Fontes de financiamento e Drones para gestão pública encerram II Congresso de Cidades Digitais

As atividades do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais, nesta sexta-feira (28), foram abertas com a apresentação de agentes financeiros para implantação de projetos na área. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), teve início no dia anterior, em Foz do Iguaçu, reunindo prefeitos e gestores públicos de 100 diferentes localidades, de nove estados brasileiros.
A linha do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as cidades digitais é o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). De acordo com o representante do órgão, Márcio Rebello, as modalidades de financiamentos são direcionadas para a montagem da infraestrutura da rede, aquisição de aplicativos de gestão, equipamentos, capacitações dos servidores, entre outras áreas afins. “O foco principal está na qualidade da gestão e aumento das receitas. Basicamente, é preciso ter um conjunto de pretensões que seja equivalente à mudança de algum setor. Um mix de intervenções”, resumiu ele sobre a recusa de financiamento para propostas com itens isolados.
O PMAT Automático também é a linha do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para prefeituras. O analista financeiro da entidade, Paulo Marques Ferreira, explica que o Banco atua para atender os Executivos Municipais por meio de convênio com o Paranacidade. A Rede 399, programa do governo do Paraná para as Cidades Digitais, é uma das iniciativas possíveis de captação de recurso, além da aquisição de softwares nacionais, informática e comunicação, por exemplo. “É uma estrutura dedicada para isso. Eles irão ajudar as prefeituras na preparação do processo e também encaminhar ao BRDE”, ressalta.
O uso de BIG DATA, Governança em TIC e softwares livres para tomada de decisão na gestão pública também foram temas abordados no segundo dia do Congresso de Cidades Digitais. O diretor-presidente do conselho superior da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Estado (Assespro-PR), Sérgio Yamada, apresentou um mapeamento do setor produtivo de TIC no Paraná, havendo ainda, conforme salientou ele, um movimento forte de startups e empresas produtoras de Tecnologia da Informação e Comunicação. Na opinião dele, a tendência das empresas é a migração de gestão para soluções tecnológicas pontuais para atender empresas e prefeituras.
A utilização de aeronaves não tripuladas para soluções urbanas fechou o evento nesta sexta-feira em Foz. O futuro da fiscalização está nos drones, na visão do CTO da Engedrones, Charles Stempniak, empreendedor que desenvolve tecnologias de hardware e software, criando empresas e produtos inovadores há mais de 20 anos. O equipamento sobrevoou o local e mostrou aos participantes, com uma câmera 16 vezes mais potente que a resolução HD, como a tecnologia pode contribuir em diversas áreas do setor público, entre elas na segurança, controle de trânsito, agronegócio, defesa civil e energia. “Ele é capaz de identificar uma pessoa a 5 km de distância, em um nível de detalhes como padronagem de roupas e, em certa angulação, o rosto das pessoas, as placas dos carros”, exemplifica o empresário. “A Inteligência artificial passa por câmeras. As tecnologias estão aí e nós podemos ser protagonistas, mesmo o país estando atrasado”, reforça.
Nesta quinta-feira, o Congresso apresentou políticas públicas e exemplos de cidades digitais pelo país, como dos municípios de Vitória da Conquista (BA) e de Viçosa do Ceará, além de soluções para a gestão pública. “O evento mostrou que as cidades do Paraná estão interessadas e aprimorando cada vez mais o processo para melhoria dos serviços públicos através do uso da Tec,nologia da Informação e Comunicação (TIC). O Congresso está atraindo prefeitos, gestores públicos e empresários de todo o país, tornando-se referência no tema”, frisou o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.

Parceria de longa data

Divulgação
O Diretor Comercial do Imtep, Alessandro D’andrea e o Presidente da APAMT, Dr. Paulo Zétola

Promovido pela APAMT – Associação Paranaense de Medicina do Trabalho, o II Congresso Paranaense de Medicina do Trabalho, XXIX Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional e I Encontro Ibero Americano, eventos realizados simultaneamente nos dias 27, 28 e 29 de novembro, contaram com o apoio do Imtep, um dos maiores grupos de saúde empresarial do país.
Tributo à arte e ao rock and roll

Rogério Dias apresenta desenhos inéditos em nova exposição na capital paranaense

Divulgação
O artista Rogério Dias

Visitar a exposição de um dos mais reconhecidos e autênticos artistas paranaense e sair levando um pouquinho de sua arte para casa. Em nova mostra, que entra em cartaz no dia 04 de dezembro no Beto Batata Barigüi, além de apresentar uma séria composta por 20 desenhos inéditos, Rogério Dias também realiza uma sessão de autógrafos do livro Ave, Rogério. Como o artista tem o costume de também desenhar – ou rabiscar, como costuma dizer – juntamente com o autógrafo, cada livro se torna um exemplar único. “Gosto de preencher os espaços em branco, dar mais cor e vida ao papel”, conta. Lançado em 2013 e assinado pela jornalista Adélia Lopes, o livro reúne imagens e histórias de sua trajetória como pintor, desenhista, designer gráfico, ator, publicitário e ilustrador.

Bodas de prata

Valterci Santos
Vladimir Martins Sipoli, Eloisa Cassolato, Rosy Lampa Ribeiro e Geraldo Vigolo

Em coquetel comemorativo pelos seus 25 anos, a Bergus Corretora de Seguros recepcionou mais de 250 pessoas na Casa de Festas do Graciosa Country Club. O evento que levou a assinatura da Conceito Design Eventos, dos produtores Beatriz Séra e Roberto Amaral da Cunha, contou com a presença de clientes, seguradores, colaboradores e imprensa especializada Com matriz em Curitiba, atualmente, a Bergus está presente em 21 estados e mais de 359 municípios, com mais de 90 mil clientes. À frente dos negócios estão Luis Carlos Tourinho Costa, Vladimir Sípoli, Geraldo Vigolo e Karina Andrade.

Jingle do Natal Encantado

Divulgação
Natal Encantado no Castelo

O Natal Encantado, organizado há 10 anos por Rossana Lazzarotto de Oliveira e pelo Castelo do Batel, tem a partir desta edição um jingle de assinatura do evento.
A canção ‘Verdadeiro Amor’ foi composta por Douglas Ramalho e tem as participações dos músicos Dino Baciotti e Adilson Alcântara Júnior, e das vozes das crianças Manoela Guimarães Lupion, Melissa Duarte de Dornelles, Sabrina Pinterich Almeida e Vívian Rebeca Bigardi Ribeiro. O material foi gravado no estúdio Nizo Gomide.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna