Karina Taques mostra seu trabalho no Paraná Business

A estilista Karina Taques foi convidada para participar da Ideia Moda, a primeira amostra de novos designers da 5ª edição do Paraná Business Collection – Inverno 2011. O desfile acontece no último dia do evento, 19 de fevereiro, a partir das 19 horas.

A estilista apostou no tema “A desconstrução e a Reconstrução do Pensamento”, para a coleção outono/inverno 2011, que tem como proposta apresentar roupas que podem ser utilizadas de diversas maneiras: peças que se transformam em outras ou que tenham mudança nas cores. “A desconstrução é apresentada na mudança das peças e a reconstrução do pensamento é representada tanto na junção de roupas a acessórios, como na transformação de detalhes da peça em acessórios”, explica a estilista.
Dessa vez a padronagem dos tecidos foi simplificada em listras discretas usando uma cartela de cores bem sóbria e básica, como preto, branco, cinza, verde e marrom, selecionadas para compor as peças da estação mais fria do ano. O conforto é valorizado desde a escolha dos materiais, até o volume e forma das peças, que foram inspiradas nos anos 70, remetendo ao estilo contemporâneo, minimalista, assimétrico e esportista.

Realejo serve comida no Beer Day

O próximo domingo, 13 de fevereiro, será dedicado à cerveja em Curitiba, com a realização da segunda edição do Beer Day. Mas, para aproveitar bastante o festival, que acontece no Shopping Hauer a partir das 10 horas, e experimentar alguns dos cem tipos de cervejas artesanais e especiais que estarão disponíveis para o público, é preciso estar de barriga cheia! Por isso, o Realejo Culinária Acústica também estará presente no local para oferecer comidinhas deliciosas para acompanhar as cervejas, como sfihas e kebabs de mignon e homus. Para completar a festa, as bailarinas do Estúdio Flor de Lótus, que se apresentam todos os sábados no Realejo com shows de dança do ventre, farão uma apresentação animada no evento!

Profissionais da beleza também estreiam no PBC

Diego Pisante
Ex-alunos do Programa Técnico Trainee Keune na VI edição do Paraná Business Collection, 2010

Moda, tendências e muito glamour. Enquanto os novos estilistas paranaenses mostram seus trabalhos em grande estilo, ao lado de nomes já consagrados, em um evento que vem a cada ano ganhando mais força, os profissionais formados pelo Programa Técnico Trainee da Keune estarão no backstage fazendo a cabeça dos modelos com os mais diversos penteados. Essa mistura de consolidados e novos talentos fazem parte do V Paraná Business Collection, que acontece entre os dias 14 e 19 de fevereiro no Centro de Convenções FIEP, em Curitiba. Para a diretora do Centtro Técnico da Keune, Claudete Matte, esta é uma grande oportunidade para os cabeleireiros que participaram dos treinamentos da empresa demonstrar suas criações. “Nós oferecemos a técnica para eles desenvolverem seus trabalhos. O talento é nato de cada um, mas nem sempre eles encontram oportunidade de mostrar para especialistas do setor da moda o que sabem fazer. Por isto, estamos muito felizes com a oportunidade de mais uma vez participar do PBC e temos certeza que eles vão brilhar”, comenta Claudete.

Adrenalina para os amantes de velocidade

Divulgação
A pista de autorama montada no Shopping São José

Os amantes da velocidade vão ficar animados com a pista de autorama montada pela primeira vez no Shopping São José. Com capac,idade para até 08 participantes ao mesmo tempo, a pista de autorama, modelo grid profissional, possui um traçado diferenciado e estrutura de primeira linha. Os carrinhos são equipados com motores e chassis Parma de alta tecnologia, e os aceleradores são profissionais com regulagem individual de velocidade. A pista conta com uma estrutura de aproximadamente 11,00 X 5,00 metros. Além disso, um sistema computadorizado indica, através de uma TV de LCD, todos os números referentes à corrida como o total de voltas, tempo restante para finalizar a corrida, a melhor volta e qual carrinho (pista) está ganhando. A atração é indicada para crianças e adultos e fica no shopping até o dia 27 de fevereiro, sempre de segunda a sábado, das 10h às 21h e nos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Curitiba CVB e APL de Software debatem sobre turismo e tecnologia

As oportunidades de negócios entre os setores de turismo e tecnologia de Curitiba foram debatidas pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau (Curitiba CVB) e pela APL (Arranjo Produtivo Local) de Software de Curitiba. O encontro reuniu, na sede do Sebrae/PR, as principais empresas de tecnologia da capital. A diretora executiva do (Curitiba CVB), Tatiana Turra, realizou uma apresentação sobre a atuação da rede de Convention & Visitors Bureau (CVBx) nos principais destinos turísticos do mundo. Ela também pontuou sobre as oportunidades de negócios que podem surgir a partir do networking entre as empresas ligadas aos CVBx. “Hoje o cenário mundial conta com cerca de 600 CVBx e no Brasil são aproximadamente 100 entidades que atuam simultaneamente em prol do desenvolvimento econômico na região em que atuam, usando o turismo como ferramenta. Só no Curitiba CVB estão cerca de 20 c ategorias de empresas, congregando não só serviços turísticos, mas também fornecedores para as empresas do setor”, enfatizou.

Divulgação
A diretora executiva do (Curitiba CVB), Tatiana Turra

Tecnologia – Carlos Alberto Jayme, diretor da CINQ Technologies, destacou que uma parceria entre os dois setores pode alavancar o pólo tecnológico de Curitiba que por sua vez depende de promoção, divulgação e suporte como a disponibilização de materiais sobre Curitiba em inglês, abertura de novos mercados, etc. “Os dois setores tem como objetivo colocar Curitiba no mapa internacional de negócios, ou seja, promovê-la como geradora de negócios e fornecedora de soluções. Caracterizá-la pela inovação tecnológica, por exemplo, será benéfico para todos”, justificou. Outra questão levantada foi o turismo corporativo. “Com grande freqüência recebemos convidados não só outros estados, como de outros países e precisamos de apoio na logística com eles e no fornecimento de informações de qualidade sobre a cidade de Curitiba, principalmente em inglês”, pontuou. Tatiana Turra lembrou ainda de outras ações que podem ser alavancadas como focar a tecnologia para que seja aplicada no turismo, não só em soluções para empresas do setor, mas também para a promoção da cidade. “Seguramente a tecnologia pode nos auxiliar tanto para vender Curitiba quanto para receber melhor o turista. Aplicativos para tablets, portais interativos, totens com informações e outras iniciativas podem favorecer dois importantes setores da economia local”, resumiu. “Vamos amadurecer as idéias para darmos andamento aos novos projetos com a APL. Nossa expectativa é que a cidade seja bastante favorecida. Nas ações também deverão ser incluídas iniciativas visando a Copa 2014, uma vez que Curitiba é uma das cidades-sede do mundial”, projetou Tatiana Turra. O encontro também contou com a presença dos consultores do Sebrae/PR: Patrícia Albanez e de Edison Carlos Charavara. “A integração entre os setores gera sinergia para as ações de ambas as áreas – turismo e tec nologia da informação. Oportunidades de negócios e a melhoria da imagem do destino são possíveis resultados desta parceria”, concluiu Patrícia.

Quem faz rir mais

créditos
Marcelo Tas, Diego Gianni e Paulo Bonfa

Dia dois de março, acontece no Curitiba Comedy Club a semifinal do primeiro Campeonato Brasileiro de Stand-Up Comedy, a grande novidade da segunda edição do Risadaria, festival de humor de São Paulo. O mestre de cerimônias da noite será o apresentador Paulo Bonfá, idealizador do projeto, que está em busca de novos talentos da comédia na região Sul. Seis semifinalistas da competição dividirão o palco da casa, e após as apresentações, a comissão julgadora escolherá o candidato que irá concorrer à final, no festival de humor Risadaria, entre os dias 24 e 27 de março, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Realizado pela Infinito Cultural, do empresário Alain Levi, o Risadaria conta com curadoria de grandes nomes do humor nacional como Marcelo Tas, Caco Galhardo, Marcelo Madureira, Diogo Portugal e Wellington Nogueira. Vale lembrar que o primeiro lugar do ano passado foi o curitibano, Diego Gianni. O evento está marcado para as 21h e as entradas custam R$ 20, à venda na casa. Mais informações em breve no site www.curitibacomedyclub.com.br ou no fone 41 3018 0474.

“Profusão de cores” em nova exposição de Lidia Saczkovski

Divulgação

A artista plástica Lidia Saczovski abre, na próxima segunda-feira (14), sua nova exposição chamada “Profusão de cores”. Para esta mostra, a artista traz obras que revelam uma mistura de elementos e cores, que retratam um universo rural e urbano ricamente imaginado. As telas ficarão expostas no hotel Blue Tree Towers Curitiba, localizado na Rua Lamenha Lins, 71, com entrada franca. Lidia cria em suas composições cidades que misturam árvores, calçadas e jardins em meio a construções típicas urbanas como igrejas, prédios ou lojas. Todas as imagens sempre estão repletas de cores e com pouco ou quase nenhuma presença humana. Esta referência vem da origem ucraniana familiar da artista e de sua convivência com o folclore, a arte e os costumes eslavos, mesclados ainda com o colorido adquirido durante os anos em que morou no nordeste brasileiro. No currículo de Lidia, que durante anos participou do ateliê de criação de Edílson Viriato, estão diversas exposições coletivas, além de importantes menções honrosas concedidas na 6ª e na 7ª Bienal Internacional Naif em Buenos Aires, Argentina, e menção especial na 13ª Bienal de Arte Naif e Marginal Arte, em Jagodina, na Servia.

Farm lança coleção de inverno 2011

Para aquelas que já aproveitaram as ofertas da Liqui Desejos da Farm e aguardam ansiosas por novidades da marca, a espera esta com os dias contados. No dia 21/02 (segunda-feira), as lojas do Shopping Mueller e Park Shopping Barigui recebem a nova coleção chamada Acácias.
Acácias é o nome da coleção de inverno, que este ano foi inspirada na Gávea. As peças foram criadas com base na atmosfera, boêmia, arte e natureza do tradicional bairro carioca. Além disso, a nova coleção representa um retorno às origens da Farm, já que foi neste bairro que a marca começou e onde estabeleceu a sua primeira loja.
Com muitas novidades a coleção tem entre as peças de destaque modelagens longas, calças largas, batas com corte de alfaiataria, vestidos amplos e camisas com corte boyfriend. Nos complementos: havaianas nos pés, cachecóis, brincos grandes, muitos acessórios e bolsões para completar o look da estação.
E para quem não aguenta esperar para conferir as novidades nas lojas de Curitiba, a opção é aproveitar o evento de lançamento da coleção no Rio de Janeiro. Uma “mini” Gávea, com tudo que t,em direito, será montada dentro de uma das principais referências do bairro: o Jockey Club. Será um super evento, com um mix de moda, decoração, música e arte! Uma loja pop up da marca montada por dois dias consecutivos (16 e 17 de fevereiro), apresentará a coleção, Acácias. No dia 17/02 (quinta-feira) o lançamento é aberto ao público e basta levar um quilo de alimento para a entrada.

Produtos de consumo poderão ter informações em braille

Tramita na Câmara Municipal projeto de lei do vereador Zé Maria (PPS) que pretende garantir mais um benefício aos deficientes visuais. O parlamentar quer que
sejam colocadas informações em braille sobre os produtos de consumo dispostos em prateleiras, gôndolas e balcões refrigerados. A proposta vale para estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios e similares.
“Este projeto visa garantir aos deficientes visuais informações sobre os produtos que adquirem, como qualquer consumidor. Esta é uma forma de exerceram com dignidade sua cidadania” enfatizou o parlamentar
De acordo com a proposta, os locais devem ser de fácil acesso e também com sinalização em braille que indique o caminho que as pessoas com deficiência visual devem seguir.

Irene Roiko
Prateleiras, gôndolas e balcões refrigerados poderão ter que indicar produtos em braille

Direito
Zé Maria lembrou que a lei federal 4.169, de 1962, oficializou e tornou obrigatório o uso das convenções braille em todo o território nacional. “Esta lei veio para assegurar os direitos dos cidadãos que precisam do sistema braille para o seu dia a dia, fornecendo-lhes condições para ter uma vida normal, onde possam se locomover, ter acesso a livros, fazer compras, entre outras atividades”, defendeu o parlamentar em sua justificativa.
Ele lembrou que algumas empresas já disponibilizam produtos com embalagens em braille. No entanto, a maioria não tem este recurso. “Como não existe um espaço destinado para os produtos com escrita em braille, os deficientes necessitam de um acompanhante para auxiliá-los na circulação por todo o estabelecimento comercial. Desta forma, ficam sempre na dependência para poderem comprar simples produtos de suas necessidades”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, uma pesquisa recente revelou que estas pessoas gostariam de ter prateleiras específicas com produtos que tenham informações em braille. “Uma atitude tão simples para os videntes e que seria um grande avanço para os não videntes, que poderiam se dirigir ao local apropriado e se servir dos produtos que quisessem, sem depender muito de outras pessoas”, concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna