O trabalho como médico em hospitais psiquiátricos inspirou o paranaense Marco Teixeira a escrever seu primeiro romance. “Na Barriga da Baleia” começou a ser redigido há 20 anos e depois de inúmeras revisões, atualizações e reescritas será, em breve, lançado pela Editora Íthala, de Curitiba. O personagem central do livro é Jonas, um jovem psicótico. A narrativa apresenta fatos ocorridos durante 25 anos de vida do rapaz. Do nascimento, passando pela infância e adolescência até o internamento em hospital psiquiátrico. Acontecimentos como a perda do pai, mudanças de comportamento, relacionamentos problemáticos, questões familiares e as crises esquizofrênicas são retratados pelo autor nas 192 páginas de “Na Barriga da Baleia”.  Marco Teixeira explica que a narrativa dedicada ao tempo em que Jonas permaneceu internado não faz nenhuma crítica ao sistema de saúde psiquiátrica do país. “Livros que tratam dessa temática costumam ser severos nas críticas. Ao contrário deles, tento mostrar o lado humano das pessoas que sofrem doenças mentais e daquelas que trabalham nos hospitais”. Na narrativa, o autor procura não tornar os pacientes vítimas e nem transformar os funcionários em monstros e muito menos questionar o sistema de saúde e nem reivindicar reformas. “Conto o dia a dia passado no ambiente hospitalar e das pessoas, colocando no papel minha experiência como médico. Claramente, vêm à tona questões sociais, mas sem crítica a terapias e a esse tipo de instituição”. Apesar do nome fazer alusão a uma passagem da Bíblia, o livro não tem nenhuma conotação religiosa, ressalta o autor. Ele coloca que aborda as facetas de Jonas como jovem problemático, apaixonado e revolucionário, sua amizade com um enfermeiro, a entrada e a saída do hospital. A história se passa na época atual e é contada com linguagem simples e acessível.

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O livro – “Na Barriga da Baleia” é um romance que conta a história de um adolescente psicótico e seu internamento causado por um surto aos 25 anos. O livro começa narrando a infância e a adolescência de Jonas, o pai que não chegou a conhecer, morto por um derrame cerebral quando ele tinha 1 ano de idade; o relacionamento com seu irmão Joel, que assume o papel paterno; suas primeiras alterações de comportamento; o convívio com a marginalidade; as primeiras alucinações. Gradativamente, Jonas vai se enredando numa teia de angústia, ódio e insanidade que acaba por afastá-lo do convívio social e familiar até que, durante um surto psicótico, particularmente violento, o irmão é obrigado a interná-lo. No hospital psiquiátrico, Jonas entra em contato com o lado humano dos outros pacientes, o que acaba por abrir seus olhos para uma nova e marcante vivência. Faz amizade com Alcides, um enfermeiro, apaixona-se por sua médica e participa de uma fracassada rebelião de internos. Porém, o mais importante é o segredo que lhe é revelado sobre a morte de seu pai, durante uma difícil conversa com o irmão. Há também o momento no qual ele percebe que a sua trajetória tem traços perturbadoramente semelhantes à história bíblica de Jonas e a Baleia. Assim como o Jonas bíblico fora engolido pela baleia, ele fora engolido pelo hospital – por ter desobedecido as leis de Deus. Para sair do ventre da Baleia (hospital), Jonas terá de aceitar, a duras penas, a ideia de arrependimento.

O autor – Marco Teixeira nasceu em 1961, na cidade de Ponta Grossa. Veio para Curitiba aos oito anos e aqui está até hoje. Estudou medicina na Universidade Federal do Paraná – UFPR e formou-se em 1985. Especializou-se em homeopatia e trabalha como clínico num hospital psiquiátrico. Em 1992, ganhou o segundo lugar no VI Concurso Gralha Azul de Literatura Brasileira, com o “Relato Rápido de um Ressentimento”. Em 2009, publicou “Morrendo de Saudades – Cartas de Um Pai Separado”, no qual relatava uma exper,iência de vida.

Lançamento do Iphone 6 aquece “recomércio” de celulares

Bruna Zembuski
Guilherme Macedo, Hermine Tham e Felippe Duarte: responsáveis pela Ziggo

Há trinta anos, o primeiro celular chegava ao mercado mundial. O Motorola Dynatac 8000X foi lançado em maio de1984 e, ao contrário dos aparelhos atuais, tinha como único objeto ligar e receber chamadas com o usuário em deslocamento. Três décadas depois, os celulares estão sendo “substituídos” pelos smartphones, equipamentos multifuncionais que já somam, no Brasil, mais da metade das novas vendas deste mercado. E olançamento de novos modelos, como o Iphone 6, o modelo da próxima geração de smartphones que a Apple começa a comercializar a partir de agora, é “pólvora” para acelerar o crescimento. A capacidade de oferecer inúmeras funções, por meio de aplicativos e outras soluções, faz com que esses aparelhos sejam cada vez mais importantes na vida da população, segundo pesquisa do Pew Research Center. Divulgado no último dia 18, o estudo indicou que 74% dos jovens entre 18 e 24 anos do Reino Unido precisam estar com o smartphone em tempo integral – até mesmo na hora de dormir -, criando um tipo de dependência. De acordo com o diretor comercial de Marketing Móvel e Comércio da companhia, Nigel Clarkson, o fato de os equipamentos criarem necessidades para diversos usos e serviços é uma novidade para todos. “Dado o contexto das capacidades de mobilidade, localização, imediatismo, aplicativos e conteúdo, vemos oportunidades nessa mudança de comportamento”, diz. Outros dados apontam que os jovens ingleses utilizam os aparelhos, em média, 195 minutos por dia. Nesse contexto, no qual os dispositivos assumem um papel importante na vida das pessoas, é fundamental ter smartphones modernos, capazes de executar os principais aplicativos e suas atualizações – exclusividade dos aparelhos recém-lançados. “Muitas pessoas desejavam ter os smartphones mais avançados do mercado, mas encontravam dificuldade em vender os seus aparelhos antigos. “E percebendo essa necessidade, nós desenvolvemos uma plataforma simples e conveniente para comercialização de aparelhos usados”, explica Guilherme Macedo, sócio-fundador da Ziggo, startup voltada a compra e revenda de smartphones e tablets através do site www.ziggo.com.br.  Não à toa, o Reino Unido aparece como um dos principais mercados do chamado “recomércio” de eletrônicos usados – a revenda de aparelhos para empresas online que revendem para outros usuários. O país detém o maior índice de reaproveitamento de smartphones domundo, com 50% dos usados voltando ao mercado. Em 2013, estima-se que tenham sido vendidos 44 milhões de telefones multifuncionais, gerando mercado potencial de aproximadamente 22 milhões de aparelhos, que são reaproveitados dentro do país ou exportados a outras localidades. O Reino Unido aparece também como pioneiro no comércio reverso ou recomércio com mais de 40 sites que compram aparelhos eletrônicos usados, mas, aos poucos, outros países vão adotando a mesma filosofia e ampliando esse índice. Outro caso positivo é o da Holanda, que já reaproveita 12% dos smartphones. “Em termos populacionais e de mercado, o Brasil apresenta potencial maior do que a soma dos dois países. Nós acreditamos ser viável ampliarmos o negócio no país”, explica Macedo. Em 2013, o Brasil comercializou 35,6 milhões de smartphones, conforme o instituto IDC. O crescimento de 123% frente ao ano anterior e o número maior de habitantes faz com que seja possível prever um mercado potencial superior ao do Reino Unido – ainda mais levando-se em conta pesquisas da Motorola Mobility, que estimam trocas de aparelho a cada 16 meses. “Se somente 1% dos aparelhos voltarem ao comércio pelas plataformas como a Ziggo, isso corresponde a mais de 300 mil aparelhos”, projeta Macedo.

Busca por alimentos saudáveis e funcionais impulsiona indústria alimentícia

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CarobHouse ,vive um momento de forte expansão nos negócios, tendo superado no primeiro semestre a receita de 2013; desafio é trazer aos consumidores produtos nutritivos, que também agreguem conveniência e praticidade
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Cada vez mais a população brasileira demonstra consciência do impacto da dieta alimentar na saúde. É crescente a procura por alimentos saudáveis e funcionais, um comportamento que antes era restrito aos idosos e que hoje se percebe também entre os mais jovens. Com isso a indústria alimentícia tem buscado atender a crescente demanda por alimentos saudáveis e sustentáveis, de consumo prático, mas que também ofereça prazer. Única empresa no Brasil que fabrica produtos a base de Alfarroba, a CarobHouse vive um momento de forte expansão nos negócios, tendo superado no primeiro semestre a receita de 2013. E a expectativa é atingir um faturamento de R$ 15 milhões, com os novos lançamentos programados até o fim do ano. Ao criar uma alternativa ao chocolate, a CarobHouse conseguiu preencher uma lacuna existente no mercado e atender consumidores que, por restrições de saúde ou ideológicas, não consomem o chocolate convencional. Inicialmente diabéticos, celíacos, intolerantes à lactose e caseína, além dos veganos se encantaram com o produto. Hoje o que se percebe é um crescimento de consumo entre as pessoas que buscam alimentos saudáveis para sua dieta. “Há anos temos percebido essa mudança na cultura de consumo de alimentos. Mesmo quem não possui estas restrições, está adquirindo uma ótica mais abrangente, buscando alternativas saborosas e saudáveis”, revela a Diretora Executiva Eloisa Helena Orlandi. Para a empresa, o desafio é apresentar aos consumidores produtos saborosos, saudáveis e nutritivos, que também agreguem conveniência e praticidade. Um exemplo é a Alfarroba com Damasco, disponível em caixas de 100g, que pode ser consumido como sobremesa ou snack, se encaixando bem em qualquer programa de perda de peso. A porção de 25g, que corresponde a três damascos cobertos com Alfarroba, tem apenas 81 calorias.

Branding é tema de palestra da ADVB-PR

Valterci Santos
Steve Sowerby e Luiz Carlos de Carvalho, vice-presidente da ADVB-PR

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR) promoveu, nesta terça-feira (09), uma palestra sobre branding com o CEO da XPotential, Steve Sowerby. O evento – realizado na FTD Digital Arena, integra as comemorações do cinquentenário da entidade. O fundador da XPotential, que tem sede em Londres, apresentou uma ferramenta para aprofundar o conhecimento do consumidor, por meio de um teste psicométrico que analisa 120 elementos da personalidade, em seis diferentes áreas. Segundo Sowerby, a pesquisa garante a efetividade da comunicação, entregando o nível mais profundo de entendimento do cliente e facilitando, assim, o direcionamento correto do orçamento de marketing. “Recebemos diariamente 2 bilhões de estímulos elétricos e o nosso cérebro filtra 99,9% – ou seja, absorvemos apenas 0,1%. Nosso trabalho é encontrar um espaço, dentro desse filtro, na mente do consumidor”, explicou. Segundo Sowerby, a metodologia traz respostas em relação aos fatores motivacionais, relações humanas, formas de gerenciar os problemas, prioridades, autoavaliação, hábitos de trabalho e incentivos vocacionais do consumidor. O portfólio de clientes da XPotential é formado por empresas como Cessna, Boots, Nivea, Tesco, Danone, Kraft, Pepsico, Redecard, Pfizer e o Banco Itaú.

Doe Imaginação – Campanha de Doação de Livros Infantis‏

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Lavasecco lançou a Campanha de Doação de Livros Infantis
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Já pensando no Dia das Crianças e em proporcionar momentos de alegria e de estímulo à leitura a elas, a Lavasecco lançou a, Campanha de Doação de Livros Infantis. Durante o mês de setembro, todas as franquias da rede estarão recebendo doações de livros, os quais serão entregues para entidades carentes no feriado de outubro. De acordo com Maria Alzira Linares, proprietária da Lavasecco, a criação da campanha surgiu da vontade de dar continuidade à vertente social que a empresa promoveu durante o inverno, com a Campanha do Agasalho. “Com a arrecadação de livros infantis pretendemos incentivar as crianças à leitura, além de despertar a imaginação delas trazendo momentos de alegria”, justifica a empresária. Para angariar um alto número de doações, a Lavasecco oferecerá um desconto de R$5,00 em serviços aos clientes que participarem da campanha, independente da peça a ser lavada.

Novas bebidas da Kopenhagen

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Mocha doce de leite e Latte doce de leite com 70% Cacau Laranja: a cremosidade e o sabor do doce de leite dão o toque especial às duas novas bebidas

A Kopenhagen apresenta novidades de cafeteria: o Mocha doce de leite e o Latte doce de leite com 70% Cacau Laranja. Nas duas novas bebidas o toque especial fica a cargo da cremosidade e do sabor do doce de leite. Para agradar todos os fãs da marca, o Mocha doce de leite tem em sua base o café e o Latte doce de leite tem chocolate 70% cacau laranja como base, que dá sabor e aroma ainda mais especial à bebida. Uma marca de luxo com mais de 85 anos de história que se mostra ousada e inovadora. Esta é a Kopenhagen, líder e precursora no segmento de chocolates finos no Brasil que, desde 1928, marca os doces momentos dos fãs e dos apreciadores dos sabores únicos de seus clássicos. Quem tem tradição não precisa ser tradicional. E a Kopenhagen vem provando isso ao chegar aos 86 anos demonstrando ser a escolha certa na hora de presentear ou se permitir momentos de indulgência ao degustar os clássicos como: Nhá Benta, Língua de Gato, Chumbinho, Lajotinha, Bala Leite ou Cherry Brandy.