Medalha Coronel João Gualberto

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Batel (CONSEG-Batel), Acef Said, recebeu, no quartel da Polícia Militar do Paraná, em cerimônia especial, a medalha “Patrono Coronel João Gualberto”. Tal honraria foi instituída pelo comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk, em novembro de 2012, com o objetivo de destacar e reconhecer militares, civis e entidades públicas e privadas que, de alguma forma, tenham prestado relevantes serviços ao 12º BPM e à segurança pública no estado do Paraná. O homenageado Acef Said declarou que a medalha representa o reconhecimento de um trabalho que traduz sua história de vida e os valores de ética e respeito em que acredita. “Receber essa comenda representa estar no caminho certo. Quero servir de exemplo para meus filhos e para a comunidade”, afirmou. 

Acadêmicos dos cursos de Biologia e História da UENP colam grau

créditos
 Colação reuniu aproximadamente 600 pessoas no Cine Teatro Iguaçu

Acadêmicos dos cursos de Biologia e História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho (CJ), colaram grau na sexta-feira (01/02). A solenidade, realizada no Cine Teatro Iguaçu, foi presidida pela diretora do CJ, Ilca Maria Setti, e pelo diretor do CCHE, Antonio Carlos de Souza, e contou com a participação de professores dos cursos, de técnicos da instituição, de familiares e amigos dos formandos.

créditos
 Solenidade de colação presidida por Antonio Carlos de Souza
créditos
Luciana Evangelista, Flávio Ruckstadter, Marisa Noda e Márcio Luiz Carreri
créditos
Os professores Luis Ernesto Barnabé e Rodrigo Modesto com formandos de História

Cores flúor para folia

Nada melhor do que ter uma roupa linda e chamativa para pular o Carnaval. Além de apostar em peças confortáveis, não dá para deixar as cores de lado. Para o verão 2013 a aposta são as cores flúor, super divertidas elas dão um up grade em qualquer look.

Divulgação
Camisetas flúor na Anathê

No Espaço Anathê Moda Infantil, chegaram camisetas em tons flúor para as crianças e para as mamães também. Com cores como pink, verde limão e amarelo, os desenhos dão um toque a mais. Há caveiras, o rosto do gato de cheshire – o gato da Alice no País das Maravilhas – e até mesmo o rosto da Rainha do Reino Unido. Ana Tereza Bergmann, proprietária da Anathê, está sempre por dentro das novidades e por isso não demorou para trazer essa tendência também para os pequenos. V,isite a loja Anathê e divirta-se com seu filho!

OAB e CAA/PR promovem campanha para incentivar doação de sangue

Campanha será realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro, das 8 às 19 horas, no Hemobanco

Nesta quarta (6) e quinta-feira (7), a OAB e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/PR) realizam a campanha “Doador Legal”, para incentivar advogados, dependentes, funcionários das respectivas entidades e funcionários dos escritórios de advocacia a doarem sangue. A doação deve ser feita das 8 às 19 horas, no Hemobanco, que fica na Rua Capitão Souza Franco, 290, no Bigorrilho. Quem participar da campanha ganha um kit-carnaval da CAA/PR, contendo camiseta, máscara, serpentina e confete, além de concorrer a prêmios como o de uma diária com café da manhã na Pousada Hakuna Matata de Morretes. “Esperamos ter uma grande participação de advogados e seus dependentes e de funcionários nesta importante campanha que contribuirá para aumentar o estoque de sangue do Hemobanco e, consequentemente, ajudar a salvar vidas”, salienta o presidente da CAA/PR, José Augusto Araújo de Noronha. Pode doar sangue a pessoa que apresente bom estado de saúde, tenha entre 18 e 65 anos de idade e no mínimo 50 quilos de peso. É necessário apresentar documento de identidade com foto. Mais informações e dúvidas sobre a doação podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3023-5545. 

Exames são essenciais para garantir a saúde dos olhos da infância à fase adulta

Bebel
Diagnóstico precoce garante tratamento mais adequado e evita perdas da visão

Embora a maioria dos pacientes procurem as clínicas médicas apenas diante de algum sintoma, exames preventivos podem assegurar diagnóstico precoce e um tratamento mais adequado a diversos problemas de saúde. Quando o assunto é a visão, o teste do olhinho, realizado gratuitamente nas maternidades, é o primeiro passo para reduzir o risco de doenças oftalmológicas em crianças. Mas você sabe quais outros exames são essenciais para a saúde da visão? Segundo a oftalmologista Tania Schaefer, de Curitiba, além do teste do olhinho, realizado nas primeiras 48 horas de vida do bebê, é fundamental realizar novo exame na criança por volta dos 3 anos de idade. E, na fase adulta, o exame indicado é o que avalia o fundo e a pressão do olho. “As doenças da visão geralmente são silenciosas e, em alguns casos, quando o paciente apresenta algum sintoma, a demora do tratamento pode trazer perda da visão, por isso a importância dos exames preventivos”, recomenda a profissional. A saúde geral do paciente também afeta a visão, portanto, quem tem hipertensão arterial, diabetes, problemas cardíacos ou histórico familiar, pode se precaver adotando hábitos saudáveis como alimentação adequada, exercícios físicos e controle do estresse.

 Principais exames – O que identificam – Quando fazer

Teste do Olhinho – também conhecido como teste do reflexo vermelho, é realizado nas primeiras 48 horas de vida do recém-nascido. É gratuito e obrigatório. Identifica doenças como retinoblastoma, um tumor maligno, além de cataratas e glaucoma congênito, que podem comprometer a visão ou levar a cegueira.

Exame oftalmológico – realizado geralmente aos 3 anos de idade, quando a criança já consegue se comunicar com o médico, é realizado para identificar e corrigir problemas comuns como miopia, hipermetropia e astigmatismo. No consultório, é medida a acuidade visual, avaliada a musculatura ocular extrínseca, além do mapeamento de retina e biomicroscopia.

Exame de fundo e pressão do olho – realizado na fase adulta, o exame permite analisar a porção mais profunda do globo ocular e a press&atil,de;o intraocular. Pode ser realizado preventivamente, como um exame de rotina, mas a partir dos 40 anos é essencial para descartar males como o glaucoma, caracterizado pelo aumento da pressão dentro do olho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna