O empresário Luiz Napoleão foi o primeiro a adicionar ao seu lançamento imobiliário o sucesso de profissionais paulistas. A LN valeu-se de Sig Bergamin para projetar as áreas de lazer do condomínio Grand Garden, no Campo Comprido. Já noticiei aqui que outros grandes arquitetos paulistas estão sendo consultados para novos projetos em Curitiba, ou pelas construtoras, ou por particulares que buscam o talento incomum daqueles profissionais, adicionando alguns milhões no valor de suas propriedades.

continua após a publicidade
Reprodução
MARCIO KOGAN
Reprodução
ISAY WEINFELD

Advogado lança livro sobre comércio agrícola internacional

Nesta terça, 23, a partir das 19h, no Quintana Café, o advogado curitibano André Luiz Bettega D’Ávila lança o livro O Direito do Comércio Internacional no Setor Agrícola (Editora Fundação Boiteux). A obra aborda as regras do setor agrícola – um dos temas mais discutidos no comércio internacional.
O livro tenta desvendar uma conhecida zona de tensão: a liberalização comercial de bens agrícolas, dando ênfase ao mais nocivo dos instrumentos: os subsídios à exportação concedidos por países ricos a seus agricultores.
“O receio dos Estados em estabelecer regras e assumir compromissos que limitem sua produção ou comercialização de alimentos tornou-se o grande desafio para qualquer regulamentação no setor. O Brasil, que possui tradição como país exportador de produtos agrícolas, vem enfrentando cada vez mais obstáculos para conquistar mercados internacionais”, explica o autor.
O livro também contribui para a construção de um modelo teórico sobre os subsídios à exportação no setor agrícola. Além disso, aprofunda o debate sobre o tema no setor privado, encarregado de gerar riqueza com o agronegócio e também no setor público, responsável por defender os interesses agrícolas do Brasil nos foros multilaterais.
De acordo com o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, “o livro explica, com profundidade, o caráter nocivo dos subsídios no comércio agrícola internacional e sua correlação com as regras atuais do sistema multilateral do comércio.”

Drinques exclusivos e originais

Divulgação
Caipiras inusitadas

Drinques diferentes e refrescantes são sucessos no cardápio de bebidas do Outback Steakhouse. Um dos mais pedidos é o Wallaby Darned, uma combinação frozen de espumante, pêssego e um mix de ingredientes exclusivos.
As caipirinhas tem versões inusitadas – Lima-Pimenta (lima da pérsia e pimenta rosa), Uva com Manjericão, Strawberry Ginger (morango e gengibre), Rock Melon (mistura de melão com limão), Lichia e Red Passion (limão e maracujá) -, e podem ser preparadas com cachaça, cachaça Premium, vodca nacional e importada, tequila ou saquê.

Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios

O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios realizará entre os dias 23 e 25 de março de 2010, em São Paulo, o 1º Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios, que trará o tema “Ética nos Negócios: A base da atuação responsável e o pas saporte para a Sustentabilidade”.
O evento, inédito no país,, contará com palestrantes especialistas e abordará questões como responsabilidade social empresarial, ética, meio ambiente, sustentabilidade, comunicação e transparência corporativa.
Entre os palestrantes estão André Franco Montoro Filho, presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO); Jorge Cajazeira, executivo de Sustentabilidade da Suzano e Presidente do Comitê Mundial da ISO 26000; Pascal Borel, presidente da certificação ETHICS – Ethical Integrity Corporate Standard (Suíça); Vitor Seravalli, presidente do Comitê Brasileiro do Global Compact da ONU; entre outros profissionais conceituados.

Uma floresta no Largo da Ordem

Dario Dadario
Largo da Ordem
continua após a publicidade

O Largo da Ordem será ocupado por uma floresta neste sábado (20) a partir das 20 horas. A Fundação O Boticário, em parceira com o Festival de Curitiba, vai transformar o espaço numa “Floresta Urbana”, com projeções em três dimensões de cachoeiras, animais e árvores da Mata Atlântica. Haverá inclusive imagens de macacos pulando de galho em galho, ou melhor, de prédio em prédio.
A “Floresta Urbana” é uma das ações parceira da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza com o Festival de Curitiba para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de conservar a natureza e comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade.
A “Floresta Urbana” tem como objetivo mostrar a riqueza da natureza e proporcionar ao público um momento de interação com ela. “Nós que vivemos em ambientes urbanos não temos a oportunidade de prestigiar todos os dias as belezas de nossas paisagens naturais e essa distância muitas vezes dificulta a compreensão de que elas são fundamentais para a nossa vida”, diz a diretora executiva da Fundação O Boticário, Malu Nunes.

Mulheres de destaque recebem homenagem no Shopping Novo Batel

No mês da mulher, o Shopping Novo Batel em parceria com o Business Professional Women e o Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná promovem uma festa, para homenagear as Mulheres Destaques em 2009. Em sua sétima edição, o prêmio vai destacar profissionais que atuam em diversos setores da sociedade. Entre as homenageadas está a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Paraná (ABRH-PR), Sônia Gurgel, para quem é notória a ascensão feminina no mercado de trabalho. A cerimônia de entrega do prêmio Mulheres Destaque 2009 acontece no dia 23, às 20h, no Teatro Fernanda Montenegro, no Shopping Novo Batel. Veja quem mais será premiada este ano: a empresária e relações públicas do Castelo do Batel Eventos Vera Lupion, a advogada Márcia Caldas Vellozo Machado presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PR (2007/2009), a presidente do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) Helena Pereira Oliveira, a diretora da Editora Bolsa Nacional do Livro Suzana Albuquerque, a estilista Kazuco Ferraz, Soraya Diucksen, executora de projetos voltados à terceira idade, a atriz Nane Narineski, as educadoras Fanny Duraes e Gilciane Baggio Ortolani, a jornalista Nereide Michel, a artista plástica Vera Lília Rocha Lourdes e a empresária e poetisa Maria Cecília Leão Rosemann.

Risorama 2010

continua após a publicidade

Pelo terceiro ano consecutivo, a Servopa Automóveis é a patrocinadora oficial do maior evento de humor de Curitiba, a mostra Risorama que acontece durante o Festival de Curitiba. No domingo (21), o superintendente do Grupo Servopa, Darli Antonio Borin e o diretor comercial Marco Antônio Rossi, recebem convidados no ParkCultural do ParkShoppingBarigui para a noite de estreia do Risorama, que terá como atração principal o humorista e apresentador do programa CQC, da Band, Rafinha Bastos. A Servopa Automóveis irá promover ações surpresas para o público durante os seis dias da mostra. As apresentações acontecem entre os dias 21 e 26 de março às 20h30.

Pesquisa Israelense

Pesquisa de uma equipe médica israelense concluiu que as pessoas que se tornam tabagistas têm Quociente ,Intelectual (QI) inferior aos que não adquirem esse hábito. A equipe, coordenada pelo dr. Mark Weiser, do Centro Médico Sheba, do Hospital Tel Hashomer, foi feita com 20 mil soldados do Exército de Israel. O estudo mostrou uma correlação direta entre a quantidade de cigarros consumidos e o QI de um indivíduo: quanto mais se fuma, menor é esse quociente. “As pesquisas deixaram claro que pessoas com baixo QI são justamente aquelas que decidem fumar. Não se trata de uma questão sócio-econômica”, diz o dr. Weiser. Para ele, essas conclusões serão úteis na orientação futura dos trabalhos de especialistas em saúde pública.

Reprodução
Não fume

39 estabelecimentos multados na fiscalização contra o fumo

A lei antifumo está em vigor há quatro meses e nesse período equipes da Vigilância Sanitária multaram 29 estabelecimentos (outros dez estão em julgamento) de 6.861 inspecionados. O levantamento está no relatório repassado pelo diretor do Centro de Saúde Ambiental, Sezifredo Paz, ao vereador Tico Kuzma (PSB), autor da proposta transformada em lei. A multa por desobediência à legislação é de R$ 1 mil, aumentando para R$ 2 mil em caso de reincidência e possibilidade de cassação do alvará de funcionamento.
Conforme o documento, em 120 dias foram realizadas 1.366 inspeções por equipes específicas e 5.495 de rotina, incluindo a fiscalização da lei antifumo. A autuação de 39 estabelecimentos corresponde a 0,57% dos vistoriados. “Foram realizadas 98 reuniões com instituições públicas e privadas, envolvendo 2.041 pessoas. E outras 46 ações educativas em terminais de ônibus para 75 mil pessoas.”