O Instituto Mirtillo Trombini-IMT objetiva o desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes na cidade de Morretes, possibilitando uma formação artística destes. Fundado em 2006, vem trabalhando sempre em prol da sociedade, tem o objetivo de trazer benefícios culturais e melhorar a qualidade de vida de cidadãos.  O Instituto é um instrumento de resgate das crianças em cidades que necessitam de projetos nas áreas de Música Erudita Vocal e instrumental, nas Artes Plásticas e na capacitação literária. Assim, acaba sendo uma ferramenta do enfrentamento da situação social desfavorável, conseguindo dar outro caminho de vida para essas pessoas, para que vivenciem e desenvolvam habilidades artísticas nos seus diversos cursos. O acesso da população às atividades é gratuito, não sendo restrito a apenas crianças e adolescentes. As atividades desenvolvidas pelo IMT são: Banda Sinfônica, Projeto de Reciclagem, Coral, Aulas de Artes Plásticas, Biblioteca e Galeria de Artes.

continua após a publicidade

Thai Brasil leva artes marciais às escolas

Esta semana a academia Thai Brasil anunciou um novo projeto para 2013. A academia, referência na cidade, levará as artes marciais aos alunos de escolas particulares de Curitiba. Os jovens interessados poderão se matricular em aulas que serão oferecidas no próprio ambiente escolar, em contra turno. Os alunos contarão com as modalidades de Muay Thai e Jiu-Jitsu, que se assemelham com outras lutas como o Judô e Taekwondo. Fernando Falkenbach, sócio-proprietário e treinador da academia Thai Brasil, explica que esta iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes através do esporte. Segundo o técnico, que já treinou campeões do UFC como Maurício Shogun, as artes marciais ajudam na concentração, auto-estima e auto-controle do praticante e principalmente nos mais novos. “A juventude é a fase onde a pessoa possui mais facilidade em absorver novos conhecimentos e novos conceitos, além de que a prática de exercícios físicos são excelentes para a saúde física e mental”, declara Falkenbach.  A iniciativa desenvolvida pela Let’s Midia conta com materiais explicativos destinados aos jovens e aos pais, e orientadores educacionais.

 Doutor Acesso oferece bolsa de estudos para 2013

Alunos que concluirão a 3ª série do ensino médio em 2013 ou que já concluíram e pretendem prestar vestibular para medicina podem se inscrever para o Projeto Educacional Acesso (Peace) 2013 do Doutor Acesso. O programa permite o ingresso no ensino particular com descontos de até 80% sobre o valor da mensalidade do pré-vestibular. Nesta seleção, serão aceitos tanto os alunos de outras instituições, como alunos do Acesso. O cálculo do desconto será realizado de acordo com a média de acerto da prova. Esse é o primeiro ano que o Peace está sendo ofertado para os alunos do Dr. Acesso. Ao todo são 120 vagas disponibilizadas para o curso. A prova cobrará o conteúdo do ensino médio, com maior foco nas matérias do 2º ano. No total serão 50 questões, entre objetivas e de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e seis de biologia, física, química, história e geografia.  “O Peace é uma opção interessante para alunos talentosos e dedicados mostrarem do que são capazes antes de terem a preparação principal para os vestibulares de medicina. A partir dos resultados obtidos na prova, poderão usufruir de descontos baseados em seu mérito acadêmico”, afirma o superintendente do Ensino Médio e diretor do curso Dr. Acesso, Ivo Lessa Filho. As inscrições para o Peace vão até o dia 18 de janeiro e a prova será no dia 19 (sábado). O resultado será divulgado pelo s,ite www.acesso.com.br.

McDonald’s abre 100 vagas em Curitiba

O McDonald’s está com 100 vagas abertas em Curitiba para o cargo de atendente, principalmente para o Restaurante COT – Av. Eduardo Sprada x Av. Juscelino Kubitschek. As vagas são para os períodos diurno, noturno e madrugada. Características como dinamismo, facilidade de comunicação e de trabalho em equipe são diferenciais para quem quer fazer parte da equipe da rede. Pessoas com deficiência também podem concorrer às oportunidades.  Os candidatos interessados devem ter a partir de 16 anos. Os menores de idade devem estar cursando o ensino médio e os maiores cursando a partir do 6º ano do ensino fundamental. Não é exigida experiência anterior e o início é imediato.  As inscrições podem ser feitas no portal www.mcdonalds.com.br acessando o link “Trabalhe Conosco –Cadastre seu CV “ ou entregando o currículo em um dos restaurantes McDonald’s.  Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão alimentação no local, seguro de vida, assistência médica e odontológica, vale-transporte e plano de carreira. Anualmente, a Arcos Dourados investe R$ 40 milhões em treinamento e capacitação pessoal. Com 91 % de seu quadro de funcionários formado por jovens com até 25 anos, a Arcos Dourados é reconhecida como porta de entrada para o mercado de trabalho. A empresa não exige experiência, por isso representa uma importante porta de entrada para quem busca seu primeiro emprego formal.

 Professores estrangeiros da 31ª Oficina fazem recital de flauta e alaúde

Divulgação
Rachel Brown
continua após a publicidade

Concertos diários, ao meio-dia e meia, no Sesc Paço da Liberdade, são uma opção para o público que quer aproveitar a hora do almoço para apreciar algumas das atrações da 31ª Oficina de Música de Curitiba. Já nesta sexta-feira (11), os professores William Carter, dos Estados Unidos, e Rachel Brown, da Inglaterra, que integram o núcleo de música antiga da 31ª Oficina de Música, fazem um recital solo de flauta e alaúde, dois instrumentos característicos da música barroca. Serão apresentadas duas peças de Johann Sebastian Bach. A primeira é a Suíte para alaúde em Sol menor, que será executada por William Carter. Em seguida, a flautista Rachel Brown apresenta a peça Partita em Lá menor. Além de alaúde, William Carter ensina na Oficina de Música técnicas de teorba e guitarra barroca. A música antiga é a especialidade desse americano, nascido na Flórida, que buscou aperfeiçoamento nas escolas europeias e atualmente vive em Londres, como professor da Guildhall School of Music and Drama. Faz parte do grupo The Palladian Ensemble, com quem realizou inúmeras turnês pela Europa, Ásia e Américas. Também atua como alaudista principal da Academy of Ancient Music e o The English Concert. Gravou vários CDs e o seu algum solo “La Guitarra Española”, gravado em 2007, recebeu o prêmio Gramophone Editor’s Choice. Rachel Brown é colega de William Carter na Academy of Ancient Music, de Londres, onde atua como flautista principal. O reconhecimento como uma das principais flautistas de música antiga decorre de suas gravações de obras de Quantz, Schubert, Boehm, Bach, Handel e Telemann. Ela é fundadora e solista da London Handel Players. O interesse pela difusão das obras completas desses compositores fez com que Rachel Brown lançasse o seu próprio selo discográfico e editora, a Uppernote.

Marcos Cordiolli aponta novos rumos da cultura em Curitiba

Alice Rodrigues
Marcos Cordiolli

A Fundação Cultural de Curitiba tem como novo presidente o historiador e educador Marcos Cordiolli, que assume a coordenação da política cultural do município na gestão do prefeito Gustavo Fruet. Cordiolli traz a sua experiência como produtor de cinema, assessor da Comissão de Educação, e Cultura da Câmara dos Deputados e da Agência Nacional do Cinema, funções que o qualificaram para a compreensão das políticas culturais no Brasil, e lhe permitiram acompanhar diversas experiências estaduais e municipais. O novo presidente aponta como um dos principais eixos de atuação da Fundação Cultural de Curitiba, nos próximos quatro anos, o aprimoramento dos mecanismos de fomento cultural e a criação de instrumentos para dar mais visibilidade às produções locais fora de Curitiba. “Vamos buscar atrair investimentos em cultura, dando condições de sustentabilidade para os artistas e os grupos artísticos”, explica. Marcos Cordiolli destaca a necessidade de fazer de Curitiba o cenário de grandes eventos culturais em outras áreas, como já acontece com a Oficina de Música, a Bienal de Dança, o Festival de Teatro, o Festival de Cinema e o Lupaluna. “Queremos que esses eventos não fiquem restritos ao centro da cidade e passem a ser ofertados nas diversas regiões, num processo de desconcentração cultural”, afirmou.  

continua após a publicidade