Instituto Cervantes de Curitiba juntamente com o apoio de incentivo à cultura Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Curitiba apresentam, de quinta (24) a domingo (27), no Memorial de Curitiba, o espetáculo Palavra Flamenca, que intercala uma seleção romântica de poemas de Federico García Lorca, com dança e melodia, soleá, seguiriyas, sevillanas. Palavra Flamenca surge do encontro entre amigos artistas pesquisadores da mesma vertente, a arte espanhola. Alê Palma, músico e pesquisador em guitarra flamenca, Tati Barcellos mestre, coreógrafa e bailarina, os também bailarinos de flamenco Joe Caetano e Ale Dias Zabot, e o ator e diretor teatral Sandro Tueros se encontram neste espetáculo para levar aos mais variados públicos a força, beleza, vibração e expressividade da arte flamenca, reconhecida pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade em 2010. O espetáculo será uma homenagem a este autor surrealista que tanto encantou e encanta corações apaixonados, patriotas e amargurados, e que até hoje vibra com sua força latina, pulsante na língua e na cultura espanhola contemporânea tão propagada pelo mundo. Completando a sua primeira temporada, a peça será encenada em duas sessões diárias, às 18h30 e às 19h30, com ingressos a R$20 (inteira) e R$10 (meia).

continua após a publicidade

Curitiba, verde que te quero verde!

Divulgação
Ana Padilha é arquiteta – ANA PADILHA ARQUITETURA E EMPREENDIMENTOS

Muita gente tem estranhado o aparecimento em nossa cidade de grandes edifícios no meio de uma área de mata fechada, aparentemente de forma irregular. As reações de descrédito em desfavor dos investidores e do poder público são imediatas. Entretanto, o estudo mais aprofundado da legislação municipal permite-nos enxergar a questão sob nova ótica, modificando até mesmo essa falsa impressão de irregularidade. O Código Florestal já sinalizava que a prefeitura regulamentaria a ocupação de áreas verdes equilibrando o direito constitucional dos proprietários de utilização de suas propriedades à necessidade cada vez mais urgente da preservação ambiental. Nossa cidade, por isso, tem se mantido à frente das demais capitais do país na relação existente entre o número de habitantes e a correspondente proporção de área verde. Sendo assim, com a edição do Decreto nº 194/2000, o verde da cidade foi todo “enquadrado” levando-se em conta uma série de características, como por exemplo, a proximidade dos rios, a zona ou setor a que pertence o lote (ou lotes), os respectivos coeficientes de aproveitamento, altura máxima da edificação (nº de andares), além dos usos permitidos. Posteriormente esse decreto foi sendo ajustado por outros decretos, como 919/2010 e 246/2014. Com isso um passo foi dado em favor da comunidade e dos proprietários dos lotes nesses Setores Especiais de Áreas Verdes. Foi regulamentada a utilização do coeficiente de aproveitamento já previsto para o lote através do aumento do número de pavimentos, isso mediante a compra de potencial de altura. Fato que fez com que uma área maior de mata nativa fosse preservada, remanescendo diversos bosques intocados (cercados, mantidos e sem a utilização dos proprietários), em benefício de toda população. Em resumo, na arquitetura, como no direito ou na medicina, cada caso é um caso! Há que se partir das condições peculiares de cada área ou lote, mas, sinteticamente, o que se deve compreender é que se oportunizou por intermédio de decretos, a construção de condomínios verticais, com pouca taxa de ocupação, maior altura, sempre preservando nossos bosques, nossas araucárias e muito mais área verde para que no m,eio de nossas matas nunca deixemos de reconhecer uma gralha azul.

Como ter um belo jardim no condomínio: Invespark aponta dicas destacadas no encontro “Clube do Zelador”

Divulgação
Iniciativa pioneira da Invespark voltada à capacitação e ao desenvolvimento dos zeladores dos empreendimentos, o Clube do Zelador é realizado em reuniões mensais, que discutem os mais variados temas do dia a dia e também tendências relacionadas ao bom funcionamento dos condomínios

Os cuidados e a manutenção de áreas verdes dentro dos condomínios se apresentam como um desafio. Identificar as plantas adequadas de acordo com as características do local e do clima e realizar procedimentos adequados para que permaneçam viçosas e atrativas são ações que fazem toda a diferença para que o jardim realce a beleza do edifício, aponta o paisagista Elias Rivabem. Ele foi o palestrante do novo encontro do Clube, que teve como tema “Cuidados e Manutenção de Jardins” dentro dos condomínios. “Este é um assunto muito importante de ser abordado, nossos zeladores ficam ainda mais preparados para supervisionar e acompanhar com conhecimento o que está sendo feito”, assinala a analista de marketing da Invespark, Anna Luiza de Carvalho. Em sua palestra, Elias Rivabem abordou os cuidados tanto com jardins tradicionais quanto com os cada vez mais frequentes jardins suspensos (aqueles realizados em floreiras ou quando não há contato direto com o solo). “São orientações que tornam muito mais simples a manutenção do jardim, e que são muito úteis para todos”, enfatiza Anna Luiza. Além dos tipos de jardim e dos cuidados específicos para cada modelo, foram abordados aspectos como dicas de adubação e também de como evitar a presença de insetos e ervas daninhas, além de técnicas de estímulo à floração e a frequência de podas, trocas e reposições.

Mamaworking abre as portas em Curitiba

Divulgação
Localizado no Alto da XV, o espaço é o primeiro modelo de coworking materno da capital paranaense diz Valquiria Porto

O Mamaworking, primeiro coworking para mães de Curitiba, está atendendo desde o dia 19 de setembro, quando aconteceu a festa de inauguração do espaço. O modelo de coworking maternos começaram a surgir no país neste ano e o Mamaworking é inédito na capital paranaense.
Localizado em uma casa de 10 ambientes com 500m² no Alto da XV, o Mamaworking foi idealizado pela publicitária e empreendedora Valquiria Porto. A proposta do coworking prevê apoio a mães que querem e precisam voltar ao trabalho estando mais próximas dos filhos, possibilitando intervalos frequentes para as crianças e mães ficarem juntos em momentos de afeto e vínculo, como amamentação e brincadeiras.

Congresso Nacional Moveleiro‏

Divulgação
Ademir Bueno, Gerente de Design e Tendências da Tok&Stok, um dos grandes destaques do evento, entre as designers Letícia Castro e Ana Brum, diretoras do Centro Brasil Design
continua após a publicidade

Nas últimas quarta e quinta, dias 16 e 17 de setembro, Curitiba sediou a sexta edição do Congresso Nacional Moveleiro. O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP/PR) e tem o objetivo de as novidades do segmento e as mudanças que vêm pela frente.

Dia das Crianças com programação especial no Thermas Piratuba Park Hotel

Divulgação
Tarifa verde, ,show de mágica e deliciosos festivais gastronômicos são as atrações em destaque para o feriado prolongado de outubro

De olho nas famílias que viajam com crianças, o Thermas Piratuba Park Hotel preparou uma programação mais que especial para o feriado prolongado de 12 de outubro, que marca as celebrações da padroeira Nossa Senhora Aparecida e também o Dia das Crianças. Entre os dias 9 e 12 de outubro, os hóspedes que visitarem a cidade que abriga um dos mais belos parques termais do país, poderão desfrutar de festivais gastronômicos, atividades recreativas para crianças e adultos, presença de mágicos e ainda tarifas especiais. Para garantir que o final de semana do Dia das Crianças seja de pura magia e diversão, o Thermas Piratuba Park Hotel confirmou a presença da Família Canova Mágicos, que promete surpreender os hóspedes com suas apresentações de ilusionismo. A equipe de recreadores do hotel oferece atividades ao longo do dia, para garantir que ninguém fique parado. Para tornar o feriado ainda mais atrativo, o Thermas Piratuba anuncia a Tarifa Verde, com benefícios para quem compra com antecedência. Com essa tarifa promocional, quanto mais cedo o hóspede fecha o pacote, menos ele paga.

Divulgação
Festival gastronômico
continua após a publicidade