Maior festival náutico do sul do país deve movimentar mais de R$ 40 milhões em negócios

A badalada cidade do litoral catarinense de Balneário Camboriú será por mais um ano palco para a 6ª edição do Festival Náutico da Tedesco Marina que apresentará produtos, serviços e novidades aos amantes e interessados em navegação. Expostas nas áreas secas e molhadas, embarcações novas e semi-novas vão abrilhantar o evento de 5 a 8 de setembro, das 10h às 20h. “Nosso principal objetivo é manter a qualidade tanto de expositores como de público participante para geração de negócios e contatos comerciais e, por isso, esperamos que mais de R$ 40 milhões de negócios sejam efetivados superando a edição anterior”, prevê a diretora executiva da Tedesco Marina, Juliana Tedesco dos Santos.

Meninos do Círculo Militar do Paraná comprovam o favoritismo

Divulgação
Equipe se consagrou campeã do Torneio Internacional de Voleibol mais uma vez

Após uma semana de ritmo intenso para 16 times de vôlei, chegou ao fim a décima edição do Torneio Internacional de Voleibol. No último domingo (25), no ginásio Palácio Cristal, no CMP, quatro times do naipe masculino e quatro do naipe feminino deram o melhor em quadra, na busca das três primeiras colocações. A grande final, foi entre duas excelentes equipes, Círculo/Dom Bosco e AVP/Uniodonto. Ambas apresentaram alto nível durante toda a competição, mas os meninos da casa mostraram todo o favoritismo, e com o ginásio cheio, eles venceram os rivais por 3 sets a 0 e sagraram-se campeões de maneira invicta, foram oito vitórias em oito jogos. Na última edição os meninos já haviam levantado a taça. “A equipe foi muito consciente durante toda a competição, e a prova disso é de que não perdemos nenhum set. Mesmo quando o time da AVP foi superior, no início do 1º set, nossos meninos souberam recuperar seu jogo e mereceram a vitória. Estou muito feliz com mais esta conquista”, comemora o professor Ricardinho Bientinez. E a terceira colocação foi dos chilenos do Providencia, que venceram por 2 sets a 0 a equipe Dom Bosco/Círculo.

Exposição “A Vida é Lomo” traz registros lomográficos de Curitiba

Divulgação
A Galeria Lúdica recebe, na quarta 28 de agosto, a exposição “A Vida é Lomo”, do fotógrafo de lomografia curitibano Ewerton Rudnik “Lovesick”

As fotografias reunidas relatam experiências pessoais vivenciadas pelo fotógrafo com câmeras analógicas sem manipulação digital. As imagens, feitas com diferentes composições e múltiplas exposições, traduzem as formas, linhas e ângulos de Curitiba.  Ewerton Rudnik “Lovesick” participou do concurso cultural “Photolovers” realizado pela Galeria Lúdica em 2012, e agora, pela primeira vez, exibe na Galeria sua produção até o mês de setembro. A Lomografia é um movimento fotográfico que utiliza câmeras automáticas de baixo custo. Mais do que exigências técnicas, a prática consiste quase como um estilo de vida. Alguns de seus preceitos envolvem estar sempre com a câmera, aproximação do sujeito ou objeto da fotografia, não planejamento, agilidade, não se preocupar com regras fotográficas e não “fotografar com os olhos”. 

Quatro interessados apresentam propostas para o metrô de Curitiba

Divulgação
A Prefeitura tem agora 30 dias para analisar as propostas. O edital de licitação das obras está previsto para o fim do ano

Quatro interessados entregaram, nesta segunda-feira, propostas de estudos para o metrô de Curitiba, atendendo ao chamamento público lançado em maio pela Prefeitura, por meio de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Três propostas partiram de grupos empresariais e a quarta, de uma organização popular, o Movimento Passe Livre (MPL).  Além do MPL, apresentaram propostas a empresa Triunfo Participações e Investimentos e dois grupos privados: um formado pelas empresas C.R Almeida Engenharia de Obras, J. Malucelli Construtora de Obras, Ghella S.A, Keolis S.A e Impreglio, e outro composto por Intertechne Consultores S.A, Vertrag Arquitetura e Urbanismo e Tetraarq, Arquitetura e Projetos. “Estamos satisfeitos com o resultado do PMI, que foi além de nossa expectativa. Temos quatro projetos para analisar, o que nos diferencia da experiência de outras cidades, que tiveram apenas um participante. Com este número de propostas, temos condição de montar o melhor projeto final”, disse o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Fábio Scatolin. A sessão pública de entrega das propostas ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Administração. A Prefeitura tem agora 30 dias para analisar as propostas. O edital de licitação das obras está previsto para o fim do ano. “Nas próximas etapas vamos fazer uma análise deste material, incorporar o que for adequado e, a partir daí, se os recursos de Brasília se confirmarem, daremos início ao processo de licitação”, afirmou Scatolin. O secretário destacou a participação do Movimento Passe Livre (MPL) no processo. “Uma das propostas vem de uma organização popular, o que fortalece o empenho da Prefeitura de viabilizar um novo projeto de mobilidade para a cidade. Esta participação vai contribuir para que a gente entenda as necessidades da população, e corresponde ao que o prefeito Gustavo Fruet quer, que é a participação popular neste processo”, disse. A entrega das propostas de estudos fecha mais uma etapa no processo de viabilização do metrô de Curitiba. Na última sexta-feira, outro importante passo foi dado com a assinatura de um termo de cooperação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pelo qual a instituição financeira fará o acompanhamento técnico e financeiro do projeto do metrô, a partir do novo projeto.

Esporte aliado ao turismo: Corrida e Volta Ciclística das Nascentes do Iguaçu

Divulgação
A competição é um verdadeiro passeio por Curitiba e Região Metropolitana

A manhã do último domingo foi especial. Nove municípios se juntaram e realizaram a 9ª Corrida e a 3ª Volta Ciclística das Nascentes do Iguaçu, um grande evento esportivo, com mais de 1.300 atletas e um total de 108KM. Um verdadeiro sucesso. A largada foi em Piraquara, bem cedo, às 6h, mas o sono era espantando pela adrenalina dos atletas e é claro, pelo cenário mais que especial, entre estradas rurais, locais com grande presença da natureza e cortados pelo rio Iguaçu e seus afluentes, tudo em sintonia, tornando a prova inspiradora. A primeira equipe de corrida que concluiu a prova foi a Azza – Prefeitura de Pinhais, com o tempo de 6h21. E pela volta ciclística, na categorias masculina venceram os atletas Emerson José dos Santos e Ulisses Binde, contabilizando 3h42. Entre as mulheres a primeira colocada foi Simone Torres, com o tempo de 5h41. O evento foi organizado pelas prefeituras dos municípios participantes e com o apoio da loja Procorrer. No local de chegada, o Bosque São Cristovão em Curitiba, a Procorrer estava presente com um estande que contava com tênis a venda, equipamentos esportivos e sorteio de brindes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna