Jogo promove capacitação para tomadas de decisões: uma revolução na formação de gestores públicos

Plataforma de capacitação Jogo Gov trabalha com simulação de cenários reais e tomada de decisão sob pressão

Como treinar gestores e servidores públicos para tomada de decisões mais acertadas? Como garantir que o interesse público seja o vencedor em um processo de contratação? Foi pensando nesses desafios que os professores Rodrigo Pironti, Antônio Netto e Dawison Barcelos desenvolveram o Jogo Gov, uma plataforma de capacitação adaptável que alia jogo de tabuleiro e gamificação, envolvendo temas como Planejamento, Contratações Públicas, Governança, Gestão de Riscos, Estratégia e Liderança. O lançamento oficial do jogo, com exposição do tabuleiro e a presença dos autores, será na tarde da próxima sexta-feira (25), durante o XVIII Congresso Paranaense de Direito Administrativo que acontece esta semana em Curitiba. Voltado para a capacitação de gestores, servidores públicos e profissionais do mercado,  o jogo promove integração e retenção de conhecimento onde quem vence é o interesse público. Baseado em cenários reais os jogadores são desafiados a tomarem decisões sob pressão, em ambiente simulado. Após a decisão, outras opções são discutidas entre os participantes. Não é um ‘jogo de caixinha’, que se compra e se executa em casa. Apesar de utilizar ferramentas de tecnologia da informação, Jogo Gov também não é um software. “Trata-se de um revolucionário evento de capacitação. Um dos diferenciais é o engajamento que o Jogo Gov proporciona, pois permite a interação humana e a percepção do cenário de maneira prática e conjunta”, explica o advogado Rodrigo Pironti, pós-doutor em Direito Público e um dos desenvolvedores da metodologia.

2bel

Outros diferenciais que o Jogo Gov proporciona é a melhor comunicação entre diferentes áreas de conhecimento, a valorização do trabalho em equipe, e a aproximação entre a teoria e a prática de temas complexos do setor público, entre outros fatores.  Quem tem interesse em saber mais pode conferir o lançamento na sexta-feira, 25 de agosto, a partir das 15h30, no intervalo da programação oficial de palestras do XVIII Congresso Paranaense de Direito Administrativo, na OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253- Ahú).  Website do Jogo Gov  (www.jogogov.com.br)
FaceBook (www.facebook.com/jogogov/).

Presidente da Ademi/PR fala em alta de lançamentos  em Curitiba, na abertura da 26ª Feira de Imóveis

Newton e Eurico Borges dos Reis. Foto: Eneas Gomez
Newton e Eurico Borges dos Reis. Foto: Eneas Gomez

Autoridades, dirigentes de entidades, empresários, parceiros e convidados participaram da abertura oficial da 26ª edição da Feira de Imóveis do Paraná, realizada pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), na tarde dessa quarta-feira (23/8), na Expo Renault Barigui, em Curitiba. O evento reúne mais de 30 construtoras, incorporadoras, imobiliárias, empresas de consórcio e bancos, com uma oferta de mais de 10 mil imóveis novos e usados em Curitiba e Região Metropolitana. Nesse ano, acontece em parceria com a Feira de Móveis e Decoração.  A retomada do setor da construção civil e a importância do setor para a economia deram o tom da solenidade de abertura. “Esperamos que essa feira imobiliária seja um sucesso e gere muitas oportunidades de negócios a todos, movimentando ainda mais esse setor que, passada uma fase de turbulência, já mostra sinais de recuperação”, destacou o presidente da Ademi/PR, Jacirlei Soares Santos. Santos informou ainda que, no primeiro semestre desse ano, Curitiba registrou um aumento de 17% no lançamento de empreendimentos residenciais e de 62% no volume de unidades novas colocadas à venda. “No período, o maior crescimento se deu para os imóveis de padrão médio, com preço de R$ 400 mil a R$ 700 mil, o que sinaliza a retomada do fluxo de crédito para o setor, com redução da taxa de juros para o comprador, o que já vem acontecendo”, ressaltou.

Solenidade de abertura 26ª Feira de Imóveis do Paraná. Foto: Eneas Gomez
Solenidade de abertura 26ª Feira de Imóveis do Paraná. Foto: Eneas Gomez

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Renato Scalabrin, disse que o banco concentra 67% do setor de habitação no país e destacou o papel do setor na melhoria da renda das famílias. “A habitação é o grande referencial de desenvolvimento, com a geração de emprego e renda”, argumentou. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR), Sérgio Crema, destacou a importância para a geração de emprego e renda e o impacto da crise no setor. “Se existe um agente com resiliência para passar pela crise é o incorporador”, comentou.  Também estiveram presentes na 26ª Feira de Imóveis do Paraná a administradora da regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima; o diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; e o presidente da Associação Brasileira dos Escritório de Arquitetura, seção Paraná (AsBEA-PR), Keiro Yamawaki. A Feira de Imóveis do Paraná de 2016 tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e patrocínio da Sanepar e da Imovelweb.

NCA Comunicação passa a integrar a área de produção de eventos

Espaço Estúdio Bebel Ritzmann inaugura com palestra sobre autoestima, sensualidade e motivação para mulheres
Espaço Estúdio Bebel Ritzmann inaugura com palestra sobre autoestima, sensualidade e motivação para mulheres

Consolidada na área de assessoria de imprensa, relacionamento com a mídia e produção de conteúdo e de imagens, a NCA Comunicação, de Curitiba, expande seu portfólio de atividades e inaugura o Espaço Estúdio Bebel Ritzmann com foco na gestão de eventos. De acordo com a jornalista Bebel Ritzmann, o ambiente tem capacidade para acomodar um público de 25 pessoas, oferece recursos multimídia e internet e está disponível para receber cursos, palestras, reuniões corporativas e outras ações de diversos segmentos profissionais. A coordenação do Espaço Estúdio, localizado nas esquinas das ruas Vinte e Quatro de Maio e Engenheiros Rebouças, é da produtora e relações públicas Daiane Oliveira.

Teresa Cristina Torres, Fernanda Pauliv e Mercedes Ritzmann
Teresa Cristina Torres, Fernanda Pauliv e Mercedes Ritzmann

Com a expertise em comunicação, a NCA ingressa na área da produção de eventos com a proposta de fortalecer marcas e aumentar a visibilidade de empresas e profissionais. Daiane Oliveira acentua que “sabemos da importância do planejamento, da organização, da logística e do feedback que este tipo de atividade exige, e estamos preparados para oferecer os melhores resultados aos clientes”. De acordo com ela, para se promover um evento é necessário contar com o envolvimento de diversos parceiros, e a NCA mantém um leque completo de profissionais motivados para tornar o evento um sucesso.

Fernanda Pauliv
Fernanda Pauliv

O  Espaço Estúdio abriu sua agenda com o workshop de Fernanda Pauliv, consultora de autoestima, sensualidade e motivação para mulheres. No estilo stand up, ela falou de uma maneira descontraída e bem humorada sobre a arte da paixão e deu dicas para apimentar a relação para uma plateia feminina, na noite de segunda-feira (21). Publicitária e com pós-graduação em marketing e MBA nos Estados Unidos, Fernanda brincou, fez piadas, interagiu com as presentes para abordar um assunto muito sério. “Apesar das conquistas e vitórias o sexo ainda é tratado como um tabu”, observa. “Os conceitos e preconceitos de beleza também contribuem para a inibição, timidez e insatisfação da mulher quando o assunto é sexo, prazer”, observa a especialista.

Voltar ao topo