formulação balanceada, utilizando como principal matéria prima a alfarroba e lançou no mercado como uma alternativa ao chocolate convencional, ideal para pessoas com restrições alimentares ou que optam por alimentos mais saudáveis.

Heloisa Rego
Empresa vende produto exclusivo no mercado nacional e fatura mais de R$ 5 mi

Como resultado destas pesquisas, iniciadas em 1990, nasceu a CarobHouse, única empresa brasileira que fabrica produtos a base de alfarroba no país. Trata-se de um alimento muito semelhante ao chocolate, mas sem estimulantes como a cafeína e a teobromina. Além disso, tem baixo índice glicêmico e mais rico em fibras, minerais e vitaminas, sem adição de açúcar, sem glúten e sem qualquer ingrediente de origem animal. “O prêmio de Inventor Inovador é um enorme orgulho para toda equipe CarobHouse e também a certeza de que temos desenvolvido um excelente trabalho, sempre zelando pela saúde de nossos consumidores e qualidade dos nossos produtos”, afirmou Carmine Giunti.
Muito embora seja único no mercado, os produtos a base de alfarroba possuem odor, textura e aparência similar ao cacau, mas difere no sabor. Tanta semelhança originou sabores e formatos criados pela CarobHouse , que vão desde a barrinha, passando pelo tablete e creme de avelã em pote, até as caixas de bombons nos variados sabores: passas, avelã, castanha e damasco.
O Prêmio Finep contempla oito categorias no total: seis regionais e nacionais e duas exclusivamente nacionais. Os primeiros colocados regionais, em cada categoria, competem também na final nacional, que acontece em Brasília. Serão distribuídos entre os vencedores R$ 8 milhões em prêmios. Entre os paranaenses também foram contemplados a Biodiversité (categoria Pequena Empresa) e a Angelus Ciência e Tecnologia (categoria média empresa). 

Médico lança o romance “Na Barriga da Baleia” nesta quinta-feira

Divulgação
Publicado pela Editora Íthala, livro conta a história de 25 anos de Jonas, um jovem psicótico

O romance “Na Barriga da Baleia”, do médico paranaense Marco Teixeira, será lançado nesta quinta-feira (6), a partir das 19 horas, na Livraria da Vila (Pátio Bate,l). Publicado pela Editora Íthala, o livro apresenta fatos ocorridos durante os 25 anos de vida de Jonas, personagem central da história, desde o nascimento, passando pela infância e adolescência até o internamento em hospital psiquiátrico.

O livro – “Na Barriga da Baleia” conta a história de um adolescente psicótico. O livro narra infância e adolescência de Jonas, relacionamento familiar, alterações de comportamento, convívio com a marginalidade, vida no hospital psiquiátrico, paixão pela médica e rebelião de internos.

O autor – Marco Teixeira nasceu em 1961, na cidade de Ponta Grossa. Estudou medicina na Universidade Federal do Paraná – UFPR e formou-se em 1985. Especializou-se em homeopatia e trabalha como clínico num hospital psiquiátrico. Em 1992, ganhou o segundo lugar no VI Concurso Gralha Azul de Literatura Brasileira, com o “Relato Rápido de um Ressentimento”. Em 2009, publicou “Morrendo de Saudades – Cartas de Um Pai Separado”, no qual relatava uma experiência de vida.

Shopping Novo Batel apresenta espetáculo infantil “As aventuras da princesa Jezebel”

Divulgação
Primeira apresentação será neste sábado, dia 1º, mas outras quatro sessões estão programadas para os sábados de novembro

O Shopping Novo Batel recebe em novembro o espetáculo “As aventuras da princesa Jezebel”, produzido pela Companhia de Teatro Mimesis Produções, com o patrocínio da Castrolanda. Serão cinco sessões, sempre aos sábados, às 16h, no Teatro João Luiz Fiani. As apresentações estão programadas para os dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de novembro e os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15 (meia entrada).
Quando o assunto é Espetáculos para crianças, não podemos negar que é preciso ser cauteloso. As crianças são muito exigentes, e sempre muito críticas. Por isso, “As aventuras da princesa Jezebel”, é um trabalho árduo e sério, feito com muito cuidado, com atenção aos mínimos detalhes para que a história seja bem compreendida para quem assiste. 
Além do público infantil, o espetáculo contagia também os adultos, que comparecem ao teatro para prestigiar esse lindo trabalho. A princesa Jezebel é uma menina extrovertida e sonhadora que sempre está em busca de novas aventuras. Certo dia ela se depara com o menino mais bonito do mundo (Marcopolo), preso na janela mais alta de uma estranha torre. Decide então ajuda-lo a sair de seu confinamento. A Princesinha deve unir força e conhecimento para conseguir salvar o menino de duas bruxas malvadas e voltar para a casa sã e salva. Será que ela e Marcopolo sairão ilesos dessa aventura? Entre fadas madrinhas alopradas, bruxas e criaturas bizarras, a princesa Jezebel, aprende muitas coisas importantes, mas principalmente que, além de aprender, ela pode ensinar.