Oficina de Música começa com concerto no Guairão, sob regência de Cláudio Cruz

O maestro e violinista Cláudio Cruz, que este ano assume a direção de Música Erudita da Oficina de Música de Curitiba, será o regente do concerto de abertura da 33ª edição consecutiva do evento, à frente da Orquestra de Câmara de Curitiba. O espetáculo acontece na próxima quinta-feira (8), às 20h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto do Teatro Guaíra, tendo como solistas o jovem pianista japonês Atsushi Imada, uma das revelações no atual cenário da música internacional, e o paranaense Fernando Dissenha, que desde 1997 é trompete solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). O repertório reúne composições que exigem virtuosismo dos músicos. As “Danças Romenas”, do húngaro Béla Bartók (1881 – 1945), registram a verdadeira música folclórica da Hungria, com suas raízes muito antigas, de caráter exótico e ritmos irregulares. O “Concerto para Piano, Trompete e Orquestra de Cordas nº 1 em Dó menor, Op. 35”, do russo Dmitri Shostakovich (1906 – 1975), é considerado pelos críticos especializados como uma obra espetacular, formada por quatro movimentos. O programa completa-se com “Souvenir de Florence”, do russo Pytor Ilyich Tchaikovsky (1840 – 1893), um dos compositores mais importantes da história da música.

Divulgação
Cláudio Cruz

O maestro – Regente e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e “spalla” da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) desde 1990, o violinista Cláudio Cruz assume a curadoria de Música Erudita da 33ª Oficina de Música. Na edição passada, o músico comandou a Orquestra Clássica da Oficina, além de atuar como professor de violino. Cláudio Cruz apresentou-se no mundo todo e empenha-se na formação de jovens músicos. Acumulando premiações como a da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo e Grammy Awards, tem atuado como regente convidado de outras importantes orquestras brasileiras, e também orquestras da França, Polônia, Japão, Israel, entre outras. Com participações em festivais internacionais, entre eles o de Carinthia (Áustria) e de Cartagena (Colômbia), Cláudio Cruz também foi diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e regente titular das sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas, além de destacar-se como regente da Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Campos do Jordão, em 2010 e 2011. Gravou três CDs com a Orquestra de Câmara Villa-Lobos, um deles inteiramente consagrado à obra de Edino Krieger.
Os solistas – Festejado como um dos pianistas mais talentosos da nova geração, o japonês Atsushi Imada já se apresentou no Brasil com a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Também foi solista de orquestras no Japão, entre elas a Kakegawa City Orchestra, Tokyo Philharmonic Orchestra e Japan Philharmonic Orchestra, além da Kharkov Philharmonic Orchestra (Ucrânia). Premiado em concursos como V Krainev International Piano Competition for Young Pianiste, Music Competition of Japan e Tokyo Music Competitione, aprimora técnicas com os professores Nobiko Miyoshi, Claudio Soares e Kei Itoh. O paranaense Fernando Dissenha, que também responde pelo curso de Trompete na 33ª Oficina de Música, é mestre pela Juilliard School (EUA). Atuou como solista da New York String Orchestra, no Carnegie Hall (EUA), quando o jornal The New York Times classificou sua participação como “uma performance brilhante”. Professor da Faculdade Cantareira (SP) e da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Dissenha ministra workshops no Conservatório de Tatuí (SP) ,e é consultor pedagógico do Guri Santa Marcelina, programa de educação musical e inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, em São Paulo. Desde 1997 é trompete solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e seu primeiro CD solo, “Carambola”, foi descrito no International Trumpet Guild como “um disco maravilhoso”. Em 2008, publicou o Caderno de Trompete Yamaha, pela Editora Vitale.

Empresas alemãs investem em ações sociais em Curitiba e na RMC

A expertise industrial alemã, reconhecida em todo o mundo, vem sendo aplicada também em projetos sociais. Associadas da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha (AHK Curitiba), a Bosch e a Pro-Aqua Latinoamérica, empresas de capital alemão instaladas no Paraná, têm contribuído com ações sociais por meio da transferência de conhecimento, da disponibilização de seus produtos e também da conscientização do público assistido.
A Pro-Aqua Latinoamérica, companhia instalada em Curitiba, produz sistemas multifuncionais para a higienização de ambientes que são utilizados para limpeza da creche da Penitenciária Feminina de Piraquara, reformada recentemente pela empresa. Além da reforma e da doação dos higienizadores de alta tecnologia, a creche foi beneficiada com brinquedos e equipamentos de lazer. “Temos também um programa para treinamento de mão de obra na Penitenciária Feminina de Piraquara. Fornecemos trabalho com um salário e alimentação diferenciados. As mulheres que cumprem pena tem a possibilidade de aprender uma nova profissão e ter redução da pena de um dia a cada três dias trabalhados. Isso certamente facilitará o retorno ao convívio em sociedade ao final da pena, com possibilidade de obtenção de empregos mais qualificados”, afirma Gerson Marçal, presidente da Pro-Aqua Latinoamérica.
Já a Bosch realiza em Curitiba o programa de voluntariado “Somos Herdeiros das Nossas Ações” casado ao Programa “Peça por peça”. A iniciativa atende a comunidade Vila Verde e Vila Barigui na Cidade Industrial de Curitiba e visa o desenvolvimento sustentável. As “peças” do projeto são: Educação pelo Ensino; Educação pelo Esporte; Educação pela Saúde no Meio Ambiente; Educação pela Comunicação; Educação pela Cultura e Educação para Geração de Renda.
Segundo Andreas Hoffrichter, diretor da AHK Curitiba, é típico das empresas alemãs o envolvimento em ações sociais nas comunidades onde estão instaladas. “Faz parte da cultura germânica investir em iniciativas que promovam o bem estar do público externo e também dos próprios colaboradores, que normalmente são beneficiados com programas de capacitação, disponibilização de creches e demais dispositivos que agregam qualidade de vida ao capital humano”, finaliza.

A música não pode parar

Divulgação
“Menu Musical” continua animando as tardes e noites do Shopping Curitiba

No sexto ano de apresentações, o “Menu Musical” começa 2015 com músicos muito qualificados e reconhecidos na capital paranaense. De quinta a domingo, a pianista Noara Barreiros encanta os clientes do Shopping Curitiba; as quintas-feiras, sextas, sábados e domingos ficam por conta de Leandro Kasan, Deni Ribas, Fabían Ferraz, Carlos Simas e Luis FitzPatrick, respectivamente. As apresentações são gratuitas e acontecem no Largo Curitiba do Shopping Curitiba (Piso L2).

Micareta na Fazenda

Divulgação
Fazenda Capoava prepara atividades carnavalescas em Itu

O carnaval divide corações: há quem queira folia do início ao fim e quem prefira aproveitar o feriadão para descansar. E o carnaval da Fazenda Capoava é, perfeito para as duas opções. Enquanto os pais descansam despreocupados na piscina ou fazendo massagem, as crianças ficam sob a responsabilidade dos monitores, curtindo atividades preparadas especialmente para elas curtirem a festa tipicamente brasileira em um ambiente rural.
A brincadeira já começa com um trio elétrico diferente: a charrete elétrica. Além disso, o carnaval na fazenda conta também com o “cavalo alegórico” e a produção de abadás exclusivos e personalizados pelos hóspedes, garantindo a alegria da criançada e deixando a festa muito mais colorida e divertida.
Além das festividades carnavalescas, não faltam opções de lazer ao ar livre como cavalgadas, passeio de caiaque, visitas aos animais, gincanas e brincadeiras com os recreadores da Ecos Lazer e passeio ao Espaço Memória, que conta a história da fazenda no ciclo do café e como a fazenda foi importante para o crescimento de São Paulo.
Para reservas efetuadas até o dia 15.01.2015, as diárias começam em R$ 1.395,00 o casal com o mínimo de 5 diárias em chalé colônia com pensão completa (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), saunas (seca e úmida), piscina climatizada, quadra de tênis e trilhas monitoradas pela mata. Crianças entre 6 e 12 anos na mesma acomodação dos pais pagam R$ 203,00 a diária e até 5 anos não pagam hospedagem.

Série de concertos com obras de Brahms e Prokofiev encerra-se com apresentação no Paiol

Lucas Oliveira
Repertório para cordas e sopro será apresentado no sábado, 10 de janeiro, dentro da programação da Oficina de Música

Durante 2014, o projeto “Temas: Obras para cordas e sopro” levou semelhanças entre as obras do compositor alemão Johannes Brahms e o russo Serguei Prokofiev para os palcos de Curitiba e do Paraná. A série chega agora ao fim com um concerto neste sábado, dia 10 de janeiro, às 18h30, no Teatro do Paiol. A apresentação faz parte da programação da Oficina de Música de Curitiba. Separados por fronteiras e por alguns anos de vida, Brahms e Prokofiev apresentaram alguma semelhança em suas obras durante um período. É isso que o quinteto formado por Maria Ester Brandão (primeiro violino), Alexandre Brasolim (segundo violino), Alexandre Razera (viola), Maria Alice Brandão (violoncelo) e Marcelo Oliveira (clarineta) reuniu no programa, que conta com “Quinteto para clarineta e cordas opus 115”, de Brahms, e “Abertura sobre temas hebreus”, de Prokofiev. “Queríamos aproveitar os termos de importância e relevância das músicas e dos participantes do projeto”, explica o clarinetista do projeto, Marcelo Oliveira. As peças estrategicamente se complementam e têm formações quase idênticas, com solos de clarineta, violinos, viola e violoncelo. Ao quinteto de cordas e sopro soma-se um piano na composição do autor russo, executado por Rodrigo Oliveira. “Juntar as duas obras foi natural pela qualidade delas e também pela formação parecida”, acrescenta o clarinetista. A obra de Prokofiev, mais festiva, fecha o programa que inicia em um mergulho de sensações dramáticas e escuras preparadas por Brahms.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna