Em apoio às artes plásticas, foi aberta ontem (dia 16/10) ao público a 23ª edição do Salão Curitibano de Artes Visuais. A exposição conseguiu reunir nomes consagrados e novos talentos, democratizando a cultura e mesclando diversas técnicas.
O diretor de Cultura do Clube Curitibano, Odilon Merlin, relembrou a tradição do evento, realizado desde 1990. Naquela época, o Salão era composto apenas por obras dos associados e, desde a última edição, há dois anos, foi aberto à participação da comunidade artística brasileira. Com isso, a edição deste ano recebeu recorde de inscrições, com mais de 600 obras inscritas de 197 artistas de seis Estados.

continua após a publicidade
Cinthya Hein
Visão geral do Salão Curitibano de Artes Visuais

Instalação inovadora com fitas adesivas ganha prêmio

Quem teve a missão de selecionar todas essas obras e apontar os premiados foram a curadora do Salão, Tania Zaruch, e os jurados Daniel Katz, Débora Santiago e Elizabeth Titton. “Os artistas estavam carentes de iniciativas como essa, já que os artistas precisam formar currículo participando de exposições”, ressalta Elizabeth Titton.

Cinthya Hein
 Presidente do Clube Curitibano, José Antonio Baggio, e primeira-dama, Andrea Baggio, diretor de Cultura do Curitibano, Odilon Merlin, e esposa Andrea Merlin

O grande vencedor do Salão Curitibano de Artes Visuais, que recebeu o Prêmio Domício Pedroso, foi Giovanni Ferreira, que trouxe uma instalação contemporânea feita com fitas adesivas. A concepção da obra forma uma verdadeira ‘teia’, cujas tramas instigam à percepção das tensões no espaço, que se alastram em diversas direções. Por ser idealizado especialmente para a mostra, o espaço torna-se único. De acordo com o artista, sua técnica pretende criar volume ao ar, material intangível que ganha materialidade na obra de Ferreira. “Depois que terminar a exposição, meu trabalho continua. Toda fita adesiva é retirada uma a uma e as partículas que se agregaram à instalação formam uma nova obra com colagem, desenhos e gravuras”, descreve.

Cinthya Hein
O grande vencedor, Giovanni Ferreira, ao lado das juradas Debora Santiago, Tania Zaruch (curadora) e Elizabeth Titton
continua após a publicidade

Menção honrosa ao estilo naïf

O segundo lugar com o Prêmio Guido Viaro foi Lahir Ramos, que trouxe arte criada por meio da foto modificada digitalmente, uma tendência de arte cada vez mais consolidada. O terceiro lugar com o Prêmio Adalice Araújo coube a Luiz Lavalle Filho.
Entre as menções honrosas, que foram destinadas aos associados do Clube Curitibano, estão Marisa Vidigal, que traz a linguagem artística “art naïf”, Constance Pinheiro e Nicole Gulin.

Cinthya Hein
3130   Diretor de Cultura do Clube Curitibano, Odilon Merlin, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, e presidente do Clube Curitibano, José Antonio Baggio
continua após a publicidade

A exposição fica aberta à visitação para sócios e para o p,úblico em geral até o dia 16 de novembro de segunda a sexta das 9h às 19h, sábados das 9h às 18h e domingos das 10h às 15h. O Salão de Artes Visuais fica localizado na sede do Clube Curitibano, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 2857. Entrada franca.

Iria Braga é a atração da Mostra É Daqui nesta quinta-feira (23)

Divulgação
Cantora faz show no Pequeno Auditório do Canal da Música, a partir das 20h

A cantora Iria Braga se apresenta nesta quinta-feira (23/10) no Pequeno Auditório do Canal da Música. O show integra a Mostra É Daqui, que ao longo deste ano está reunindo diversos artistas curitibanos. O espetáculo começa às 20 horas.  A trajetória artística de Iria é caracterizada por seu trânsito na música e no teatro, bem como pela mistura dessas artes em suas produções. A busca por uma linguagem particular como intérprete a fez criar e participar de diversificados projetos. Desde 2000, quando iniciou-se profissionalmente na música, produziu sete shows especiais com diferentes temáticas e uma turnê na França. O último deles, realizado em 2011 – “Iria Braga e Quarteto”, que além de marcar sua formatura em Licenciatura em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, foi o embrião do seu primeiro álbum.  Fruto de uma iniciativa independente com o apoio do Estudio Gramofone + Musical, o CD é permeado por laços afetivos: o grande coração do trabalho. As nove faixas que o compõem tem direção musical e arranjos do guitarrista Oliver Pellet. Compositores como Arrigo Barnabé, Estrela Leminski, Elizabeth Fadel, Cartola, Wagner Barbosa, Georges Bizet, entre outros figuram no repertório.  No show apresentado na mostra É Daqui Iria conta com um time de músicos e parceiros de longa data – Denis Mariano (bateria), Alonso Figueroa (samples e efeitos), Sandro Guaraná (baixo) e Davi Sartori (piano).  A realização da Mostra É Daqui é possível graças à Fundação Cultural de Curitiba, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Curitiba, Apoio da É-Paraná. Incentivo: Volvo, Celepar e Fundação Poty Lazaroto.

Big Time Orchestra faz show em Curitiba

Divulgação
Big Time Orchestra

A banda curitibana Big Time Orchestra está na estrada desde o começo de outubro em turnê de lançamento do segundo DVD e quinto CD, intitulado Night. O show na capital paranaense acontece no dia 1º de novembro, no Canal da Música. No repertório, a banda contempla clássicos do Soul, Rhythm and Blues e Rock and Roll e neste DVD/CD, conta com o apoio de um quarteto de cordas. “Um dos grandes objetivos do trabalho é atrair novos públicos com uma gravação mais moderna e remasterizada dos grandes clássicos da música, com novos arranjos e coreografias, que já é marca registrada da banda”, lembra o trombonista da banda, Raule Alves.
Sucessos como “Under My Skin” imortalizada na voz de Frank Sinatra ganham versões mais suingadas e com a super participação de Tony Gordon. As imortais “My Girl”, dos Temptations, e “Only You”, dos Platters, também fazem parte do cardápio musical da Big Time Orchestra, além de “ Rock Around The Clock”, de Bill Halley, que se junta à “Rock This Town” de Brian Setzer e “Suspicius Mind”, clássica do repertório de Elvis Presley.
Gravado no Dobruki Bar, em Curitiba, o DVD da Big Time Orchestra marca a estreia do vocalista Franco Milani Calgaro. O projeto conta com a participação especial de artistas locais, como Michele Mara e Rogério Cordoni, e de nomes consagrados como Vanessa Jackson, Tony Gordon, além da revelação de Nathalie Alvim.
Para o show de lançamento em Curitiba, a Big Time, como é conhecida pelo público, promete a inclusão de repertório autoral no roteiro e a presença de amigos e convidados ,para dividir o palco do Canal da Música.
Como parte da turnê de divulgação do novo DVD, o show ainda passará por Porto Alegre e Belo Horizonte, entre outras capitais e interior do país. Este projeto contempla, ainda, o DVD/CD “DAY” com previsão de gravação e lançamento para 2015.

Projetadas para os melhores resultados

Divulgação
A academia StarBem

A linha de equipamentos para desenvolvimento de força muscular CYBEX foi projetada para oferecer os melhores resultados e desempenho inigualável.
Os equipamentos foram desenvolvidos para utilização em academias de grande porte – uma linha de máquinas para desenvolvimento de força guiada que satisfaz a necessidade do novo usuário, unindo a ela a eficácia que o atleta profissional busca.
Segurança e ajustes simplificados garantem ao usuário a utilização sob medida, enquanto movimentos convergentes e divergentes proporcionam menos stress nas articulações exercitadas.
A academia StarBem, em São José dos Pinhais é a única no município que oferece aos seus alunos esta preocupação com a saúde das articulações, por isso possui equipamentos de alta tecnologia e optou pela melhor, Cybex.

Footwork promove Roller Disco anos 70

Divulgação
A pista de patinação se transformará em um evento retrô regado aos clássicos da era disco

A Footwork Complexo de Patinação e Dança promove no dia 25 de outubro um evento diferenciado para os patinadores e público em geral, a 2ª Roller Disco anos 70, que pega o embalo da moda dos patins retrô e transforma a pista de patinação em uma grande discoteca anos 70. Os participantes fantasiados, com roupa de época, poderão patinar e dançar sobre rodas. O local do evento será a sede da escola (Av. Cândido Hartmann, 5118 – Santa Felicidade. Que tal aproveitar essa festa diferente? Para participar do evento os interessados devem entrar em contato com a Footwork, pois os ingressos já estão à venda. Os interessados podem alugar equipamentos na sede da escola ou levar seus patins.

Curitiba ganha consulado islandês

Naideron Jr
O gerente geral da Marel no Brasil, Francisco Leandro, ministro das Relações Exteriores da Islândia, Gunnar Bragi Sveinsson, o cônsul Magnus Ólason, e o embaixador Guðmundur Árni Stefánsson

Curitiba se tornou sede do novo consulado islandês no Brasil. O evento oficial de abertura aconteceu na multinacional Marel, sede do novo consulado, e contou com a presença do ministro das Relações Exteriores da Islândia, Gunnar Bragi Sveinsson e do embaixador no Brasil, Guðmundur Árni Stefánsson. O novo cônsul honorário é o islandês Magus Ólason, gerente de negócios da Marel e que há mais cinco anos adotou o Brasil como novo lar.