Gastronomia e criatividade em prática em nova trattoria de Curitiba

O recém inaugurado M.I.A. Trattoria Criativa, localizado no Centro Cívico, novo empreendimento do Grupo Quermesse, tem ganhado destaque pelo formato de atendimento inovador e pelo ambiente de encher os olhos em seus detalhes. O restaurante, instalado em uma casa típica do início do século XX, traz à tona o estilo retrô, que faz lembrar a forma tradicional de uma “casa da vovó”, época em que os detalhes da marcenaria encantavam a todos e as cores fortes eram comuns nas fachadas das moradias.

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Sob o comando dos empresários José Araújo Netto e Arthur Correa, o ambiente procura recriar o clima das tradicionais trattorias, com uma pitada de modernidade, que pode ser vista nas louças, na decoração, e, até mesmo, na música ambiente. Segundo José Araújo Netto, “o objetivo do M.I.A Trattoria Criativa é harmonizar o retrô com o moderno.”

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Com o seu diferencial focado no formato de atendimento, o novo restaurante unifica, por meio de ficha de opções, a autonomia do cliente na escolha do tipo de massa (Tagliarini, Polenta Cremosa, Penne, Risoto, Gnocchi), dos ingredientes, molho, temperos e dos acompanhamentos. O tamanho também fica por conta da preferência, que pode ser pequeno (R$ 15,50) – porção perfeita para uma pessoa, e grande (R$ 19,50) – para aqueles que costumam comer bem. Outro ponto importante é que as massas são feitas artesanalmente pelo próprio restaurante, do jeito que a “nonna” gosta. Para quem ainda prefere a massa gratinada, os cozinheiros vão até a mesa e gratinam na frente do freguês (R$ 2,00), o que deixa o clima do almoço (11h30 até 14h15) ou do jantar (19h até 00h) mais interessante.

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A ficha de comanda conta ainda com opções de carnes grelhadas, que ficam por conta do Filé Argentino (R$ 7,50), Mignon (R$ 9,50), Salmão (R$ 9,50), Tilápia (R$ 8,50) e Peito de Frango (R$ 6,50) e de uma salada do dia, elaborada pelo cozinheiro (R$ 4,50). A criatividade do prato é o papel do cliente, no qual os sócios-proprietários apostam no conceito “Feito pelo Melhor Chef: Você.”

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Para os menos criativos de plantão, a casa também disponibiliza três sugestões de molhos com ingredientes elaborados pelos cozinheiros, o Galli – quatro queijos, salaminho italiano, alcachofra e manjericão; o Mamma M.I.A – ao sugo com polpetas ou almôndegas; Amalfi – salmão, molho branco, vinho branco, parmesão e manjericão. Qualquer opção sai por R$ 15. Entre as sobremesas, Torta Alemã (R$ 5), Brigadeiro de Panela (R$ 5) e a Banoffi (R$ 5) – todas preparadas também pelo próprio restaurante, com receitas especiais.

Opções de entradas – Os bares do Grupo Quermesse são conhecidos por suas tradicionais entradas, entre elas as bruschettas, que fazem sucesso tanto no empreendimento de Curitiba, quanto no de Belo Horizonte. O M.I.A Trattoria Criativa, pertencente ao grupo, também oferece várias opções do antepasto italiano, entre elas a São Thomé das Letras (R$ 22) – combinação de cogumelos Paris, Shitake e Shimeji, cobertas com q,ueijo coalho gratinado, e a Pomodoro (R$ 18) – receita tradicional italiana, com tomates frescos pelados, manjericão, cebola, alho e orégano, puxados em azeite de oliva extra virgem. Outra entrada disponível, adaptada dos bares do Quermesse, é o Fondue no Pão Italiano – pão italiano recheado com creme quatro queijos ou branco com ervas. Podem ser pedidos com recheio de mignon (R$ 35), camarão com salmão (R$ 37) e peito de frango (R$ 29).

Carta de Vinhos – Na Carta de Vinhos do restaurante, com aproximadamente 25 rótulos, destaque para os argentinos, desde o Luigi Bosca – de grande expressão regional – sendo Cabernet Sauvignon, Cabernet e Malbec (R$ 148), ao Benjamin Nieto (R$ 38) – em Cabernet Sauvignon, Chardoney, Malbec e Syrah, entre outras opções. Os chilenos, destaque para Cassilero Del Diablo, em Carmenere, Cabernet Sauvignon e Syrah (R$ 68) e para o Concha y Toro (R$ 41), em Cabernet Sauvignon, Carmenere, Merlot e Sauvignon Blanc. Representando os italianos o Lambrusco Cella (R$ 38), os espanhóis o Dom Roman tinto (R$ 88),da África do Sul o Obikwa – Pinotage e Cabernet Sauvignon (R$ 74), e os portugueses Periquita (R$ 62) e Casal Garcia (R$ 58).

Carta de Cervejas – O forte da casa está na carta de cervejas gourmet, elaborada pelos cervejeiros Felipe Melo e Vinicius Sampaio, com aproximadamente 30 rótulos. Entre as IPA, Wälls Session IPA – 600 ml (R$ 22) e a Brooklyn East Índia – 355 ml (R$ 14,50) chamam a atenção. Entre as Viena/ Lager, o destaque é para a Doble Vienna – 355 ml (R$ 16). A paranaense Palta Red Planet – 500 ml, é vendida por um preço especial de R$ 16. Ainda podem ser encontradas cervejas Pale Ale/APA, Weiss, Stout/Porter (escuras), Madeira/Especial, Bem Alcóolicas e as conhecidas Pilsen, da argentina Quilmes à brasileira Original.

O restaurante fica localizado na rua Albano Reis, 471, no Centro Cívico. Funciona de segunda a sábado, no almoço e jantar. Sua capacidade é para 105 pessoas, e as reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3328-8559.

Londrina ganha franquia de paletas mexicanas

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A novidade fará parte do mix de lojas do Shopping Catuaí e será a 10ª unidade implantada pela Los Paleteros no Paraná

Preparadas de maneira totalmente artesanal, com produtos naturais e sem adição de conservantes ou corantes químicos, as paletas mexicanas da Los Paleteros vem encantando consumidores de todo país. Elas pesam praticamente o dobro dos picolés tradicionais e se dividem em quatro linhas: Frutadas, Cremosas, Recheadas e Premium. Em breve, estes diferenciais poderão ser conferidos pelos moradores de Londrina, cidade que ganha no dia 20 de junho, uma franquia da Los Paleteros. A unidade é a 10ª em operação no Paraná e fará parte do mix de lojas do Shopping Catuaí. Em Londrina, a franquia da Los Paleteros é um investimento dos irmãos Cláudio e Márcia Majowski, que já atuam no ramo de alimentação. Eles conheceram as autênticas paletas mexicanas em Balneário Camboriú e depois de pesquisar a estrutura da empresa, decidiram apostar na novidade. “Considerando o clima aqui na região, que é bastante propício ao consumo de sorvetes, apostamos que a aceitação aqui será muito boa, principalmente porque não temos produtos similares por aqui”, afirma o empresário Claudio Majowski. Decorada com elementos e cores da cultura mexicana, a loja da Los Paleteros no Shopping Catuaí terá 25 metros quadrados e ficará localizada próxima à praça de eventos. A Los Paleteros está presente em seis estados brasileiros e possui 33 unidades em operação. Explorando o conceito de produto saudável, a marca oferece aos consumidores 25 opções de sabores. No Paraná, a marca conta com cinco lojas em Curitiba e também está presente em São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Maringá e Francisco Beltrão.

Caixa dos Advogados promove campanha para ajudar vítimas das chuvas no Paraná

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Doações para auxiliar os milhares de desabrigados no estado devem ser entregues na sede da OAB Paraná

A Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e a OAB Paraná estão promovendo uma campanha para arrecadar donativos às vítimas das chuvas no estado. De acordo com a Defesa Civil, os fortes temporais que atingiram o Paraná nos últimos dias deixaram 131 municípios em situação de emergência e milhares de desabrigados ou desalojados. Os interessados podem doar alimentos, roupas, colchões, cobertores, roupas de cama, fraldas descartáveis, produtos de higiene e limpeza, água e cestas básicas para amenizar o sofrimento dessas vítimas. A entrega deve ser feita na sede da OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú). Mais informações pelo telefone (41) 3250-5823.

Aqueça seu inverno com as receitas da Baggio Pizzeria & Focacceria

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Os quatro diferentes sabores de lasanha e os diversos rótulos de vinhos são opções perfeitas para os dias gelados do inverno

Para aqueles que já estão sentindo a mudança de estação, a melhor solução é tirar os casacos e cobertores do armário e aproveitar uma das melhores vantagens desse clima: esquentar o paladar apreciando bebidas e comidas que aquecem. A lasanha, que é um dos mais tradicionais pratos da cozinha italiana e os requintados vinhos, são as sugestões da Baggio Pizzeria & Focacceria para proporcionar noites quentes e de aconchego.  Saborosa, suculenta e quentinha, a lasanha possui uma variedade de recheios e molhos que a tornam um prato perfeito para ser degustado nos dias mais frios. Em todas as unidades da Baggio Pizzeria & Focacceria, é possível encontrar quatro sabores bem marcantes e italianíssimos: o encorpado molho bolonhesa, o tradicional molho ao sugo, o saboroso molho quatro queijos e o original sabor Baggio, que leva mussarela, molho quatro queijos, funghi, espinafre e parmesão em sua receita. Para acompanhar as saborosas lasanhas, que estão entre os destaques do cardápio da rede de pizzarias, a Baggio Pizzeria & Focacceria possui uma grande variedade em sua carta de vinhos. As opções são italianas, sul africanas, francesas, chilenas, argentinas, australianas, portuguesas, espanholas e brasileiras, como o encorpado vinho argentino Nieto Senetiner Malbec que possui a cor vermelha rubi intensa, com aroma de frutas maduras, paladar seco e final longo. Todos os rótulos da carta de vinhos e as receitas de lasanhas da Baggio Pizzeria & Focacceria podem ser apreciados nas casas da rede em Curitiba, São José dos Pinhais, Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú. Para degustar em casa, a Baggio ainda faz a entrega tanto do prato, como do vinho de sua preferência, via delivery, trazendo mais sabor e praticidade ao seu jantar.

Autoridades australianas e empresários da região assistem juntos ao jogo da Austrália dia 23

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O cônsul com camisa da seleção australiana

A seleção da Austrália enfrenta a Espanha em Curitiba e não vai faltar torcida de “primeira linha”. O cônsul Kym Fullgrabe e comitiva do Austrade (Australian Trade Commision) estarão acompanhando pessoalmente o jogo da seleção australiana ao lado de vários empresários do Paraná. O cônsul da Austrália e comitiva de negócios estão aproveitando a Copa para fazer networking com empresários das cidades onde a Austrália vai jogar. O objetivo é prospectar parcerias em diversas áreas (Agronegócios, Mineração, Máquinas/Equipamentos e Educação). As missões por diversos Estados brasileiros também procuram divulgar uma nova imagem do país, a “Australia Unlimited”, que embora famosa por suas praias, natureza deslumbrante, cangurus e coalas, é também ultramoderna, com tecnologia avançada e, por isso mesmo, ganhadora de 15 ,prêmios Nobel (vide release em anexo com dados econômicos e sobre a Australia Unlimited – a “nova cara” Austrália).

É HORA de TORCER: feitos os primeiros contatos, quando os empresários puderam expor suas necessidades e o Austrade pôde mostrar o que a Austrália tem a oferecer visando possíveis parcerias, agora é hora de torcer. Por isso alguns empresários foram convidados para torcer junto com a Austrália no dia 23.

O Legado da Copa: O Austrade está fazendo um balanço das reuniões realizadas com os empresários e após a Copa estará novamente entrando em contato para possíveis parcerias.

DNA Esportivo: Cerca de 25 mil australianos devem vir ao Brasil para o Mundial. É a quinta maior torcida estrangeira da Copa 2014. Apaixonados por esportes de todos os tipos, os australianos saem do país com frequência para acompanhar campeonatos mundo afora. Mesmo que não dominem determinado esporte, os australianos são sempre muito entusiasmados com mundiais.

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