Magnetron aposta em jovens talentos da engenharia

Pelo segundo ano consecutivo, a Magnetron será patrocinadora da equipe Pato a Jato, formada por jovens estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Shell Eco-marathon Américas, uma das Maratonas de Eficiência Energética mais importantes do mundo, que acontece em Detroit, nos EUA, de 22 a 24 de abril de 2016.
A Shell Eco-marathon Americas é uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes universitários e do ensino médio a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia. Em sua primeira participação, este ano, a equipe Pato a Jato, da cidade de Pato Branco (PR), foi responsável pelo melhor resultado brasileiro em toda a história da competição, conquistando o segundo lugar na maratona, na categoria “Combustível Alternativo”, saindo na frente das outras três equipes brasileiras participantes. A equipe paranaense Pato a Jato idealizou o protótipo batizado de Popygua, uma referência à cidade onde está localizado o campus da universidade, em Pato Branco. O modelo alcançou a marca de 316 quilômetros com 1 litro de etanol, um pouco mais do que a distância entre Curitiba e Florianópolis.
“Em um país onde a educação não é prioridade, ajudar jovens talentos e ver de perto excelentes resultados é muito gratificante. Só nos deixa a certeza de que devemos incentivá-los cada vez mais, porque deles depende o nosso futuro. A Magnetron apoia sempre a educação e a pesquisa, porque acredita no potencial brasileiro”, afirma Denise Remor, presidente da Magnetron.
Para o melhor desempenho do veículo nas competições, a Magnetron fornece à equipe Pato a Jato motores de partida, embreagens de partida e velas de iridium, que oferecem maior poder de ignição, o que é determinante para a elevação da eficiência do motor à combustão, além de maior vida útil do que as velas de ignição comuns.
Este ano, os desafios dos jovens talentos serão ainda maiores rumo ao primeiro lugar. “Estamos implementando a injeção eletrônica no protótipo a gasolina, trabalhando na configuração da injeção eletrônica, pesquisando e desenvolvendo métodos para aumentar a eficiência de diversas partes do veículo. Como professor da UTFPR e participante/facilitador da equipe, ver o crescimento dos alunos envolvidos traz uma grande satisfação. A aplicação dos conhecimentos vistos em sala de aula traz a esses alunos e ao curso um grande desenvolvimento tecnológico. A aplicação de um método de aprendizagem por problemas/desafios acrescenta um tempero a mais no curso de engenharia mecânica. Dever cumprido? Não, sempre há um desafio a vencer. Orgulho? Sim, mas de participar do esforço desses alunos”, explica Luiz Carlos Martinelli Jr., professor e coordenador do projeto.

Brasil e Rússia firmam termo de cooperação científica para resgatar peças do navio Kasato Maru

Bebel
O presidente do Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná – Itapar, Acef Said, assinou termo de cooperação científica

O presidente do Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná – Itapar, Acef Said, assinou termo de cooperação científica com representantes da Sociedade Geográfica da Rússia (SGR) para o resgate de peças do navio Kasato Maru. O Kasato Ma,ru trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, em 1908 e afundou em águas russas em agosto de 1945, bombardeado por aviões daquele país. A expedição exploratória vai iniciar em maio deste ano na Península de Kamchatka, onde o navio naufragou. O primeiro secretário da Embaixada da Rússia no Brasil, Yuriy Mozgovoy, representou o embaixador russo Sergey Akopov. Acompanharam a cerimônia, representantes de entidades como a Câmara de Comércio Brasil-Japão e da comunidade japonesa, deputados e empresários e diretores da Associação Comercial do Paraná. O Itapar é a única entidade credenciada e autorizada pelo governo da Rússia a participar e coordenar a expedição científica de resgate das peças do Kasato Maru.

UniBrasil inaugura curso de Especialização em Fisioterapia do Trauma

Na sua essência, a Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios de movimentos e a função de órgãos e sistemas do corpo humano ocasionados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas. E o trauma, de moderada ou alta gravidade, é um dos problemas que tem crescido em significância epidemiológica em todo o mundo. As principais causas – acidentes automobilísticos e violência urbana – são constantes tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. Além das anteriormente citadas, acidentes de trabalho e domésticos são responsáveis pela maior parte dos episódios de trauma com custos imensuráveis para o tratamento das vítimas e com sequelas frequentes que impedem a plena recuperação funcional, sendo necessário suporte de uma equipe especializada de saúde por décadas. É neste contexto que o UniBrasil Centro Universitário inicia a Especialização em Fisioterapia do Trauma. “Como em qualquer área do conhecimento, a especialização capacita o profissional a tomada de decisões com eficácia e eficiência. Nas fases de atendimento pré-hospitalar e de UTI, as decisões devem garantir a preservação da vida, a prevenção de danos subsequentes. Já na fase de internação hospitalar, além de se evitar complicações como infecções pulmonares e desenvolvimento de úlceras de pressão, a fisioterapia deve explorar ao máximo a recuperação das funções para realização de atividades de vida diária do indivíduo. No período pós-hospitalar, o objetivo maior é recuperar o máximo de função dos sistemas acometidos, para que o indivíduo retorne à suas atividades prévias ao trauma”, explica o coordenador do curso, Julio Romani. Voltada aos profissionais fisioterapeutas, o curso chega ao UniBrasil para completar os estudos ligados à área da saúde. A especialização tem duração de 426 horas e será ministrada ao longo de 18 meses, com dois encontros semanais e, em média, três semanas por mês. As aulas acontecerão sempre às sextas-feiras, das 19h às 22h30 e aos sábados das 08h às 17h.

Motivos para incluir gengibre na alimentação

Divulgação
Uma das funções do gengibre é  estimular as células de defesa do organismo e ter ação bactericida, auxiliando na proteção de doenças

Muito se fala no gengibre, mas vale a pena explicar um pouco melhor essa raiz tão versátil que pode ser incluída em sucos, alimentos e até no chá. O gengibre oferece inúmeros benefícios para o organismo e é disso que vamos falar.
Um deles é acelerar o metabolismo, ou seja, o gengibre ajuda na queima de gordura, já que é uma substância termogênica, que ajuda a elevar a temperatura corporal e acelera o metabolismo queimando assim mais rápido as gordurinhas.
Outro benefício é a função de estimular as células de defesa do organismo e ter ação bactericida, auxiliando na proteção de doenças. A,inda tem uma função importante, o auxílio no funcionamento do intestino, além de ser indicado para combater o enjoo.
Na Tropical Banana o suco é sempre uma opção e escolha do cliente. Existem os especiais, esses com as receitas mais pedidas e conhecidas dos consumidores da marca, mas também há a opção de personalizar o suco, garantindo assim sempre adicionar o ingrediente desejado. Segundo a nutricionista da Tropical Banana, Eliza Scarpin, uma das indicações é o Tamanduá Bandeira (cupuaçu, abacaxi e gengibre), o Jabuti (laranja, limão, acerola e gengibre) ou o suco Vivo Detox (abacaxi, couve, maçã, limão e gengibre).

Festival de Verão da Bodebrown contou com público de 20 mil

Divulgação
Cerveja artesanal, gastronomia, música e muita diversão

Cerveja artesanal, gastronomia, música e muita diversão: este foi o mote do primeiro Festival de Verão da Bodebrown, realizado no dia 30 de janeiro. A cervejaria curitibana conseguiu inovar mais uma vez ao realizar um dos maiores eventos deste segmento no Brasil. Ao longo do dia, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo local, que ficou movimentado em todos os horários da festa. O sucesso comprovou que Curitiba tem vocação para receber este tipo de evento, assim como acontece em cidades como Portland, Londres, Berlin, San Diego, Bruxelas e tantas outras no mundo que se identificam com a cultura cervejeira. O Festival aconteceu na fábrica da Bodebrown e na rua em frente, no Hauer, com entrada franca. Reuniu atrações para toda a família, numa longa jornada de celebração, que foi das 9h da manhã até o final da tarde. No cardápio, foram servidos 33 rótulos de chopes, da própria Bodebrown e de outras 14 marcas do Paraná, Brasil e uma da Bélgica, com preços a partir de R$ 10. Entre os destaques, fez sucesso a cerveja mais alcóolica da America Latina, a Double Perigosa Wood Aged Series, com 18% de graduação. A parte gastronômica ficou a cargo de 20 barracas e foodtrucks, que garantiram as mais diversas opções gastronômicas ao público. Do hambúrguer às massas, passando por pratos da culinária alemã, portuguesa, oriental, francesa, mexicana e outras iguarias, tinha pedida para todos os gostos. As sobremesas também surpreenderam pela variedade: do simples sorvete ao desconhecido Kurto, pão doce original do Leste Europeu. Além de comer e beber, os casais, amigos e famílias que passaram pelo festival tiveram acesso a uma eclética programação musical que contou com shows de jazz, folk e música celta, com os grupos Vizetti Trio, Gaiteiros de Lume e The Folking Deads. Exposições de carros antigos, kombis e ferromodelismo e automodelismo completaram a programação.  Esta foi a terceira edição temática de festivais sazonais da Bodebrown, inspirados pelas estações do ano. No outono tem mais! E atendendo aos pedidos do público, ampliações na infra estrutura, como mais bares e caixas, farão parte da próxima versão. A produção também informa que os festivais entraram para a agenda de eventos oficiais de Curitiba, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal.

Alexandre Amorim conta como transformar projetos pessoais em negócio

Divulgação
Diretor da Asid Brasil ministra palestra gratuita e aberta ao público na Uninter

Ganhador dos prêmios Jovens Inspiradores 2014, Empreendedor Social do Futuro 2013 e Imagina na Copa, Alexandre Amorim, co-fundador e diretor da Asid Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças, é mais do que habilitado a contar como transformar projetos pessoais em negócio. O jovem curitibano ministra palestra gratuita e aberta ao público, no dia 23 de fevereiro, às 19h, no Auditório do Campus Garcez do Centro Universitário Internacional Uninter.
Foram oitenta reuniões em um ano para conseguir o primeiro investimento e apresentar ao mercado, um serviço que hoje é procurado por empresas de diversos segmentos. A Asid Brasil oferece uma metodologia de desenvolvimento de gestão para instituições filantrópicas com foco no desenvolvimento da pessoa com deficiência, representadas por escolas e centros de atendimento. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência promovendo a gestão profissionalizada das instituições, que assim podem melhorar a qualidade de atendimento e aumentar o número de vagas ofertadas para a comunidade.
A palestra faz parte do ciclo “Mercado na Prática”, que leva, periodicamente, especialistas em carreira e mercado de trabalho à Uninter. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site http://uninter.com/eventos/. Dúvidas e informações pelo e-mail contatoeventos@uninter.com.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna