Por volta das 14h30, do dia 17 de janeiro, a fiscalização da Prefeitura de Matinhos chegou à praia mansa de Caiobá para retirar da via pública, a caminhonete do verdureiro, Gilberto Alves de Almeida, o “Giba”, que atuava sem licença. A ação dos fiscais chamou a atenção dos veranistas que possuem imóvel nas redondezas, que imediatamente se mobilizaram em defesa do comerciante, que segundo populares exerce suas atividades a mais de 5 anos. Os funcionários da prefeitura, ante o grande volume de moradores, que defendiam a permanência do verdureiro, pediram apoio da Policia Militar. Tal atitude acabou por causar grande tumulto na praia. Segundo o dentista , Antonio Cesar Santos, que passa as temporadas em seu apartamento, na frente do ocorrido, a polícia chegou já arrancando as verduras do veículo, o que causou a revolta dos veranistas. Ele foi ver o que estava acontecendo, pois compra produtos naquele local, a vários anos. Neste momento, a Policial Militar, Aspirante Thais, tentando intimidar os veranista chegou a sacar a arma do coldre. Segundo o dentista, ele falou para a policial “Aspirante Thais guarde a arma que tem crianças na praia e isso não é necessário”, ela o enfrentou falando que ele não tinha nada a ver com isso e logo em seguida desferiu tapa em sua boca e outro em suas costas. A agressão ficou marcada em suas costas, onde se podia ver o desenho da mão espalmada da policial. A situação começou a ficar descontrolada. Chegaram até o local mais 4 viaturas com policiais e mais 4 motoqueiros da Força Verde para discutirem com os veranistas. A confusão durou umas duas horas. A polícia apreendeu o carro do verdureiro e deixou a população apavorada com a forma de atuação dos policiais. Segundo a arquiteta, Ana Padilha, a forma com que os policiais agiram com a situação foi de extremo despreparo. Segundo ela, algumas crianças levaram empurrões dos policiais e Dado Carstens foi literalmente levantado pelos policiais pelos ombros. Com a chegada da imprensa, a Policia Militar decidiu dar por encerrada suas atividades e foram embora, deixando um profundo sentimento de revolta entre os moradores e veranistas.
A pergunta que fica é: Porque a Prefeitura de Matinhos não liberou a licença para o verdureiro que vende naquele local a mais de 5 anos, sabendo-se que o mesmo tem título de eleitor em Matinhos e comprovante de residência? Qual motivo levou os fiscais a agirem desta forma no final de semana, ao invés de autuarem o comerciante durante a semana, sem causar tanto tumulto com os moradores?

continua após a publicidade

Povo consciente. Cidade limpa

Pesquisa realizada em várias capitais brasileiras, sobre o lixo jogado nas ruas, mostrou que Curitiba é a capital mais limpa do Brasil, com apenas 33 quilos de lixo retirado do chão das ruas em um dia. Em Salvador foram recolhidas mais de uma tonelada de lixo e Recife ficou em 2º lugar em quantidade de lixo recolhido. O que mais assusta, é que todo esse lixo jogado nas ruas, nada mais é que pura falta de conscientização da população, que joga bitucas de cigarro, papel de bala, sacolas plásticas, restos de comida, sapatos, caixas de papelão nas vias públicas, até em locais que possuem lixeiras. Bueiros, valetas e rios cheios de entulhos. Daí, quando chove e os bueiros não conseguem dar vazão a água pluvial, a população culpa as prefeituras pelas enchentes.

Aventura fotográfica na América do Sul

O fotógrafo Nilo Biazzetto Neto está participando de uma grande aventura em família. Com esposa e filhas, ele partiu de carro de Curitiba no dia 27 de dezembro rumo ao Uruguai, Argentina e Chile. A expectativa é que, até o dia 1º de fevereiro, sejam rodados de 15 a 16 mil quilômetros, em viagem que será marcada por muita produção fotográfica, cultura, gastronomia, diversão e ótimos vinhos. Na volta, as imagens serão exibidas em uma exposição. Enquanto isso, as fotos podem ser observadas no link http://www.flickr.com/photos/nilobiazzettoneto. E detalhes sobre a aventura são divulgados em tempo real por meio do www.twitter.com/escolaportf,olio.

Nilo Biazzetto Neto

Projeto de Desenvolvimento Local é apresentado na Vila Parolin

A proposta do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, da Rede de Participação Política, foi apresentada na noite desta quinta-feira (14) para a comunidade da Vila Parolin, em Curitiba. Cerca de 700 pessoas foram saber mais sobre o projeto, cuja metodologia propõe a valorização das ideias dos moradores para a elaboração de um plano que possibilidade desenvolver as localidades por meio da articulação com os demais segmentos da sociedade. Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Parolin, Edson Pereira Rodrigues, o mais importante do projeto é permitir a criação de ambiente para a valorização das pessoas. “É uma coisa que valoriza a comunidade e todo mundo gostou. Isso que é importante porque são eles que vivem o dia-a-dia, não é o prefeito”, ressaltou Rodrigues. O próximo passo será a formação de um comitê com pessoas interessadas para a articulação na localidade. A partir daí será agendado o Seminário Visão de Futuro, etapa em que a população local irá idealizar o futuro desejado para os próximos 10 anos. “O importante é a comunidade local demonstrar que quer agir, pois os moradores do bairro é que serão responsáveis pelo encaminhamento do projeto, que não tem um dono, mas sim depende do esforço coletivo para sair do papel”, comenta o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho. O projeto já está foi implantado ou está em fase de implantação em 38 localidades no Estado, onde residem cerca de 200 mil pessoas. “Todo lugar que a população espera por desenvolvimento é um lugar extremamente pobre. Qualquer ação que nós fazemos gera desenvolvimento. Se nós não resolvermos, ninguém vai resolver. Não é o governo que faz o lugar se desenvolver, quem faz são as pessoas”, explica o professor e analista político, Augusto de Franco.

Divulgação
A apresentação do Projeto na Vila Parolin

Chá de bebê

continua após a publicidade

Barbara Trevisani assina os doces do chá de bebê de Mariana, filha da produtora de eventos Anna Britto, que acontece hoje, domingo, dia 17, na ZAF Produções e Eventos. Cerca de 600 unidades de doces finos, personalizados em tons de rosa, estão sendo confeccionados.

Divulgação
Anna Britto e Barbara Trevisani