O caso do Hyundai Veloster e a responsabilidade legal das empresas pelo cumprimento da oferta

Não é atual o problema de empresas que descumprem com aquilo que ofertam aos consumidores. No caso específico do veículo Veloster, fabricado pela empresa Hyundai, muitos dos atuais proprietários adquiriram o veículo e verificaram que os itens entregues são distintos daqueles que constam na publicidade oficial da empresa.  Desde o início da importação do referido modelo, houve grande polêmica que envolve a questão da motorização. A Hyundai CAOA insiste em informar que o veículo possui 140 cavalos de potência, enquanto os testes realizados por revistas especializadas constataram potência entre 120 e 126 cavalos. Somando-se ao conflito existente no que concerne a motorização, os proprietários notaram, assim que receberam o veículo, que boa parte dos equipamentos que justificavam o seu elevado valor de comercialização não estavam presentes. Nesse sentido, ao se observar as diferenças existentes entre a publicidade da montadora e os itens de fato presentes, verificam-se várias divergências, por exemplo (i) motor; (ii) kit multimídia; (iii) equipamento de áudio; (iv) iluminação externa, dentre outros. Faz-se de suma importância esclarecer as ilegalidades decorrentes da veiculação de publicidade enganosa e a possibilidade de que os consumidores venham a exigir o cumprimento da oferta. Especificamente em relação à publicidade enganosa, o artigo 37, § 1º do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê: “Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços”. Além disso, de acordo com o disposto no artigo 20 do CDC, em situações nas quais ocorram ilegalidades decorrentes de publicidade enganosa, o consumidor poderá optar entre o abatimento proporcional do preço ou a devolução da mercadoria com a restituição do valor pago pela mesma. Ao observar as divergências existentes pela falta de equipamentos, alguns consumidores proprietários do veículo Hyundai Veloster ingressaram com ações indenizatórias a fim de obter o abatimento proporcional do valor indevidamente pago. As primeiras demandas judiciais sobre o tema foram apreciadas e julgadas pela Turma Recursal do Estado do Paraná e restou determinado que a Hyundai CAOA deve restituir o valor proporcional, condenando a empresa a indenizar os danos morais que foram sofridos pelo proprietário (comprador) do veículo.

Marca de roupa feminina do Paraná se destaca no comércio eletrônico

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E-commerce da Amey alinha tecnologia a bom atendimento, qualidade de produtos e segurança na hora da compra

As vendas no comércio eletrônico brasileiro, apesar de ritmo menos acelerado, apresentaram crescimento em 2015, segundo relatório Webshoppers, considerado o principal guia para os profissionais da área. O e-commerce movimentou R$ 41,3 bilhões no período, um aumento de 15,5% em relação a 2014. Estimativas apontam um crescimento de 8% para 2016. De acordo com dados coletados, o segmento moda e acessórios aparece como líder em aumento no volume de transações no ano passado (14%). Exemplo de que o segmento fashion registra desempenho favorável na internet, mesmo num cenário econômico retraído, é a Amey. A grife de roupa feminina, com fábrica instalada em Cianorte (PR), já estava presente no mercado e-commerce no site Eletro & Mais desde 2014, e migrou para um domínio próprio em 2015. No site de departamentos, as vendas da marca r,epresentavam 30% do montante total, e cresceram 20% após o lançamento do e-commerce. Com o fortalecimento do trake de marketing, com peças comercializadas em marketplaces, investimentos em anúncios do Google e patrocinados nas redes sociais, as vendas chegaram a dobrar de volume. Em datas como a Black Friday, que ocorre em novembro, a Amey antecipa os preços em um mês, gerando um volume maior em 100%.

Sicredi Parque das Araucárias PR/SC lança 4ª edição da Academia de Formação de Gestores

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O programa de formação de gestores viabiliza o crescimento profissional de colaboradores do Sicredi

A Sicredi Parque das Araucárias PR/SC lançou, no dia 24, o 4º ano da Academia de Formação de Gestores, na Superintendência Regional em Pato Branco (PR). O projeto tem como objetivo desenvolver e reter colaboradores talentosos, com potencial para assumirem cargos em níveis estratégicos e de gestão.
Além dos colaboradores participantes, estiveram presentes o presidente da Sicredi Parque das Araucárias PR/SC, Clemente Renosto, o diretor Executivo, Fabio Vedelago Burille, o diretor de Operações, Alcimar Gerhard, o diretor de Negócios, Alex Fabiano Duarte, o gerente de Gestão de Pessoas da Central PR/SP/RJ, Marcos Antonio Primão e a assessora de Gestão de Pessoas, Patricia P. Pizzi.
Na ocasião, foram apresentados aos participantes a programação dos módulos: Autoconhecimento, Gestão de Pessoas e Liderança. Uma imersão para conhecer a rotina dos gerentes também fará parte do programa. Durante o evento, foi destacada a importância da participação dos colaboradores em projetos de capacitação, as oportunidades que surgirão no futuro e o esforço da cooperativa em investir no seu capital humano. Ao todo, a quarta turma conta com 24 colaboradores, sendo que todos foram aprovados em testes e entrevistas.

Cursos solidários de informática no Shopping Jardim das Américas têm vagas abertas

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Escola de Informática e Cidadania do Shopping Jardim das Américas

A Escola de Informática e Cidadania do Shopping Jardim das Américas (EIC JAM) está com as inscrições abertas até o dia 04 de junho. Os cursos disponíveis são: Profissionalizantes a partir de 11 anos (Windows, Word, Excel, Power Point e Noções de Internet); Metodologia para a melhor idade; Adobe Youth Voices (Adobe Photoshop e Adobe Premiere); Oficina de Smartphones e Tablets e Oficina de Facebook e Youtube.
O valor de cada módulo é de apenas R$ 25,00. E a taxa de matrícula é solidária, podendo ser a doação de fraldas descartáveis, lenços umedecidos, leite de caixa, lata de leite ou produtos de higiene para bebês.
Com o slogan “Mais que Computadores, Conhecimento que Transforma”, a EIC JAM é um dos programas de responsabilidade social do Shopping Jardim das Américas que realiza ações visando promover a inclusão digital de pessoas que não podem arcar com altos custos para se profissionalizar. “Desde 2003, o projeto vem atuando ativamente com a comunidade externa e já formou mais de 6 mil alunos em cursos na área de informática e cidadania”, afirma Marcia Pastre, coordenadora da escola. As aulas acontecem no 4º andar do Shopping Jardim das Américas.

Comodidade para o passeio em família

Nenad Radovanovic
Novo fraldário do shopping Mueller conta com sala de amamentação, copa e espaço para troca de fraldas e higienização equipados com produtos Baby Dreams

Sair de casa com bebês e crianças pequenas pode ser um desafio pela falta de espaços dedicados à alimentação, ,higienização e amamentação dos pequenos. Para facilitar o passeio da família toda, diversos estabelecimentos estão investindo em fraldários e espaços família equipados com todos os itens necessários para garantir o bem-estar dos pais e filhos.
O Shopping Mueller, por exemplo, buscou na loja Baby Dreams o que há de mais moderno e funcional para criar um fraldário completo, com área de 50m², composto por copa para alimentação, salas de amamentação e um espaço com cinco trocadores para higienização dos bebês e crianças. “Fornecemos desde o papel de parede, até as poltronas, mesas de apoio e elementos de decoração do ambiente. Pela versatilidade de nossos produtos, os itens utilizados no shopping podem muito bem compor um quarto de bebê”, explica Luís Miguel Sampaio, administrador da loja Baby Dreams.
Projetado pela arquiteta Paula Almendra, o espaço conta com uma paleta de cores neutras, nos tons de bege, verde e rosa, utilizando como ponto de partida o papel de parede que imita uma trama de palha. Madeira e iluminação quente complementam o clima aconchegante que a profissional desejava para o ambiente. “Procuramos criar um espaço que atraísse tanto adultos como crianças e os deixassem confortáveis para usufruir dos serviços disponíveis”, complementa a arquiteta.
O fraldário fica localizado no piso G1, anexo à praça de alimentação do shopping.

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