Waldemir Kürten presidente do Grupo Kürten, prestigiou o lançamento do livro “Vozes do Paraná 6”, do jornalista Aroldo Murá G. Haygert. A noite de autógrafos aconteceu nesta segunda-feira (25), em Curitiba. De acordo com o empresário, o livro com 640 páginas, 800 fotografias e perfis biográficos faz uma homenagem a personalidades paranaenses que, ao longo dos últimos anos, contribuíram para o desenvolvimento do estado em inúmeras áreas de atuação. “Da cultura à política, passando pelos segmentos social, econômico, corporativo e assistencial, os biografados ajudaram a construir a história do Paraná”, definiu Kürten. Ele também destacou que muitos deles são seus amigos desde a infância. “Fiquei muito feliz em revê-los. Tive a oportunidade de parabenizá-los pessoalmente pela homenagem”.

continua após a publicidade
Bebel
Kürten e o presidente da UniBrasil, Clèmerson Merlin Clève

O livro “Vozes do Paraná” traz os perfis biográficos de Adalice Araújo, Airton Oppitz, Anderson Furlan, Antônio Felipe Wouk, Assis Gurgacz, Clèmerson Merlin Clève, Cleto de Assis, Conceição Barindelli, Elias Abrahão, Fernando Fontana, Francisco Borsari Netto, Ivo Simas Moreira, Jaime Zenamon, João José Werzbitzki, José Rodolfo Gonçalves Leite, Léo Kriger, Luiz Fernando Pereira, Mara Cornelsen, Maria Cheung, Maria Elisa Paciornik, Maria Tereza de Queiroz Piacentini, Mário De Mari, Mauri König, Miguel Krigsner, Nilson Monteiro, Paulo Eugênio Anunciação, Paulo Mac Donald, Pedro Muffato e Saul Raiz. A renda de autógrafos irá para obras sociais e culturais do Instituto Ciência e Fé.

Congresso de Cidades Digitais: Cascavel sedia a segunda rodada regional

Divulgação
Evento vai reunir gestores públicos, vereadores e empresários das regiões Oeste, Sudoeste e Cantuquiriguaçu. Inscrições estão abertas

A segunda rodada regional do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais será realizada em Cascavel, no dia 11 de setembro, e as inscrições, que são gratuitas para servidores públicos, já estão abertas no site http://congresso.redecidadedigital.com.br. O evento reunirá gestores públicos, prefeitos, vereadores e empresários da área de tecnologia principalmente das regiões Oeste, Sudoeste de Cantuquiriguaçu.
Segundo José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital (RCD), promotora do congresso que é apoiado por associações de municípios de quase todo o Estado, será uma oportunidade para levar recentes informações sobre políticas públicas para cidades digitais, linhas de financiamento e inovação no mercado. O tema deste ano, que permeia toda a programação, é “transformando municípios em cidades inteligentes”. E isso, na opinião, de Marinho, significa compreender que a base tecnológica de uma cidade digital precisa ser sintonizada com produtos, serviços e informações ao cidadão, para haver interação entre a sociedade e poder público. “Só assim será possível o aprimoramento dos serviços públicos e a melhoria da vida das pessoas”, comenta o diretor da RCD.
A primeira rodada regional foi realizada dia 21 de agosto, em Curitiba, reunindo cerca de 170 pessoas, representando 50 diferentes localidades. Na rodada de Cascavel, haverá um momento especial para vereadores que integram a Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (Acampar). Esta instituição vai lançar, no encontro do dia 11, para aquelas regiões, a minuta do projeto de lei autorizando os prefeitos a criarem projetos de ,cidade digital.
Depois de Cascavel, será realizada mais uma rodada regional. Será em Londrina, dia 9 de outubro. As três rodadas (Curitiba, Cascavel e Londrina) fornecerão subsídios para a etapa estadual do II Congresso, que será dias 27 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu.
A rodada de Cascavel será no Auditório da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), das 9 às 17 horas. As inscrições são limitadas.

Espetáculo musical “Palmas para que te Quero” reúne pais e filhos no Teatro SESC da Esquina

Divulgação
Criação da Parabolé Educação e Cultura, o projeto resgata os divertidos jogos de mãos

Neste sábado, 30 de agosto, a Parabolé Educação e Cultura irá apresentar o espetáculo musical “Palmas para que te Quero”. A atração cultural, que ocorrerá em dois horários (15h30 e 17h) no Teatro SESC da Esquina, é voltada aos pais e alunos do SESC Educação Infantil.
O espetáculo é composto por três artistas que surpreendem a plateia com recursos da mímica e da música, inspirados nas brincadeiras de mão, tão comuns ao repertório infantil. Todos participam ativamente, interagindo com os atores e com as pessoas ao seu redor. “Apesar de fazerem parte da vida das crianças, os jogos de mãos correspondem a um universo pouco explorado em projetos de valorização e pesquisa no campo do folclore. Por mais que se saiba da popularidade destes jogos entres as crianças, pouco se tem produzido visando à valorização e o incentivo desta prática centenária”, explica Nélio Spréa, arte-educador e diretor da Parabolé.
O projeto é fruto de pesquisas de Spréa, que também é Mestre e aluno de Doutorado em Educação pela UFPR, e da musicista e Mestre em Música pela mesma universidade, Fernanda Souza. Os pesquisadores tiveram como foco para esta proposta o estudo das brincadeiras de pátio no cotidiano escolar.

Instituto Joanir Zonta é lançado com projeto cultural

Divulgação
Festival vai resgatar a história gastronômica da imigração no Paraná, diz o presidente do Instituto Joanir Zonta, Ricardo Zonta
continua após a publicidade

Para atuar ainda mais efetivamente nas áreas ambiental, social e educacional nas 15 cidades em que atua, o Condor Super Center lançou o Instituto Joanir Zonta, que tem como objetivo atuar na comunidade e se tornar referência com ações que contribuam com o desenvolvimento pessoal e profissional dos paranaenses.
O vice-presidente do Condor e presidente do Instituto, Ricardo Zonta, realizou o lançamento neste dia 28 de agosto em um café da manhã para imprensa e convidados. Ele destacou que esta iniciativa significa um novo capítulo na história do Condor e que é uma forma de retribuir os 40 anos de parceria com os clientes.
Mantido pelo Condor, o Instituto Joanir Zonta já nasce com o seu primeiro projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): o Festival Gastronômico do Paraná, que além de resgatar a história cultural do estado através da gastronomia e das influências dos imigrantes, vai oferecer diversos cursos de capacitação profissional gratuitos e abertos à comunidade. Também será produzido um documentário audiovisual e um livro com receitas históricas. Outra atração do Festival será um espetáculo artístico e cultural com danças e apresentações, além de degustações para os visitantes das receitas. O evento será aberto ao público e gratuito.
O projeto do Festival está em fase de captação de verbas de empresas que queiram transformar uma fatia de seus impostos em ações para a sociedade. Para participar, basta entrar em contato com o Instituto, que vai prestar toda a assessoria para viabilizar ,a parceria.
O outro projeto que está em fase de aprovação é para a área de esporte e foi idealizado com o intuito de levar mais qualidade de vida para a terceira idade com a implantação de ginástica laboral nas lojas da rede.
“O Condor sempre realizou ações de responsabilidade social e a implantação do Instituto vai viabilizar e intensificar ainda mais os projetos em prol de uma sociedade mais justa e humana”, completa Zonta.

Casa conceito

Gerson Lima
Diego Szeremeta e o arquiteto Bruno Colle

Na sua estreia na Casa Cor Paraná, a Total Storage Brasil, que tem à frente os empresários Perci e Eloísa Hultmann, reuniu convidados para a apresentação da Casa Container, projeto desenvolvido em parceria com as arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas para a edição 2014. O espaço, que já é considerado uma das surpresas da mostra, possui 90 m² e é composto por quatro containers. A Total Storage Brasil atua há dez anos no mercado de venda e aluguel desses materiais.

Gerson Lima
As arquitetas Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas com Ribamar Cordeiro Ribas
continua após a publicidade