Oferecer oportunidade aos artistas para compartilharem seu conhecimento por meio de cursos e palestras. Essa é a proposta do Largo das Artes que, além de comercializar produtos artesanais, também abrirá seu espaço recém-inaugurado para que estes profissionais possam ministrar aulas e realizar palestras junto ao público interessado por artes.
Mosaicistas, artistas plásticos, designers, escultores e demais artistas estão convidados a integrar o grupo de professores que ministrarão aulas no Largo das Artes. Os interessados devem entrar em contato através do e-mail contatolargodasartes@gmail.com para conhecer detalhes desta proposta inovadora.
O Largo das Artes está localizado na Rua Des. Ermelino de Leão, 472 e funciona de terça à sexta-feira das 9 às 13h, sábados das 9 às 17h e aos domingos das 9 às 14h. O espaço tamb´m está presente no Facebook: WWW.facebook.com/largodasartescwb

continua após a publicidade

Palestra sobre Inteligência Organizacional

Divulgação
Professor Denis Alcides Rezende

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná (ABRH-PR) realizará no dia 24 de julho (quinta-feira), às19h, a palestra “Inteligência Organizacional e o Impacto na Gestão de Pessoas”, com o consultor e professor Denis Alcides Rezende (Pós Doutor). O evento será na Softcine (Antonio Parolin Júnior, 355) e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: abrh-pr@abrh-pr.org.br pelos valores de R$ 30 aos associados à ABRH-PR e estudantes e R$ 60 aos não associados.
A palestra apresentará conceitos e modelos de Inteligência Organizacional em desenvolvimento em organizações privadas e públicas onde as pessoas são recursos imprescindíveis para o sucesso ou o fracasso desse projeto. “Para a sua realização nas organizações é necessário elaborar projetos de estratégias, informações, conhecimentos, sistemas de informações, tecnologia da informação e de processos organizacionais, mas principalmente, projeto estratégico de pessoas e respectivo perfil profissional”, explica Rezende. O objetivo é mostrar como as pessoas podem se envolver e contribuir com a inteligência das organizações.
Os grupos de até 10 participantes contam com descontos especiais. Mais informações: (41) 3262-4317 ouwww.abrh-pr.org.br.

Projeto cultural vai descobrir novos talentos para o teatro em Colombo

Divulgação
Últimos ajustes do projeto foram definidos pelo diretor Laércio José Daros, pelo coordenador do projeto Gilmar Rodrigues de Lima e pelo vice-diretor Joel Cardoso de Lima, em diversas reuniões realizadas no Colégio Helena Kolody na semana passada

Começa nesta quinta-feira (24), em Colombo, o projeto “Teatro em Ação”, que visa despertar o interesse de jovens estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Helena Kolody pelas artes cênicas. O programa vai desenvolver o crescimento intelectual, afetivo e criativo dos alunos, possibilitando a descoberta de novos talentos para, quem sabe, iniciarem uma carreira como atores, maquiadores, iluminadores e até sonoplastas. A ação faz parte do “Programa Mais Cultura nas Escolas”, uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC). Serão aproximadamente 700 pessoas envolvidas no projeto. Além dos cerca de 50 jovens carentes inscritos no programa, residentes no bairro Jardim Monza, haverá a participação de professores, pais de alunos e funcionários do colégio Helena Kolody, além de expectores da comunidade que assistirão aos dois espetáculos apresentados pelos alunos no final, do projeto, em encenações bem próximas de uma montagem profissional. Sob a coordenação do professor, ator e diretor teatral Gilmar Rodrigues de Lima, o projeto terá duração de seis meses. Serão duas aulas semanais, com exercícios de harmonização, de expressão corporal, de expressão vocal, de improvisação e de interpretação. O curso também compreende oficinas de maquiagem, figurino, cenário e ensaios, além de visita técnica a teatros.  Para o coordenador do projeto, que é formado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná, o teatro é uma área onde se pode operar o aprofundamento da percepção, criando novas maneiras de observar a vida que podem mais tarde ajudar na transformação humana. “A inclusão cultural vai trazer enriquecimento intelectual aos alunos, mas, principalmente, vai ensiná-los uma nova profissão, através da qual podem conquistar a sua cidadania”, afirma Gilmar Rodrigues de Lima. Além de contribuir com a educação formal e informal de jovens carentes, o projeto pretende ultrapassar barreiras. “Nossa meta com esse projeto também é encontrar jovens artistas que se interessem na formação de um grupo de teatro permanente, a fim de que mais jovens conheçam essa arte como forma de expressão, o que vai contribuir para o crescimento da escola na comunidade, melhorar a qualidade e o rendimento escolar e diminuir, consequentemente, a evasão escolar”, opina o diretor do Helena Kolody, Laércio José Daros. O vice-diretor do colégio reforça os benefícios que o projeto trará para o crescimento educacional e humano dos alunos. “As práticas teatrais desenvolvem uma concentração intensiva e fortalecem o poder e exatidão da memória. Além disso, abrirá a mente deles para uma melhor compreensão dos problemas onde vivem, levando-os a buscarem de forma harmônica uma convivência social mais respeitosa, uma vez que o projeto apresenta discussões sobre questões éticas, como justiça e solidariedade”, explica Joel Cardoso de Lima.

Cada Um com Seus Demônios

Divulgação
”Basta-me o gesto de contar um verso.”

Com duas únicas apresentações nos dias 23 e 30 de julho, o espetáculo teatral “O Demônio de Cada Um” no Mini Auditório do Teatro Guaíra com produção realizada pela A Tração 4×4 Produções, em parceria com Jota Eme Produções e Serafim Cia. Teatral. É um livre mergulho sem escafandro de peito aberto na vida e obra de José Régio sem medo de ferir ou sair ferido.
A peça mostra a relação do homem diante do mundo com seus desejos e inquietudes. A busca de encontrar-se, a busca do verdadeiro sentido de existir, a busca do vértice de quem realmente somos diante das ondas da vida. O cultivo de lembranças oriundas de um passado que ficou perdido no tempo e espaço, que deixou marcas na existência, que um dia acendeu a chama denominada vida.
A pura expressão da alma humana revelada pela boca de um marinheiro que em seu frágil barco veleiro vê morrendo a canção magoada, a sensação do desejo do lábio a queimar de beijos que beijam o ar e mais nada. E pergunta: Mas o que tem isto a ver com as estrelas? – Continuam brilhando altas e belas. É o que ressoa nas rocas. Com ventre de mármore, revela sonho em que suga e esgota a vida como um cálice e, quando menos se espera, rola aquela lágrima no frio e na aridez da face do herói… E acontece bem devagarzinho. Isso faz memória ao conselho: “Deixa o teu violino que não é teu destino. Desiste, menino de que tenham dó. A vida e a morte se beijam somente se permitindo pensar em amar! E crer! E achar seus mil sentidos!…”
Espetáculo solo livremente inspirado na vida e no pensamento de José Régio com o artista Jota Eme e com direção de Waldi Teixeira, fortalecem toda a ação no real sentimento que brota dentro das almas errantes na busca do verdadeiro existir e persistir. E assim cada ser humano é, e vai ao encontro diariamente de,ssa essência verdadeira percutindo entre medo e coragem e toda a gama de ambivalências referente ao universo humano. Sonhos e pesadelos que se esbarram pelos demônios de cada um.

Ingressos para palestra de Valter Hugo Mãe estão esgotados

Divulgação
Valter Hugo Mãe
continua após a publicidade

Estão esgotados os ingressos para a conferência Simplesmente Humano, com o escritor Valter Hugo Mãe, no dia 7 de agosto, na Capela Santa Maria, como parte do segundo capítulo do Litercultura – Festival Literário de Curitiba. Uma reserva técnica deverá ser aberta no dia do evento, às 19h30, para as pessoas que forem até o local.
Numa sessão exclusiva em Curitiba, o escritor português Valter Hugo Mãe se apresentará em conversa com o jornalista Manuel da Costa Pinto. Mãe falará sobre sua obra e de modo especial a respeito do seu mais recente livro – A Desumanização. Antes do bate-papo, o autor lerá um texto inédito, especialmente preparado para o evento, exibirá também trechos do filme, ainda ‘work in progress’, que o cineasta Miguel Gonçalves Mendes faz sobre ele.